É o que revela a revista Quatro Rodas na edição de dezembro. A nota curta apenas diz que uma possível fabricação de modelos da marca Great Wall pode acontecer na unidade de Anápolis, que pertence à CAOA e não à Hyundai. O negócio, caso confirmado, altera muito o panorama no segmento.
Até então, a CN Auto, distribuidora que representa a Hafei, Jinbei e Brilliance, era cotada como a favorita. Até mesmo uma coletiva de imprensa havia sido anunciada para o salão. Mas o presidente Ricardo Strunz revelou que na época as negociações haviam emperrrado e que existiam dois outros concorrentes na disputa.
Se a CAOA realmente assumir a Great Wall fica a dúvida se a BYD também aceitará dividir espaço com outra marca chinesa. A BYD é considerada uma das mais promissoras marcas chinesas por dominar a produção de baterias íon-lítio e ter como sócio o megainvestidor Warren Buffet.
Segundo fontes, a Hyundai, por sua vez, já teria assumido o pós-venda da marca no Brasil, preparando terreno para tomar o controle do negócio no país. Que tipo de acordo ela teria feito com a CAOA é um mistério. Tudo leva a crer que o grupo brasileiro ainda terá alguns privilégios mesmo após a chegada dos coreanos, que já fincaram pé no país para construir a fábrica de Piracicaba e lançar aqui o HB, compacto nacional, em 2013.