Testamos o mais comentado Caoa Chery dos últimos tempos, o Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in e podemos dizer que o carro é mesmo bem legal, e oferece muita qualidade e excelentes conteúdos por R$ 279.990, com 317 cv e muito econômico, é sim uma excelente opção no segmento.
O mais tecnológico e mais sofisticado SUV da Caoa Chery ficou ainda mais inovador. Reunindo o máximo da performance aliada à economia de combustível e redução de emissões, o Tiggo 8 ganha versão Pro Plug-in Hybrid, comercializada junto com a versão a combustão tornando-se, mais uma vez, um ícone de todo o potencial da marca em termos de tecnologia, refinamento, inovação e, agora, foco na mobilidade sustentável.
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid chega ao mercado nacional como o primeiro veículo híbrido Plug-in a contar com dois motores elétricos, o que possibilita a entrega de ainda mais potência e mais economia ao modelo. Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. O modelo também marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. Primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos, torna muito mais eficaz e inteligente a gestão dos três motores.
Com isso, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,05 segundos. O consumo médio combinado é de 30,3 km/l na cidade e 26,9 km/l na estrada. O modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada sempre que necessário.
Desenvolvido para proporcionar excelência em termos de experiência de condução, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid conta também com um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista, batizado pela Caoa Chery de Max Drive.
Tecnologia híbrida inteligente e quatro modos de condução
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Pioneira e revolucionária, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos do mundo e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China.
Composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão de maneira inteligente. Com isso, entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo. Tudo de forma automática a partir do desenvolvimento e adaptação do sistema híbrido pela engenharia brasileira da Caoa Chery, que trabalhou no projeto para entregar ao condutor uma experiência ao volante compatível com a expectativa do consumidor nacional, incluindo calibração do motor, transmissão DHT e integração dos módulos e motores elétricos
A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv, enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgfm.
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV):
- EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
- HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
Adicionalmente, possui dois modos de condução:
- Normal – disponível nos modos de potência EV ou HEV e que prioriza a economia de combustível;
- Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;
Nos modos de potência EV e HEV, o motorista pode gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.
Bateria e regeneração de energia
A bateria do Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid também é referência tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 19.27 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.
Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador.
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.
Tecnologia Max Drive do Tiggo 8 ProO Plug-in Hybrid
Referência em inovação, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid conta ainda com avançado sistema de condução ao motorista, representando um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir. Com a novidade, além dos mais de dez itens que a versão a combustão já trazia como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid passa a contar com:
- ACC – Piloto Automático Adaptativo: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;
- AEB – Frenagem Automática de Emergência: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas;
- FCW – Alerta de Colisão Frontal: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;
- TJA – Assistente de congestionamento: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;
- ICA – Piloto Automático Integrado sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
- LDW – Alerta de Saída de Faixa: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
- LDP – Prevenção de Saída de faixa: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;
- IHC – Controle inteligente de farol alto: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;
- DOW – Alerta de Abertura de Porta: Se o sistema detectar veículos se aproximando no lado esquerdo ou direito do veículo e a porta do lado detectado for aberta, o DOW emitirá um alarme sonoro para alertar o motorista ou passageiro a prestar atenção antes de sair do veículo
- RCTA – Alerta de Tráfego Cruzado traseiro: Auxilia o motorista na verificação da área traseira em ambos os lados do veículo. O sistema detectará veículos se aproximando nos lados esquerdo ou direito, alertando o motorista por meio do indicador no espelho retrovisor, um aviso sonoro e um alerta na tela do sistema multimídia
- LCA – Assistente de Mudança de faixa /BSD – Monitoramento de Ponto Cego: Monitora a presença de veículos em movimento nas áreas traseira esquerda e direita e alerta o motorista sobre a segurança durante uma possível mudança de faixa. Este sistema se estende aos sensores traseiros.
- AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;
Novo visual e mais conforto
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid estreia também novo visual. A nova grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família PRO, trouxe ainda mais personalidade ao modelo. Há também novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de indicadores de direção dinâmicos. As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No interior, o grande destaque fica por conta da tela de 24,6 polegadas que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8 polegadas. O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos passa a ter também ajuste lombar, assim como memória para os ajustes. Outro ponto alto em termos de tecnologia está o novo sistema de som premium da Sony.
O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.