Antes de explicar a tal campanha “Oficina Ativa” vai aqui uma pequena história que os leitores e consumidores certamente não acompanharam. Na época do problema o mecanismo ARS do Fox, que andou decepando dedos, a assessoria de imprensa da Volkswagen era composta por outra equipe na sua maioria. Diz-se que a inabilidade em lidar com a repercussão dos acidentes teria queimado a direção da área.
Hoje, a equipe é formada por profissionais egressos de outra marca alemã, a Mercedes-Benz, e ficou claro como a VW está mais esperta em trabalhar esse assunto. Durante o lançamento do Fox, a equipe preparou-se para dar uma resposta para os problemas, como comentamos em outro post. No fim, apesar da rapidez, o assunto do lubrificante do motor EA111 acabou desviando a atenção do Fox renovado.
Notamos que o anúncio ontem da correção do problema não veio acompanhado de instruções para os proprietários até porque a VW negou um recall até o último instante. Hoje, no entanto, ele veio, mas disfarçado como uma “campanha” inofensiva de troca de óleo e orientação sobre novos prazos para efetuar essa troca e a extensão da garantia.
A nota divulgada hoje pela montadora tem todos os ingredientes de um recall, só faltou mesmo usar o nome. A empresa está mais transparente e mais preocupada em ouvir os consumidores, mas considerar o erro do óleo um recall não faria nenhum mal para ela.
A ação envolverá nada menos que 400 mil carros que usam o motor EA111 ou VHT e os proprietários poderão tirar dúvidas pelo telefone 0800 019 5775.