Depois dos airbags e do sistema ABS, agora um outro item dos carros pode tornar-se obrigatório, por enquanto, nos Estados Unidos. É a câmera de ré. Segundo o NHTSA, órgão governamental responsável pela segurança nas estradas, o equipamento pode eliminar o ponto cego dos carros e evitar acidentes graves.
O NHTSA deve enviar nesta semana um projeto de lei para o Congresso dos EUA, baseada numa mudança na legislação em 2008 que responsabilizou órgão sobre o assunto. Tudo isso por conta de um acidente com uma criança de dois anos que foi morta pelo pai ao dar ré sem perceber que o filho estava atrás do carro.
Segundo um estudo, cerca de 100 mortes por ano poderiam ser evitadas se o recurso já existisse nos carros atualmente. No Brasil, a câmera de ré começou a ser incluída nos modelos importados de luxo e recentemente passou a ser item de série de carros como o Kia Soul e novo Honda Civic.
Se imaginarmos que no Brasil, até pouco tempo o Contran permitia sem qualquer legislação a vender auto zero sem retrovisor direito, e ainda é permitido apenas 1 luz de ré na traseira, e sem se preocupar com isso, ficam se preocupando com engate, película, estojo de socorros, dvd no painel, xenon…
O Contran deveria ser faxinado.
Quem já não ouviu de acidentes com crianças e carros em marcha-ré? Essa exigência chegará no Brasil em 2035 – provavelmente, até lá, os carros já tenham direção automática como item comum. Nada excepcional, se pensar que ainda temos Kombi à venda – veículo da década de 1940.
Comanche…
2x
Comanche…
3x