Agora sim é possível observar com mais propriedade o Buick Excelle sedã, nada mais que uma versão do Opel Astra com três volumes voltado para o mercado chinês. Imagens do exemplar acima, sem disfarces, foram publicadas pelo site Autohome, da China.
Dá para dizer que o hatch também faz bem o papel de sedã. As proporções da carroceria são equilibradas e até mesmo o spoiler aplicado no carro poderia ser suprimido sem grandes prejuízos.
É interessante notar que a GM tenha escolhido o Cruze para ser seu sedã global e optar pelo Astra europeu na China. Até mesmo os americanos estão com o modelo desenvolvido pela Daewoo na Coreia.
Mas, afinal, qual carro tem o perfil melhor para sedã? Publicamos a foto abaixo com o Cruze e o Excelle/Astra pelo ângulo lateral. Reparem em algumas soluções mais simples do Chevrolet como a ausência da janela-espia à frente do retrovisor e os recortes mais retilíneos da carroceria.
Um carro desses poderia substituir com louvor o Astra e o Vectra. Não o Cruze, um carro médio que só vai chegar lá para 2012 e ainda com farol de parábola única. Eu nunca vi tanta mente retrógrada ocupando cargos de direção em uma empresa quanto na GMB.
Tantos produtos bons na Opel/Vauxhall, na Holden (as versões esportivas do Commodore), na Chevrolet americana (Corvette, Camaro, as picapes, os SUVs, os Crossovers) e o pessoal daqui só faz carro antiquado e quando pensa em importar algo, já chega tarde (no caso do Malibu) e produto simplório (no caso do Cruze, que também chegará atrasado).
O Jaime Ardila, o Pinheiro Neto, o chefe de design (responsável pelo Agile) (não recordo o nome), deveriam ser demitidos e nunca mais conseguir emprego em um fabricante de automóveis, mas é aquela velha história, o presidente mundial da GM (e o seu acionista maior, o governo americano) nem sabe o que se passa aqui, só conhece o lucro da filial brasileira, que diga-se de passagem, deve ser o maior lucro das fábricas da General Motors Corporation, por esse motivo, os citados acima devem se perpetuar em seus cargos.
Não me surpreenderia em nada que esse carro seja lançado TAMBÉM nos EUA com a marca Buick, como já ocorre com o Opel Insignia que tem uma versão por lá.
Depois do fechamento da Saturn, a Buick ficou como representante dos modelos Opel nos EUA. Um carro "compacto" como o novo Astra cairia bem por lá, ainda mais se com versão sedan e com o bom acabamento que caracteriza os modelos Buick americanos (em relação aos primos probres da Chevrolet, como o próprio Cruze americano…). Tentaram emplacar a Captiva com design Buick, mas essa idéia não pegou e desistiram de última hora.
Agora, será que é tão mais caro assim termos um Astra novo aqui do que o Cruze? A plataforma, afinal, é a mesma…
RICARDO JUNIOR o nome dessa peste que comanda aqui no brasil chama se CARLOS BARBA ou carlos que só faz barbeiragem (agile, s-10)infelizmente só o lucro que interessa p/ eles ao passo que nós brasileiros ja pagamos demais essa conta, ou seja chega de bizarrices, acho dever-se-ia fazer algo no congresso para acabar com tanta picaretagem, afinal não fomos nós que votamos nessa corja?! brasileiro nenhum tem que pagar bonus para diretor la fora para eles rirem dos lucros incessantes aqui!! chega!!