O Bugatti Chiron Profilée é um solitário automotivo. Um membro único da linha Chiron, concebido como uma interpretação menos radical do Pur Sport, é único em caráter, design e detalhes. Com todos os slots de construção para o Chiron fechados, o leilão do Profilée em Paris em 1º de fevereiro de 2023 é a única oportunidade de adquirir uma das criações finais da Bugatti com motor W16 diretamente do Molsheim Atelier.
Com a revelação do Chiron Pur Sport em 2020, o mundo mostrou a personalidade mais extrema da família Chiron até agora. Com uma asa traseira fixa de um metro e oitenta de largura, relações de transmissão mais curtas, rodas de magnésio avançadas e uma série de outras inovações, o Pur Sport foi projetado para curvas. Ele se esgotaria rapidamente, mas alguns clientes perguntaram se um modelo Chiron poderia ser feito que integrasse aspectos de seu caráter, mantendo a elegância atemporal de modelos como o Chiron ou o Chiron Sport. Foi aqui que a Profilée nasceu.
É raro os fabricantes gastarem tempo e esforço para trazer um carro para a especificação de produção completa quando sabem que apenas um pode ser produzido. Mas o Profilée foi totalmente desenvolvido, testado e superou cada um dos padrões de alta qualidade que a Bugatti aplica a todos os seus carros, permitindo-lhe adquirir um único tipo de homologação para a Europa.
O Profilée é um design sob medida com uma cauda fixa na parte traseira, que realiza duas funções cruciais. Em primeiro lugar, a asa garante estabilidade e controle até a velocidade máxima de 380 km/h do Profilée, aumentando a força descendente sobre o eixo traseiro e, em segundo lugar, usa pressão negativa para sugar o ar quente do compartimento do motor através de dois túneis internos no alto -asa de carbono de temperatura. O ar flui sobre o topo da asa para gerar downforce, mas também sob a asa para extrair o ar do compartimento do motor.
Frank Heyl, vice-diretor de design da Bugatti Automobiles, disse: “Com os desejos do cliente em mente, incorporamos uma elegante cauda fixa que é otimizada aerodinâmica e termodinamicamente para o desempenho incomparável disponível para o proprietário do Chiron Profilée, mantendo a forma graciosa e atemporal do Chiron original. O nome Profilée é inspirado em uma das primeiras criações de Jean Bugatti – o Type 46, que também carregava aquele toque elegante na cauda.
Na frente deste carro hiperesportivo exclusivo, o Profilée recebeu entradas de ar mais largas e uma grade de ferradura Bugatti ampliada para ajudar a canalizar mais ar de resfriamento para os radiadores. Um divisor dianteiro revisado funciona em conjunto com uma parte inferior da carroceria esculpida para aumentar ainda mais a força descendente e maximizar o fluxo de ar. Como acontece com qualquer Bugatti, o domínio do fluxo de ar para resfriamento, redução de arrasto e downforce é fundamental para oferecer o desempenho extraordinário que se tornou uma marca registrada dos carros Bugatti modernos.
Em caráter, o Profilée mantém muito da pureza do Pur Sport; projetado para aderência lateral e aceleração máxima. Ele é alimentado pelo mesmo desenvolvimento de 1.500 cv do motor Bugatti W16, com relações de transmissão 15% mais curtas do que o Chiron Sport. O Profilée acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e até 200 km/h em 5,5 segundos. Tem uma velocidade máxima de 380 km/h em comparação com os 350 km/h do Chiron Pur Sport.
O ajuste do chassi inclui uma mudança nos ângulos de cambagem das rodas nos eixos dianteiro e traseiro e molas mais duras com um equilíbrio frontal pesado. As molas são dez por cento mais rígidas em comparação com o Chiron Sport e o eixo traseiro carrega 50 por cento a mais de cambagem negativa, oferecendo melhor aderência nas curvas, sem perder o conforto de direção. É uma mistura das melhores características do Pur Sport com um design bonito e elegante.
O Profilée é apresentado em uma cor primária de Argent Atlantique, desenvolvida exclusivamente para este carro. Nenhum outro modelo Chiron foi configurado nesta tonalidade. A parte inferior do carro tem acabamento em fibra de carbono exposta, tingida na cor Bugatti existente de Bleu Royal Carbon. As rodas são – novamente – únicas, especialmente projetadas, fabricadas e testadas para o Profilée, e com acabamento em um tom de Le Patron, criado para combinar com o tom de carbono da metade inferior da carroceria. Elementos de alumínio polido refletem a famosa forma da grade em forma de ferradura Bugatti.
O interior do Profilée é familiar para os proprietários do Chiron, finalizado à mão no Bugatti’s Atelier em Molsheim. Projetado com materiais autênticos e de alta qualidade, como couro, carbono ou alumínio sólido, cada componente é trabalhado e refinado à mão por horas. O próprio design segue uma filosofia de minimalismo definido, reduzindo cada componente à sua forma mais simples e bonita.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No entanto, o Profilée torna-se o primeiro Chiron equipado com acabamento em couro trançado no interior, aplicado no painel de instrumentos, painéis das portas e console central. No total, são utilizados mais de 2.500 metros de tiras de couro para criar esse complexo e belo acabamento. O Profilée está equipado com assentos confortáveis com acabamento em couro Gris Rafale e Deep Blue, com o padrão acolchoado ‘air parade’. Uma moldura anodizada preta incrustada no console central apresenta a assinatura Profilée; um toque final único aplicado a esta criação especial.
O Bugatti Chiron Profilée será leiloado pela RM Sotheby’s em 1º de fevereiro, com uma porcentagem dos lucros revertendo para causas beneficentes.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.