Eis o sucessor do Veyron. A Bugatti está apresentando no Salão de Genebra, até o dia 13 de março na Suíça, o novo superesportivo Chiron, que chegará ao mercado no fim do segundo semestre com preço sugerido de US$ 2,61 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 10,3 milhões. Por se tratar de um modelo ultra exclusivo (e caro), o automóvel terá 500 unidades produzidas, sendo que 150 já foram encomendadas.
O grande destaque do novo Bugatti Chiron é, sem dúvidas, o motor. O modelo é equipado com um propulsor W16 (dezesseis cilindros em “W”) quad-turbo de 8.0 litros a gasolina, o mesmo do seu antecessor, mas com uma série de mudanças para passar a gerar 1.500 cavalos de potência, a 6.700 rpm, e pesados 163,1 kgfm de torque, entre 2.000 e 6.000 giros.
A unidade recebeu um novo coletor de admissão em fibra de carbono, sistema de injeção com 32 injetores individuais, turbocompressores maiores e mais poderosos, intercooler revisto e um novo sistema de escape de titânio com seis catalisadores.
Junto a ele está um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem e tração integral, com diferencial controlado eletronicamente com vetorização. O bólido consegue acelerar 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, de 0 a 200 km/h em menos de 6,5 s e de 0 a 300 km/h em menos de 13,6 s. A velocidade máxima é de 420 km/h.
O Chiron dispõe ainda de chassi em fibra de carbono, suspensão adaptativa, rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira com pneus Michelin 285/30 R20 e 355/25 R21 (que segundo a marca são “mais fáceis de instalar e permitem menores despesas operacionais”, freios de carbono-cerâmico com pinças de oito pistões na frente e seis pistões atrás e cinco modos de pilotagem (Lift, Auto, Autobahn, Handling e Top Speed).
No visual, o Bugatti é inspirado no conceito Vision Gran Turismo, com direito a faróis com pontos de LED, grade vertical na dianteira e uma espécie de arco na lateral, além de lanternas em LED e aerofólio proeminente. O interior traz sistema multimídia com navegador GPS no painel de instrumentos e acabamento refinado.
Em comparação com o Veyron, o novo Chiron está 82 mm mais longo (4.544 mm), 40 mm mais largo (2.038 mm) e 53 mm mais alto (1.212 mm), enquanto a distância entre-eixos está 1 mm maior (2.711 mm). Devido a isso, o espaço para os ocupantes ficou maior, com 12 mm a mais na altura. Já o peso subiu 155 kg, atingindo os 1.995 kg.