O Brasil ficou a cinco minutos de ganhar um programa de incentivo ao carro elétrico e híbrido. O ministro da Fazenda Guido Mantega desistiu de anunciar o plano a uma platéia composta pelos presidentes da Anfavea e Fenabrave, entre outros, em cima da hora por uma briga interna do governo Lula.
A decisão de criar benefícios para viabilizar a tecnologia no Brasil é defendida pelo Ministério da Ciência e Tecnologa que alega que “os carros elétricos são o futuro daqui há 10 anos por serem mais eficientes que os motores flex”. Mas, segundo jornal O Estado de São Paulo, Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, é contra, uma atitude curiosa, afinal ele veio da indústria automobilística.
Com o embate, Lula pediu tempo para analisar a proposta que previa redução de IPI e linhas de financiamento para o desenvolvimento tecnológico, sobretudo das baterias de lítio, hoje fabricadas principalmente pelos coreanos.
O presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, defensor da tecnologia, já disse várias vezes que os carros elétricos precisarão de subsídios no começo até que ganhem volume para reduzir os altos custos de investimentos. Desse jeito, o Brasil continuará com sua tradição de vender carros absurdamente mais caros que em outros mercados, seja a combustão ou a eletricidade.
eita paisinho retrógrado o nosso!
O governo ainda está PENSANDO no plano de incentivo…isso já devia estar pronto há ANOS pra indústria automobilística brasileira (que já é acomodada) poder se mexer.
Mas enquanto a opinião pública achar legal termos motores Monzatech, AP e outros obsoletos, vamos ter que ficar pra trás mesmo, como se carro elétrico fosse coisa "pros ricos"…
É claro que eles não querem carros eletricos no brasil, eles querem continuar ganhando dinheiro em cima de impostos da gasolina e alcool
"Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, é contra, uma atitude curiosa, afinal ele veio da indústria automobilística." para mim seria curioso se ele fosse a favor, afinal um dia o minitério dele acaba, e pra onde vcs acham que ele vai voltar… para o setor automobilistico, então é exatamente o que o Evandro disse
calma que a dilma duchefe vem aí, e com ela mais impostos para pagar o sindicalismo milionário e os movimentos sem noçao pelo brasil!!!!! interessa a quem o brasil ter um carro eletrico à 50 mil por exemplo?!! infelizmente o LOBBY das G4 continua grande em brasilia, ou seja deixa como está pq aqui um vectra elite custa 78 mil e o projeto ja foi pago na epoca do FIGUEIREDO!!!, portanto o resto é só lucro alto
Quanta ignorância e incompetência! São realmente estúpidos – a maior reserva de lítio do mundo aqui do lado e ninguém toma uma atitude.
JOHN pergunta para algum membro do governo lulla se eles sabem o que é litio?!!!!!….com certeza vão responder que isso deve servir para o caixa dois do partido do pt!!!!!!!!!!