Ícone do site BlogAuto

Brasil perde espaço para Índia no desenvolvimento de novos veículos

Volkswagen Polo indiano

Não é nenhuma novidade para os leitores do Blogauto que o Brasil está perdendo a preferência pelo desenvolvimento de novos veículos, sobretudo os mais sofisticados. Vimos alertando isso há tempos e o artigo publicado pelo jornal O Estado de São Paulo só confirma o óbvio.

Como o leitor Comanche comentou em outro post, agora a Índia tem sido apontada como novo centro de desenvolvimento das montadoras, tirando inclusive projetos que naturalmente seriam feitos no Brasil. Quer um exemplo? O novo Polo, que mudou para lá enquanto nosso país continua a produzir o velho.

Mesmo sendo o 4º maior mercado do mundo, o Brasil a cada dia que passa perde preferência devido aos altos custos de produção, a burocracia e, porque não, a falta de transparência das montadoras estão aqui, que não tem seus resultados publicados. Com isso, fica fácil cobrar caro pelos seus produtos e culpar os outros.

Enfim, essa combinação perigosa está transformando nosso país num mercado de 5ª categoria, só preocupado em fazer veículos simples. E até esses andam ameaçados – a Nissan preferiu montar o March no México mesmo sendo o Brasil seu maior mercado.

Nos últimos meses, perdemos os médios da Renault, da Peugeot/Citroën, da Volkswagen e até o New Fiesta, um compacto, foi parar no México. As poucas exceções são os carros da Honda, Toyota, GM e Fiat. Quem sabe a chegada da BWM não inverta esse quadro.

Sair da versão mobile