No início do ano, o Brasil saiu na frente da Alemanha em vendas de veículos e com isso assumiu o 4º lugar no ranking mundial, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Tudo levava a crer que seria algo passageiro, mas dez meses depois a vantagem continua, segundo relatório da consultoria Jato Dynamics.
A empresa não divulgou números absolutos, mas pelo gráfico dá para ver que o Brasil emplacou algo como 2,7 milhões de unidades enquanto a Alemanha está com aproximadamente 2,6 milhões. Dos dez mercados analisados, apenas o alemão e o italiano caíram – todos os outros apresentam crescimento, o maior deles na China, é claro, com 38% a mais em relação a 2009. Depois vem a Índia, que já passou a barreira dos 2 milhões e deve ultrapassar o Brasil nos próximos anos.
Estar à frente da Alemanha não é mérito apenas do crescimento do nosso mercado já que em 2009 o governo do país havia promovido algumas medidas para estimular a compra de carros novos, o que não aconteceu este ano. Com isso, os alemães já caíram 25,4% nas vendas.
kkk E o que nós ganhamos com isso? Nada.
rr09 ganhamos sim!!! agile, golf 4,5 hoggar, 206,5 sandero, logan, mille, classic,kombi e outros lixos, pois o que adianta ultrapassar a alemanha, se lá vende o novo polo, megane III, clio III, 207 verdadeiro, golf VI entre outros carros de verdade?!, se o Brasil chegar a 5 milhoes em 2015 e continuar com essas carroças, é preferivel o mercado argentino que é menor, mas é muito mais dinamico e moderno do que os 5.000.000!!
Grande coisa! Mil vezes melhor um mercado menor e recheado de Audis, Mercedes, BMW, Porsches que o nosso com carrinhos da classe do Agile, Classic, Uno, Kombi e outras traquitanas ou carroças. Quantidade não é qualidade. E viva à margem de lucro e aos impostos! Brasil-sil-sil!