As cores branco e prata se mantém como as preferidas entre os consumidores na América do Sul. De acordo com uma pesquisa anual de cores automotivas realizada pela PPG Industries, o branco aparece em primeiro com 36% e o prata em segundo com 31%.
Essas cores são seguidas pelo preto (11%), cinza (9%), vermelho (9%) e azul (2,5%). Além disso, a empresa constatou que quase 60% dos consumidores identificaram a cor como um dos principais fatores na hora de tomar a decisão de comprar um carro e que as montadoras continuam a vender a grande maioria dos automóveis (quase 75%) em cores conservadoras, como o branco, preto, cinza e prata.
O branco aparece também na primeira colocação mundial na preferência dos consumidores (aumento de 7% com relação ao ano passado, chegando a 35%), seguido pelo preto (17%) e pelo prata (12%).
Na América do Norte, as cores mais populares permanecem sendo o branco (23%), seguida pelo preto (19%), cinza (17%), prata (15%), vermelho (10%) e azul (8%). Na Europa, o branco permanece sendo a cor mais popular (31%), seguida pelo preto (18%), cinza (16%), prata (12%) e azul (9%). Nos mercados da Ásia-Pacífico, o branco permanece sendo a cor mais popular (44%), seguida pelo preto (16%), natural e prata (empatados em 10% cada um) e cinza (7%).
Entre os consumidores norte-americanos e europeus, três em cada cinco (59%) disseram que a cor foi um fator fundamental na tomada de decisão de compra do veículo. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que se a cor desejada não estivesse disponível no lote, eles iriam aguardá-la antes de finalizar a compra, em vez de comprar o carro em uma segunda opção de cor.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A pesquisa indicou ainda que os homens preferem as cores metálicas, enquanto as mulheres optam pelo acabamento de cor única, sólida e brilhante de aparência não metálica e efeitos de brilho perolado/coloridos. A cor e a aparência automotiva são especialmente importantes entre os consumidores do sexo masculino, com idades entre 18 a 39 anos, que dão importância ao estilo. Os entrevistados disseram que desejam um automóvel que transmita uma imagem de sucesso e, em muitos casos, estão dispostos a pagar mais para ter um carro que demonstre adequadamente suas personalidades.
Os modelos automotivos de 2016 devem sair mais nas cores azul e laranja.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.