A Bosch apresentou recentemente na Alemanha um novo recurso de segurança para veículos. Trata-se de uma versão do iBooster, um sistema de frenagem automática de emergência que agora consegue detectar ciclistas. Com ele, o veículo consegue frenar completamente de forma independente a uma velocidade de até 40 km/h; evitando a colisão com um ciclista, pedestre ou veículo.
Com o novo sistema da Bosch, um radar ou sensor de vídeo consegue detectar uma colisão iminente e inicia o processo de frenagem completa em apenas 190 milissegundos – menos que o tempo que uma pessoa leva para piscar os olhos duas vezes.
“Os sistemas de assistência ao condutor são o próximo passo na busca pela direção livre de acidentes”; afirma Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. “Estes assistentes eletrônicos estão sempre vigilantes e, em casos de emergência, respondem mais rápido do que uma pessoa faria; pois oferecem suporte justamente onde a motorista mais precisa: no trânsito pesado das cidades”, explica.
De acordo com estudos do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha, os ciclistas representam um quarto de todos os acidentes com lesão corporal naquele país. Somente no ano de 2016, foram 393 pessoas mortas em acidentes deste tipo; representando cerca de 12% do total de mortes nas estradas. Desse número, dois terços envolvem veículos.
Caso todos os carros na Alemanha fossem equipados com um sistema de frenagem de emergência com detecção de ciclistas; o número de acidentes entre bicicletas e veículos motorizados cairia quase pela metade (43%). “Um sistema de frenagem de emergência pode reduzir crucialmente a distância de parada e, que pode representar a diferença entre a vida e a morte”; diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis System Control da Bosch.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A Bosch oferece ainda outros recursos de segurança. Entre eles, há um sistema que faz uso dos sensores de radar traseiros de médio alcance da Bosch; capazes de monitorar as mudanças de faixa na rodovia e também ajudar a evitar que o motorista abra a porta do veículo (após estacionar) sem olhar para ver se há ciclistas ou motoristas próximos. Neste último caso, um aviso de saída é ativado em todas as portas do veículo e avisa os ocupantes – mesmo que o motor tenha sido desligado há vários minutos – se outros condutores estão se aproximando da traseira ou que já estejam do lado dela.