Ícone do site BlogAuto

Bosch lança pedal de acelerador com foco na eficiência

Pedal de acelerador ativo da Bosch

A Bosch desenvolve um novo pedal de acelerador ativo, que promete contribuir para um menor consumo de combustível e também evitar riscos no trânsito – a pressão gerada pelo pé do motorista no acelerador é responsável por um quarto do consumo de combustível. O novo componente emite uma vibração suave para avisar os motoristas quando eles estão pisando muito fundo.

Se o veículo estiver equipado com um sistema de assistência ao condutor, o pedal se torna ainda um indicador de alerta. Juntamente com o sistema de navegação ou com uma câmera capaz de reconhecer os sinais de trânsito, o novo pedal emite um sinal de alerta tátil aos condutores se, por exemplo, eles estão se aproximando de uma curva perigosa em alta velocidade.

O novo pedal promete reduzir o consumo de combustível em até 7% ao auxiliar os motoristas a acelerarem o veículo com mais suavidade. Além do menor consumo, o componente reduz proporcionalmente as emissões de CO2, afinal o pedal do acelerador pode ser conectado com outras funções, como a transmissão.

Atualmente, os únicos indicadores para informar o condutor sobre o melhor momento para mudar a marcha são pequenos sinalizadores no painel de instrumentos. Com o pedal de acelerador ativo, é possível indicar, de forma palpável, o melhor momento para a troca de marcha. Já o pedal de acelerador ativo indica, de forma palpável, o melhor momento para a mudança de marcha. “O pedal avisa ao motorista quando a curva de economia e aceleração se cruzam”, diz Stefan Seiberth, presidente mundial da divisão de Gasoline Systems da Robert Bosch GmbH.

Ainda para ajudar na economia de combustível, há o start/stop coasting, ou seja, quando o motor é desligado enquanto o veículo ainda está em movimento. Segundo a marca, estima-se que o motor pode ser desligado deste modo em 30% dos trajetos. Nestes casos, o pedal de acelerador ativo da marca pode ser ajustado para alertar o motorista sobre a oportunidade de entrar em modo coasting.

No caso de híbridos, é possível ainda saber quando o veículo, quando está em modo elétrico, está prestes a rodar com o motor de combustão, para que possam aliviar a quantidade de pressão sobre o pedal do acelerador.

Sair da versão mobile