Indo na contramão de outras empresas do segmento, que estão apostando cada vez mais em alternativas híbridas e elétricas; a Bosch segue investindo em motores de combustão interna. A marca divulgou recentemente um novo projeto para a produção de um combustível sintético que são neutros em geração de carbono.
Neste novo combustível desenvolvido pela Bosch, o gás com efeito de estufa se transforma em matéria-prima para a criação de gasolina; diesel ou gás natural para serem utilizados nos veículos. Ele pode promover uma redução de 2,8 gigatons de CO2 na Europa até o ano de 2050.
Além disso, o combustível poderá ser empregado também no processo de combustão do motor de um carro híbrido. Segundo estudos da marca, ao longo de uma distância de 160 mil quilômetros; um híbrido com combustível sintético pode entregar consumo menor que o de um elétrico convencional, dependendo do tipo de energia renovável utilizada.
“Até recentemente, um motor de combustão neutro em carbono era a coisa dos sonhos. Agora, pode tornar-se realidade em breve. O segredo reside em combustíveis sintéticos ou neutros em carbono, cujo processo de fabricação captura CO2”; afirmou CEO da Bosch, Volkmar Denner.
Atualmente, alguns projetos-piloto para a comercialização do combustível sintético já tramitam em países como Alemanha e Noruega. A venda deste combustível ao consumidor poderá ser possibilitada pelo fato de ele ter compatibilidade com as infraestruturas atuais e com os motores com tecnologias mais recentes.
Fora isso, o processo produtivo do novo combustível é feito com energia renovável e inesgotável (como solar ou eólica), enquanto o hidrogênio é extraído da água. O CO2 pode ser obtido por meio de processos industriais ou da própria atmosfera.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No entanto, ainda não se sabe quando tal novidade chegará ao mercado.