Se os rumores estiverem corretos, a Volkswagen lançará em breve dois modelos inéditos no Brasil. Um deles será o up! nacional, mais simples e barato que o europeu, e um sedã médio espaçoso para o lugar do Polo Sedan e que terá a missão de enfrentar modelos como o Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Honda City, entre outros.
De certo, por enquanto, apenas que a montadora alemã receberá R$ 342 milhões do BNDES, o banco estatal dedicado ao desenvolvimento do país. Foi ele quem revelou nesta segunda que a VW fará um “subcompacto e um sedã médio” com esse dinheiro sem dar mais detalhes sobre isso.
Além dos dois, o dinheiro servirá para o facelift de modelos em produção e para uma nova geração de motores em linha com a Europa. Outra informação que reforça a ideia de um up! nacional já que deve ser o motor 1.0 de 3 cilindros já vazado por um fornecedor.
A Volks deve fazer o up! em Taubaté, mesmo endereço de produção do Gol. Ele deve começar a ser vendido em 2014 para enfrentar o projeto 344, o sucessor autêntico do Uno Mille, que será produzido em Goiana, PE, na nova fábrica da Fiat.
Já o sedã médio promete ser um veículo mais simples, derivado de uma plataforma chinesa. Aliás, há quem diga que ele pode ressuscitar o nome “Santana“. Até faz sentido já que o sedã era bastante famoso e certamente será um candidato a táxi além de carro de famílias grandes vindas da classe C.
Boa notícia já que a VW andava em passo de tartaruga no lançamento de seus modelos se comparada às rivais.