Em nota, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira (16) a aprovação do financiamento de R$ 307,4 milhões à Hyundai Motor Brasil, que serão destinados para a construção da nova unidade fabril da marca sul-coreana em Piracicaba, no interior de São Paulo. A planta, inclusive, é a primeira da Hyundai no Brasil, já que a fábrica de Anápolis (GO) é da CAOA – importadora oficial da marca –, onde são produzidos o utilitário-esportivo Tucson, o comercial leve HR e o caminhãozinho HD 78.
Ainda de acordo com o banco, a fábrica paulista da Hyundai tem produção estimada de 150 mil unidades ao ano. As obras civis da fábrica, a instalação e teste de componentes deverão ser concluídos em março do ano que vem. Porém, a produção do primeiro automóvel compacto da Hyundai deverá ter início um pouco antes, no final de 2012.
Derivado do “Projeto HB”, desenvolvido especialmente para atender as necessidades dos consumidores nativos, o modelo concorrerá com o Volkswagen Fox e será equipado com motorização 1.0 litro do Kia Picanto e 1.6 litro do Soul e Cerato, ambos flex. Haverá opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
Até 2014, a família HB será composta pelo hatchback de 5 portas, por um sedã de quatro portas e por um mini SUV, de porte do Ford EcoSport. Estima-se que as vendas do Hyundai HB seja de um volume de 12 mil unidades ao mês. Segundo o BNDES, todos os modelos terão, desde o início de sua produção, o índice de nacionalização mínimo exigido na legislação brasileira.
A fábrica deverá gerar cerca de 2 mil empregos diretos em 2013, e outros 3 mil empregos junto a fornecedores.
seja bem vinda Hyundai!!! Mas seja independente, deixe de lado a CAOA e pratique precos melhores, ou seja mais baixos!!
"índice de nacionalização mínimo exigido na legislação brasileira." ou seja, se fosse HOJE, seria quase nada! ¬¬'
Mas como ja virão na lei de abs e airbag… ótimo. Ai todos deverão vir com isso e os MIMOS a mais é que vão decidir o que comprar!