A BMW marca presença no Salão do Automóvel de Los Angeles, que abre suas portas ao público nesta sexta-feira (21), com novas versões para a gama do X5 e do X6 renovados – o Série 2 Convertible também estreia no evento. Ambos os modelos agora dispõem da variante esportiva M, que se diferenciam do restante da linha pelo visual esportivo, interior com acabamento diferenciado e, é claro, a motorização mais “apimentada”.
Baseados nas novas gerações, os BMW X5 M e X6 M trazem para-choques com desenho mais imponente, rodas de liga-leve de 20 ou 21 polegadas, tomadas de ar mais amplas, sistema de escape com quatro ponteiras, entre outros. Por dentro, a principal novidade fica por conta dos bancos do tipo concha, que são ofertados como opcional.
Tanto o X5 M quanto o X6 M escondem sob o capô o motor V8 de 4.4 litros TwinPower Turbo, que apresenta um ganho de 20 cavalos de potência em relação a geração anterior, agora com 575 cv, e torque de 76,4 kgfm, o que se traduz em 7,33 kgfm a mais, disponível de 2.500 e 5.000 rpm. A transmissão é a automática Steptronic de oito velocidades – antes era uma de seis relações – e a tração é nas quatro rodas.
De acordo com dados divulgados pela fabricante, os novos modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, que pode ser ampliada para 280 km/h se o exemplar estiver equipado com um pacote opcional. O consumo médio e a emissão de CO2 ficaram cerca de 20% menores que os modelos anteriores, agora de 9,1 km/h e 258 g/km, respectivamente.
Ao que tudo indica, os novos BMW X5 M e X6 M devem chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre do ano que vem. Pelo menos lá fora, os modelos terão como concorrente o também recém-chegado Range Rover SVR.