Apenas três meses após seu lançamento global, os novos modelos BMW X5 e BMW X6 já estão disponíveis para venda no Brasil. Esses veículos, produzidos na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, passaram por atualizações no design, no interior, na tecnologia embarcada e nos sistemas de propulsão para se manterem na vanguarda de seus respectivos segmentos.
Preços dos modelos no Brasil:
- X5 xDrive50e X-Line: R$ 709.950
- X5 xDrive50e M Sport: R$ 759.950
- X6 xDrive40i M Sport: R$ 812.950
- X6 M Competition: R$ 1.174.950
O novo BMW X5 apresenta um visual mais moderno e robusto. A dianteira é definida pelos novos faróis, que são 35 milímetros mais estreitos que os anteriores, e pela característica grade duplo rim da BMW. A luz diurna em LED tem um formato de seta e também funciona como indicador de direção quando acionada.
A grade iluminada, conhecida como BMW Iconic Glow, está disponível em todas as versões do novo BMW X5. Sua iluminação sequencial cria uma aparência extremamente atraente e característica da marca. As entradas de ar verticais e a entrada inferior, com detalhes decorativos em cromado pérola e aberturas triangulares, contribuem para uma aparência vanguardista.
Na parte traseira, as lanternas redesenhadas apresentam novos contornos e formatos de iluminação, tornando o visual do veículo ainda mais imponente e atraente durante a noite.
O novo BMW X6 segue a mesma linha do X5, com faróis mais estreitos que o modelo anterior e luzes diurnas em formato de seta. A grade iluminada, que foi introduzida nesse modelo, continua disponível, exceto no X6 M. O caráter dinâmico do novo BMW X6 é acentuado ainda mais com o pacote M Sport na versão equipada com motor de seis cilindros. O para-choque traseiro também foi redesenhado e agora possui novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal.
No interior, ambos os modelos estão equipados com o BMW Curved Display. Esse sistema consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e uma tela de 14,9 polegadas que atua como central multimídia. Esse sistema, que estreou no BMW iX e está gradualmente sendo incorporado aos outros modelos da marca, torna a experiência de condução mais agradável e reduz significativamente o número de botões, substituindo-os por controles digitais para diversas funções.
Novo BMW X5 eletrificado
A motorização híbrida plug-in do novo BMW X5 passou por uma reformulação completa. Um motor a gasolina de seis cilindros em linha, com potência de 313cv, e um novo motor elétrico de 197cv se combinam para produzir uma potência combinada de 489cv – um aumento de 96cv em relação ao modelo anterior – e um torque combinado de 71,4 kgfm, um aumento de 10,2 kgfm em relação ao modelo anterior. O motor elétrico está integrado à transmissão Steptronic Sport de oito marchas e utiliza um novo sistema pré-engrenado para aprimorar a entrega de torque, proporcionando um desempenho ainda mais esportivo para o veículo. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A capacidade utilizável da bateria de alta tensão aumentou cerca de 25% em relação à geração anterior, totalizando 25,7 kWh. A autonomia elétrica do novo BMW X5 xDrive50e varia de até 79 km no ciclo PBEV a 110 km no ciclo WLTP. O veículo vem acompanhado de dois carregadores de alta potência: um carregador Flex Charger portátil, com capacidade de até 11 kW, e uma BMW Wallbox, com capacidade de até 22 kW, garantindo a recarga tanto em casa quanto em viagens.
Novo BMW X6 com nova motorização
O novo BMW X6 também chega ao Brasil com uma nova motorização. O motor passou por inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição. Como resultado, o motor de seis cilindros em linha ganhou 47cv de potência em relação ao modelo anterior, totalizando 381cv e 53 kgfm de torque. A versão X6 M Competition mantém o motor V8 bi-turbo, com duas turbinas TwinPower de fluxo cruzado e um deslocamento de 4.4 litros, que gera 625cv de potência a 6.000 giros e 76,5 kgfm de torque na faixa de rotação entre 1.800 e 5.860.
Entre os equipamentos disponíveis para ambos os modelos, destacam-se: a Digital Key Plus, que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e a ignição do motor; Faróis Full LED adaptativos; Ar-condicionado com controle digital automático de quatro zonas; o sistema Parking Assistant Professional, que estaciona o veículo para o motorista e permite a visualização em 360° do veículo e seus arredores; e o Reversing Assist, que refaz automaticamente em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Ambos os modelos também estão equipados com o Driving Assistant Professional, um assistente de condução inteligente que auxilia em situações de tráfego lento ou em longas viagens. Esse sistema alerta o motorista por meio de sinais visuais e sonoros sobre o tráfego cruzado, o risco de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e a aproximação frontal, entre outras funções.
Além disso, o BMW Assistente Pessoal Inteligente está presente nos modelos, oferecendo um sistema desenvolvido pela equipe de engenharia da BMW Brasil em parceria com a equipe global sediada na Alemanha. Esse assistente é capaz de executar várias funções no veículo e explicar o funcionamento dos equipamentos. Ele pode ser ativado por comando de voz, utilizando a frase “Olá BMW” ou qualquer outra frase programada pelo motorista. Os modelos também podem se conectar com a Amazon Alexa e com casas inteligentes, além de estarem prontos para receber atualizações de software remotas quando disponíveis.
Galeria X5 2024
Galeria X6 2024
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.