A BMW revelou recentemente a terceira geração do X3. O utilitário-esportivo médio estreia com visual mais moderno; nova plataforma; novos equipamentos de conectividade e segurança e uma gama de motores atualizada. O novo BMW X3 2018 já foi confirmado para o mercado brasileiro e deverá fazer a sua estreia em nosso País em meados do primeiro semestre do ano que vem.
O design do novo BMW X3 2018 traz a mesma identidade dos outros crossovers e SUVs da linha da fabricante alemã. Entre os destaques, há os faróis com LEDs; grade bipartida com sistema “Active Air Flap Control”; para-choques mais agressivos; lanternas traseiras com efeito tridimensional e novo sistema de escape esportivo. O interior conta com acabamento mais esmerado.
Nos equipamentos de série, o carro oferece sistema de detecção de pedestres; sistema Frontal Collision Warning (detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do carro para um possível impacto); sistema Active Protection de detecção de pedestres (fecha o teto solar e ativa os tensores dos cintos de segurança em caso de risco de acidente); ar-condicionado de três zonas; sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas e comandos por gestos; bancos esportivos, entre outros.
O novo BMW X3 2018 é construído a partir da nova plataforma CLAR (abreviatura de Cluster Architecture), já usada nos sedãs Série 5 e Série 7. Nas medidas, são 4,72 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,86 de entre-eixos.
O motor usado no x3 xDrive30i é um 2.0 TwinPower Turbo de até 252 cv e 35,7 kgfm, entre 1.450 e 4.800 rpm; com câmbio automático Steptronic de oito velocidades. A linha inclui ainda o xDrive20d, com um 2.0 a diesel de 190 cv e 40,8 kgfm; e o xDrive30d, com um 3.0 a diesel de seis cilindros, com 265 cv e 63,2 kgfm.
Outra versão é a esportiva M40i, dotada de um motor 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros, que consegue gerar 360 cv e 51 kgfm, de 1.520 a 4.800 giros. Este modelo consegue ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. Ele usa ainda suspensão esportiva; pinças de freio azuis e direção esportiva variável.