O BMW X1 top de linha acaba de passar por um transplante de coração. A marca trocou o motorzão apirado 3.0 6 cilindros pelo menor 2.0 quatro cilindros biturbo. O modelo também passa a contar com a opção de câmbio automático sequencial de 8 marchas, câmbio até o momento disponível e apenas nos carros de alto luxo da marca, como os novos Série 5 e Série 7. Segundo a BMW, a novidades chega às suas revendas na Europa e América do Norte já no próximo mês. Por aqui ainda é uma incógnita.
O novo motor entrega ao X1 245 cv, 13 a menos que o bloco anterior. Em compensação o modelo tem mais torque por causa da dupla de turbocompressores: 35 kgfm ante 31,5 kgfm. A BMW afirma que o novo propulsor é capaz de fazer o X1 top acelerar de 0 a 100 km/h em 6s1 e atingir a velocidade máxima de 240 km/h. O consumo do carro também melhorou. Faz 10,1 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, ficando com uma média de 12,5 km/l. Na série anterior, o veículo registrava em média 10 km/l.
Belo exemplo de downsizing de motores bem feito. A perda em cv foi mínima, enquanto o ganho em torque e consumo foi considerável.
Diante do ignorante consumidor médio brasileiro, seria um fracasso, já que aqui só olham tamanho de motor e cavalaria.
@Fabio
pois é! Se vc fizer uma pesquisa, o brasileiro preferiria colocar um AP2000 que é potente e confiável.
Até hj tem quem reclame que o Gol agora tem o VHT em vez do AP. E olha que o VHT nem é tão moderno assim…
E pensar que a VW brasileira foi super pioneira no downsizing com o 1.0 16VT, que era tão potente quando o 2.0 e custava o mesmo que o 1.6. Mas o mercado não aceitou. Imagina se hj houvesse Fox 1.0 Turbo com 125 cv em vez do VHT 1.6 de 102….
É por isso que a Fiat chama o 1.4 turbo de T-Jet, segundo a montadora o consumidor não ia gostar de paga R$ 70 mil num carro 1.4. Vai entender esses consumidores brasileiros
@Eduardo Cl
pois é. Tenho um T-Jet em casa. Motor muito bom: econômico como 1.4 na cidade e anda muito bem na estrada. Só é pena que apenas a Fiat tenha motores 1.4 turbo no Brasil, pois é na medida em termos de potência e consumo…
Olha o consumo desse motor da BMW!!! Que fantástico. É pra calar a boca de qualquer defensor de carro híbrido não plug-in.