Seis anos de liderança no segmento de SUVs premium já comprovam a importância do BMW X1 para o mercado brasileiro. Respeitado e procurado no país, o modelo chega ao Brasil em uma geração totalmente nova e com garantia de produção nacional na fábrica do BMW Group em Araquari (SC). O modelo sai de R$ 296.950 (sDrive18i) e chega a R$ 349.950 no topo de linha xDrive20i X-line M Sport.
O novo BMW X1 será oferecido em três versões: os novos sDrive18i, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, todos com programa BSI gratuito por três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção para veículos BMW com cobertura mundial em uma rede de concessionárias autorizadas sem custo adicional para os serviços cobertos.
Visualmente, a evolução do design do novo X1 é marcante e inovadora por dentro e por fora. Os elementos de design tornam o carro ainda mais robusto. Em fita métrica, o novo X1 cresceu 7 centímetros de comprimento (4,50 m contra 4,43 m do modelo anterior). Desse total, há 2 cm de entreeixos (2,69 m contra 2,67 m do modelo anterior), o que proporciona mais espaço interno e conforto para os passageiros do banco traseiro. As medidas são acrescidas de 2 cm de largura (de 1,82 m para 1,84 m) e mais 5 cm de altura (de 1,59 m para 1,64 m). O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.
Na dianteira, o para-choque ganhou novo design com novas entradas de ar funcionais. A tradicional grade dupla também foi redesenhada, assim como os faróis, que são totalmente adaptáveis em LED em todas as versões. O para-choque traseiro, assim como o arranjo de iluminação das óticas traseiras, ganharam novo visual. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas para a versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas para a versão sDrive20i M Sport.
Por dentro, segue o mesmo conceito do BMW iX, o modelo 100% elétrico da marca que ocupa o topo da gama em termos de tecnologia. O novo X1 agora traz uma tela TFT curva de alta definição – composta por duas peças, 10,2” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia) – com o novo sistema operacional 8 e exibe as informações de forma atraente e intuitiva.
Em termos de conectividade, o novo BMW X1 está equipado com o BMW ConnectedDrive, que disponibiliza serviços como: Chamada de emergência inteligente, alertas de manutenção via telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, meteorologia e aplicações, bem como telecomando serviços que podem ser iniciados a partir do aplicativo My BMW, como travar e destravar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível usar aplicativos de smartphone sem fio com preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô, o novo BMW X1 chega ao Brasil com duas motorizações. A versão sDrive18i GP é equipada com motor 1.5 litro (1.499 cm³), três cilindros em linha, TwinPower Turbo, potência máxima de 156 cv (entre 4.700 e 6.500 rpm) e torque de 23,5 kgfm a partir de 1.500 rpm a 4.600 rpm e é complementado por uma transmissão Steptronic de 7 velocidades que garante mudanças mais rápidas e maior eficiência para o kit.
As versões sDrive20i X-Line e M Sport estão equipadas com um motor BMW TwinPower Turbo de 2.0 litros de nova geração (1.998 cm³), quatro cilindros em linha, com uma potência de 204 cv e torque de 30,6 kgfm. Em comparação com o motor anterior, são 12 cv extras e 2 kgfm a mais de torque, resultando em mais potência e menor consumo de combustível. Tal como acontece com a versão sDrive18i, a transmissão é uma Steptronic de 7 velocidades. Com este kit, a versão sDrive20i acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 236 km/h.
Segundo o programa Conpet do Inmetro, o novo BMW X1 é mais eficiente. A versão sDrive18i tem um consumo medido de 11,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. As versões sDrive20i atingem médias de 10,7 km/l e 13 km/l nos ciclos urbano e rodoviário.
Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se os sistemas assistente de estacionamento Plus, ar condicionado com comando digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (desbloqueia e acende as luzes de boas-vindas ao aproximar-se do automóvel e tranca o veículo ao afastar-se sem necessidade de tocar no chave ou maçaneta da porta, além de permitir a abertura do porta-malas aproximando o pé do para-choque traseiro), Driving Assistant Plus (assistente inteligente de direção em situações de trânsito lento ou em viagens longas, que informa o motorista por meio de alertas visuais e sonoros, tráfego cruzado, risco de colisão traseira, entre outros, controle e prevenção de mudanças involuntárias de faixa e aproximação frontal), Head-Up display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Há também o BMW Intelligent Personal Assistant, sistema testado e desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa no Brasil em colaboração com a equipe global sediada na Alemanha, capaz de realizar diversas funções no veículo ou explicar como funciona um dispositivo que está ativado por comando de voz com a frase “Alô BMW” ou outra frase programada pelo motorista. O modelo também pode se conectar ao Amazon Alexa e casas inteligentes, além de poder receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
O novo BMW X1 já está à venda nas concessionárias BMW do Brasil nas versões sDrive18i GP, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport em cinco variantes de cor da carroceria (Alpine White, Sapphire Black, Phytonic Blue, Cape York Green, Space Silver e Portimão Azul) e três opções de interior (preto/preto, mocha/preto e ostra/preto).
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.