Já estava irritando essa divulgação cheia de suspense que a BMW resolveu fazer com seu novo crossover, o X1. Primeiro porque o carro é pouco diferente do conceito mostrado no ano passado. Segundo porque, no conjunto de imagens já divulgadas, não sobrou quase nada de inédito, como as fotos deste post, sem disfarces, mostram.
Vazadas para a internet, as imagens significam que o lançamento oficial deverá ocorrer nos próximos dias. O X1 é o mais “crossover” dos utilitários esportivos da marca alemã: enquanto o X3 e o X5 ainda mantêm um ar de jipões, o X1 é bem mais próximo de uma perua off-road, digamos – ah, sim, não vale contar o X6, que é outra proposta.
Aliás, eis uma surpresa. A BMW não quis, desta vez, criar um segmento novo – o X1 é aquilo que se imagina deste tipo de veículo: alto, espaçoso, sem grandes protuberâncias e com a proposta de enfrentar uma trilhazinha, mas gostar mesmo é do estacionamento de supermercado.
Ao contrário da Audi, que conseguiu relacionar seus modelos pelo mesmo número – o Q5 é parente do A5, por exemplo -, o X1 está mais próximo do Série 3. Os motores a gasolina serão de 2 e 3 litros, com 143 cv, 170 cv e 265 cv (3.0). Ele é 11 cm mais curto, 6 cm mais estreito 14 cm mais baixo que o X3, até então, o menor dos SUVs da BMW.
E a BMW brasileira já havia dito ao Blogauto no lançamento do Z4 que o X1 chegará ao país o mais rápido possível.