O que não faltam são rumores a respeito da localização da futura – e considerada quase certa – fábrica brasileira da BMW. Eu mesmo já escutei que Santa Catarina e Paraná seriam fortes candidatos, mas agora o jornal Handelsblatt, da Alemanha, diz ter descoberto o estado escolhido pela montadora alemã: São Paulo.
A justificativa é meio que óbvia, segundo revelou um executivo da BMW ao jornal: “porque todos os fornecedores estão lá”. A marca faz mistério e promete anunciar os planos perto do final do ano. O modelo de produção é o grande dilema, porém, o aumento da alíquota do IPI para importados certamente tornou a produção in loco mais vantajosa, ao contrário do CKD, antes favorito.
A verdade é que a BMW tem planos bem mais ambiciosos para o Brasil. Diferentemente da Mercedes e da Audi, que apenas pensaram no curto prazo e num modelo barato, a BMW quer produzir uma família nova, de veículos compactos e com tração dianteira, conhecida internamente pela sigla UKL. Não se sabe exatamente se eles serão BMW ou alguma submarca, mas o público-alvo é claro: os consumidores de países emergentes.
Só isso para explicar a instalação de uma fábrica num mercado onde ela deve vender cerca de 12 mil carros em 2011. Muito para os padrões brasileiros, mas nada perante o 1,6 milhão de carros vendidos no mundo.