A BMW está chamando a atenção do público no Salão do Automóvel de São Paulo, até o dia 20 de novembro no São Paulo Expo, com alguns lançamentos para o mercado nacional. Um deles é o novo hatch esportivo M140i, que chega para ocupar o lugar do M135i a partir de dezembro, com preço sugerido de R$ 267.950. Há ainda o 430i Cabrio Sport, que já está disponível nas concessionárias por R$ 278.950. Outra atração da marca no evento é o Concept X2.
O novo BMW M140i será oferecido por aqui apenas na configuração cinco portas, com motor 3.0 litros de seis cilindros a gasolina, capaz de entregar 340 cavalos de potência (ou 14 cv a mais que seu antecessor) e 51 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática Steptronic de oito velocidades com Controle de Partida (Launch Control). Segundo dados da marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, sendo 0,3 s mais rápido que o modelo antigo.
O conjunto oferece ainda direção elétrica, sistema de recuperação de energia dos freios, função Auto Start Stop, suspensão esportiva M rebaixada em 10 milímetros, freios M Sport, entre outros.
Na parte estética, o modelo esportivo se diferencia das demais variantes da linha pelos detalhes em alumínio, faróis e lanternas escurecidos, para-choques com formato exclusivo, rodas de liga-leve exclusivas de 18 polegadas com pneus 225/40 na dianteira e 245/35 na traseira e duas ponteiras de escape com acabamento escurecido.
O interior exibe volante M revestido em couro, bancos esportivos revestidos em couro Dakota, detalhes de acabamento em alumínio, entre outros.
A lista de equipamentos inclui seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com controle em curva, indicador de pressão dos pneus, ar-condicionado de duas zonas, direção esportiva com função Servotronic, sistema multimídia com tela colorida de 6,5 polegadas, sensor de chuva, sistema keyless, entre outros.
Já o novo BMW 430i Cabrio Sport chega para se posicionar como a opção topo de linha do conversível no Brasil. De acordo com a montadora alemã, o carro alia a tecnologia Comfort Acess, sistema de som de alta definição Harman Kardon e rodas esportivas de liga-leve de 19 polegadas ao novo motor 2.0 litros TwinPower Turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 252 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de oito velocidades e tração traseira.
No caso do Concept X2, trata-se de um protótipo de um novo utilitário-esportivo da BMW, que deverá estrear no mercado nos próximos anos. O carro, inclusive, aparece por aqui pouco mais de um mês após ter sido exibido no Salão de Paris. Segundo a empresa, o conceito tem apelo esportivo e urbano, com formas que misturam características de SUV e cupê, tendo como destaque as largas rodas, o desenho familiar dos modelos X, entre-eixos esticado, teto alongado, balanços curtos e a coluna C inclinada para frente.
O estande da BMW exibe ainda o sedã topo de linha Série 7 na versão 750 Li M Sport, com um motor 4.4 V8 TwinPower Turbo, que rende 450 cv e 66,3 kgfm, entre 1.800 e 4.500 rpm. Este modelo consegue alcançar os 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Há ainda o Pacote Aerodinâmico M Sport, que agrega para-choques e saias laterais esportivas.
Há também o M2 Coupé, dotado de um bloco 3.0 litros de seis cilindros em linha, com 370 cv, a 6.500 rpm, e 47,4 kgfm, entre 1.400 e 5.560 rpm, associado a uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. O carro vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
Outra atração é a nova geração do X1 na versão sDrive20i X Line, que é produzido na fábrica de Araquari (SC) desde março deste ano, com motor 2.0 TwinPower Turbo flex, de até 192 cv, a 5.000 rpm, e 28,5 kgfm, a partir de 1.250 rpm, com tração dianteira. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e tem máxima de 225 km/h.
A linha BMW i, disponível no mercado brasileiro há dois anos, também está presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Há o hatch i3, que combina a propulsão elétrica por meio de sua bateria de íons de lítio de alta capacidade e o seu motor a combustão interna de dois cilindros, 650 cc, capaz de entregar autonomia de 160 km ou até 300 km, quando combinada ao motor a combustão. O outro é o esportivo híbrido i8, que entrega até 364 cv, capaz de alcançar os 100 km/h em 4,4 segundos.
Mas nem só de carros vive a BMW: a BMW Motorrad, divisão de motocicletas do grupo alemão, também exibe seus modelos no evento. Há a nova F 800 GS, com tampa do tanque de combustível recém-projetada e nova configuração de cobertura da trava de ignição. O motor que equipa o modelo é um bicilíndrico, de 798 cv, com câmbio de seis marchas. Outro modelo é a R 1200 GS, dotada de um bloco boxer de dois cilindros, com até 125 cv e 12,7 kgfm, além de itens como ajuste de suspensão dinâmico (ESA), controle automático de estabilidade e controle de pressão dos pneus (RDC).