A BMW vai apresentar durante o Salão do Automóvel de Genebra, que estará aberto ao público entre os dias 9 e 19 de março, a nova geração da perua BMW Série 5 Touring e a versão reestilizada do cupê esportivo BMW M4. O primeiro modelo traz as mesmas características do sedã Série 5, com destaque para as dezenas de recursos tecnológicos e auxilio ao motorista; enquanto o segundo adotou novidades na parte estética e novos equipamentos de série.
O novo BMW Série 5 Touring mantém a mesma linha visual do sedã convencional, com mudanças, obviamente, na parte traseira da carroceria. Lá, a perua adotou um volume maior, para oferecer um porta-malas capaz de levar 570 litros, ou 10 litros a mais que a geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, são 1.700 litros, o que representa um aumento de 30 litros frente ao antigo.
O encosto do banco traseiro (dobrável na proporção 40/20/40) pode ser rebatido com apenas o toque de um botão localizado no porta-malas; oferecido como opcional juntamente com a regulagem do ângulo de inclinação. A tampa do compartimento de carga e a rede de separação podem ser acomodadas em repartições sob o piso do porta-malas.
Outro recurso é a abertura independente da janela traseira e abertura automática da tampa traseira. Como opcional, há o sistema Comfort Access, com um sensor detecta o movimento do pé sob o para-choque traseiro para abrir e fechar a tampa do porta-malas automaticamente.
A lista de equipamentos inclui ainda novos sistemas de assistência ao motorista, como o assistente de direção com monitoramento de mudança de faixa; controle de estacionamento remoto; e On-Street Parking Information, que auxilia o motorista a encontrar o local ideal para estacionar o carro. Há ainda suspensão traseira com sistema de autonivelamento a ar; amortecedores com controle dinâmico; sistema de direção adaptativa com estabilização antirrolagem ativa da carroceria; rodas direcionais traseiras (agora também disponíveis para tração xDrive) e suspensão M Sport.
O motor que equipa a perua é um 2.0 litros TwinPower Turbo de quatro cilindros, que rende até 252 cv e 35,7 kgfm; além de um 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros, com 340 cv e 45,9 kgfm. A linha oferece também duas unidades turbodiesel, sendo uma 2.0 de quatro cilindros, capaz de gerar 190 cv e 40,8 kgfm; e um 3.0 de seis cilindros, com 265 cv e 63,2 kgfm.
O novo BMW Série 5 Touring começa a ser vendido no mercado europeu em junho.
Já o BMW M4 Coupé 2018 estreia com novos faróis em full-LED e novas lanternas traseiras. Há também novos emblemas M iluminados; detalhes de acabamento cromados e costura dupla no painel de instrumentos. Entre os equipamentos, há o sistema de navegação Professional com uma nova interface; recursos ConnectedDrive, como carregamento wireless para smartphones, Apple CarPlay e WiFi hotspot.
O modelo é equipado com um motor M TwinPower Turbo de seis cilindros, com até 431 cv. De acordo com a marca, o cupê esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Como opcional, há um pacote capaz de aumentar a potência do motor para 450 cv, fazendo com que o carro atinja os 100 km/h em 4 s.