A BMW revelou nesta última segunda-feira, 14, além da perua (Touring) do Série 3, a versão com duas portas do compacto Série 1, que também ganhou para seu catálogo o modelo esportivo M135i, que traz sob o capô um motor 3.0 litros de seis cilindros em linha capaz de render 320 cv e 45,5 mkgf de torque máximo, sendo a variante mais potente do hatch. O câmbio nesse modelo pode ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.
De acordo com a montadora alemã, o Série 1 M135i sai da imobilidade e atinge os 100 quilômetros por hora em apenas 5,1 segundos, número que cai para 4,9s quando equipado com a caixa automática. Com ambas as transmissões a velocidade máxima é de 250 km/h.
O modelo sofreu pequenas alterações nas dimensões, com 85 mm a mais no comprimento, 17 mm a mais na largura e 30 mm a mais na distância de entre-eixos. Com isso, o espaço interno foi ampliado, assim como o porta-malas, que agora comporta 360 litros. O BMW Série 1 duas portas será oferecido com opção de bancos traseiros para dois ou três ocupantes.
Tanto a carroceria com quatro portas como a com duas estará disponível com diversas opções de motores, que inclui a gasolina e a diesel. O modelo de entrada, o 114i, virá equipado com o bloco 1.6 turbo TwinPower de 102 cv e 18,3 kgfm de torque máximo. As variantes 116i e 125i a gasolina terão potência de, respectivamente, 136 e 218 cv.
A diesel estarão disponíveis as versões 116d, 118d e 125d, que geram 116 cv, 143 cv e 218 cv, respectivamente. O primeiro modelo terá a opção do EfficientDynamics, que faz com que o carro emita apenas 99 g/km de CO2. No final do ano a BMW lançará o modelo 120d, que trará tração nas quatro rodas xDrive e motor com 170 cv.
As vendas do BMW Série 1 duas portas e esportivo começarão em setembro deste ano na Europa. Por aqui, o primeiro modelo deverá fazer sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo.
[nggallery id=146]