A BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, anunciou recentemente o início da produção nacional da S 1000 RR em sua unidade fabril de Manaus (AM). A superesportiva, disponível em nova geração desde o início deste ano no mercado brasileiro, está disponível em duas versões, sendo uma nas cores vermelha racing ou preta, por R$ 72.900, e outra tricolor (azul, branca e vermelha), com preço de R$ 75.400.
“O Brasil é o quinto maior mercado da BMW Motorrad no mundo e segue promissor no segmento de alta cilindrada. Por esse motivo, damos sequência à estratégia de montagem de modelos no País, oferecendo aos fãs da marca e apaixonados por duas rodas motocicletas com a mesma qualidade das unidades produzidas na Alemanha, com preços ainda mais competitivos”, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil. Outros seis modelos BMW já são produzidos em Manaus: BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS, BMW F 800 GS Adventure, BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure.
A nova BMW S 1000 RR nacional segue a mesma linha do modelo importado da Alemanha. A superesportiva é dotada do motor mais poderoso já produzido pela BMW Motorrad, capaz de entregar 199 cavalos de potência a 13.500 rpm (6 cv a mais que a geração anterior), e 11,5 kgfm de torque a 10.500 rpm. Graças a significativas melhorias no mapeamento da injeção eletrônica, no comando de válvulas e nova geometria dos dutos de admissão, a entrega de potência está mais linear desde as baixas rotações.
Além disso, o sistema de escape também recebeu mudanças para expelir os gases com maior eficiência, o que resulta em um maior aproveitamento da potência disponível. Com o sistema ride-by-wire, de aceleração eletrônica, o piloto consegue acionar o acelerador com mais precisão e leveza, uma vez que não há transmissão mecânica. A BMW está ainda mais leve, com redução de 4 kg, chegando a 204 kg em ordem de marcha.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
Entre os equipamentos de série, a BMW S 1000 RR oferece controle de tração dinâmica (DTC), riding mode PRO, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), assistente de troca de marcha PRO, controle de suspensão ativa (DDC), indicador de direção em LED e manoplas aquecidas. Como opcional, há rodas forjadas de alumínio anodizado, na cor preta, que são 2,4 kg mais leves que as originais e propiciam respostas mais rápidas na condução e maior sensibilidade nas respostas do sistema de suspensão.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.