A BMW Motorrad, divisão de motocicletas da fabricante alemã, já vende no mercado brasileiro a linha 2015 da . O modelo esportivo segue a mesma linha da versão oferecida anteriormente, mas com mudanças visuais, aumento de potência e de torque e novos recursos “com o objetivo de tornar o modelo não só o mais rápido do mundo, mas também o mais versátil”. A novidade está disponível por R$ 75.900 (vermelha e preta) e R$ 78.400 (tricolor).
No visual, a BMW S 1000 RR 2015 teve todos seus componentes redesenhados, da carenagem à lanterna, para melhorar a aerodinâmica e a ciclística. O principal destaque fica por conta do novo conjunto de farol dianteiro, agora com visual mais simétrico, ao contrário do modelo antigo.
Como opcional, a BMW oferece rodas forjadas de alumínio anodizado, na cor preta, que apresentam uma redução de peso de 2,4 quilos em comparação com as originais, propiciando respostas mais rápidas na condução e maior sensibilidade nas respostas do sistema de suspensão. Há ainda outros acessórios, como partes da carenagem em fibra de carbono, bolsa traseira, defletor mais alto e protetores de manetes e motor.
O motor, por sua vez, ficou 6 cavalos mais potente que o modelo anterior, chegando a 199 cv. A potência agora chega mais cedo, a partir de 4.500 rpm, graças ao novo mapeamento da injeção eletrônica, retrabalho no cabeçote e nova geometria dos dutos de admissão. O torque também passou por um upgrade e agora é de 11,5 kgfm, disponível a 10.500 rpm.
O sistema de escape também foi modificado, para expelir os gases com maior eficiência, resultando em um maior aproveitamento de potência. A suspensão eletrônica adaptativa (D.D.C.) também recebeu atualizações e está mais rápida e sensível. O sistema analisa as condições de aderência do piso e inclinação da moto, por exemplo, para estabelecer diferentes padrões de amortecimento, tornando o conjunto mais rígido ou macio, conforme a utilização.
A BMW S 1000 RR 2015 também está mais leve, com uma perda de 4 kg, chegando a 204 kg em ordem de marcha.
A motocicleta pode operar nos modos “Rain”, “Sport” e “Race”, de série. Opcionalmente, também está disponível o pacote “Pro”, com dois modos adicionais: “Slick” e “User” (modo personalizado).
Outro componente que passou por modificação foi o shift assistant. O novo sistema Pro agora permite que o piloto suba ou desça marchas sem precisar utilizar a embreagem, tornando a pilotagem ainda mais rápida e segura.
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Há ainda o sistema DTC (controle de tração dinâmico), que trabalha os parâmetros de mapeamento de motor, freios e suspensão eletrônica para deixar a pilotagem mais fácil e segura. O pacote “Full”, oferecido no País, conta ainda com manoplas aquecidas, piloto automático e indicador de direção em LED.
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