Tudo bem, é um conceito e pode se esperar qualquer coisa quando um carro está nessa fase, mas, caramba, o Vision EfficientDynamics é um soco na cara de ousadia! Sabe-se lá se isso foi influência da crise, mas que a BMW foi longe, isso não há dúvida. O protótipo não é só impressionante no design como também na propulsão híbrida, que une dois motores elétricos com um 3 cilindros a diesel.
Não é só um conceito, é um esportivo experimental. No conjunto, o Vision pode ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, mas está limitado a 250 km/h de máxima. Todo esse desempenho gastando…(está sentado? Então sente-se)…um litro de diesel a cada 26,6 km!
Agora, não dá para se empolgar com algumas soluções que surgiram recentemente e que até o momento não foram testadas para valer. É o caso da configuração multimotor, que virou moda. O Vision, por exemplo, vem com um motor turbodiesel, como dissemos, com 3 cilindros, 1.5 litro e 163 cv de potência. Ele está instalado pouco à frente do eixo traseiro do carro. Além dele, há os dois elétricos, que são diferentes. O mais potente está instalado no capô tradicional e gera 80 cv de potência em situação normal ou 112 cv por até 30 segundos, ou ainda, 139 cv por 10 segundos. O outro, mais fraco, fica entre o motor diesel e o câmbio DCT (de dupla embreagem) e desenvolve de 33 cv a 51 cv.
A questão é como será a manutenção e a durabilidade de três propulsores diferentes. Quanto isso vai influenciar nos gastos para ter um carro como esse. Mas voltemos ao sonho já o que Vision está mais para essa categoria…
Os três motores podem ser operados separadamente ou em conjunto, dependendo da situação. O carro pode ser reabastecido com energia elétrica e o tempo depende da voltagem: se a tomada é 220 V, são 2 horas e meia para recarregar, se 380 V, apenas 44 minutos. O alcance apenas do motor a diesel é de 650 km ou 700 km com todos os motores.
Falemos um pouco do design e do projeto em si. O Vision é bem grande: são 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura e um peso de cerca de 1 395 kg. O Cx, coeficiente de penetração aerodinâmica, é de apenas 0,22. O BMW leva 4 pessoas na configuração 2+2, tem portas do tipo asa-de-gaivota transparentes e faróis e lanternas que parecem soltos na carroceria. O painel de instrumentos é, na verdade, uma tela LCD com funções avançadas.
Quanto disso será usado num carro de série não fazemos ideia, mas não custa a BMW inventar uns nomes mais curtos para seus carros: Vision EfficientDynamics é letra demais…
esse carro e o carro conceito mais bonito que ja vi alem de ser muito eficiente e sem comentarios!!!
Mano… o bagúio é fuçado! E a pneuzada dele hein? é perfil tão baixo que parece sola de havaianas… taí, gostei, pena que nunca será lançado, pois é só conceito, queria ver um de perto.
Eu tenho um pow …
comprei quinta fera passada