A BMW está comemorando o 30º aniversário do BMW M5 30 Anos, um ícone dos sedãs alto desempenho. Quando no início dos anos 80, os engenheiros da BMW Motorsport GmbH estavam preparando uma versão esportiva da segunda geração da Série 5 escolheram o motor utilizado anteriormente pela M1.
Naquela época, meados dos anos oitenta, um sedã esportivo de luxo se tornaria não só um modelo altamente lucrativo como necessário para promover a imagem esportiva dos fabricantes alemães. E desde então, o BMW M5 tem continuado a se adaptar aos tempos que ele vive, usando a tecnologia avançada do momento, de seis a dez cilindros.
BMW M1. Para a BMW, o pai de todos os M é e continuará sendo o M1. De fato, até a década de noventa, todos M continuaram a ser equipados com um motor de seis cilindros em linha derivado do primogênito desta saga esportes prosperando.
BMW M5 E28 (esquerda) e BMW M5 E34 (direita), juntamente com um BMW M1 em segundo plano.
BMW M5 E28. Em 1985, o primeiro BMW M5 nasceu e esta era a sua aparência. Essa primeira geração esteve a venda por apenas três anos.
Seis em linha. Apesar de nos últimos anos ter usado o M de oito a dez cilindros, o motor que mais marcou o modelo foi o seis em linha que a marca usou a partir do E28.
BMW M5 E34 e E34 M5 Touring. A segunda geração não só fez um upgrade estético, mas também a estréia da perua M5 Touring.
O seis cilindros do BMW M4 E34. Em seis anos de comercialização, o E34 passou de 3.6 litros para 3.8 litros.
BMW M5 E34 Ring Taxi. Em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona realizou uma ação do M5 feito de “taxi” em Nürburgring.
BMW M5 E39. Em 1998, surgiu uma nova geração de BMW M5, o terceiro na história e o primeiro a ser projetado para o mercado com maior volume de produção.
O BMW M5 E39 V8. Entre outras coisas, este M5 seriam fabricados na mesma linha de produção, como os outros modelos da Série 5, mas seu motor, o primeiro de oito cilindros em V, seria produzido em um departamento específico para motores de alto desempenho da fábrica Munique.
Essencialmente, o BMW M5 E39 herdou a base do BMW E39 540i com reforços no chassis e reforços de transmissão para merecer a usar o emblema da M GmbH.
BMW M5 E60. E em 2005, veio a quarta geração do BMW M5, o primeiro e único com o motor de dez cilindros. Esta geração vendeu mais de 20.000 unidades.
Williams e BMW na Fórmula 1. Durante esses anos, a BMW explorou o seu melhor na Fórmula 1 em associação com a Williams.
BMW M5 Touring. Em 2007, a BMW teve a brilhante ideia de retomar a opção de Touring. Sua chegada foi adiada para os concessionários em dois anos a partir do sedã. Dos mais de 20.000 BMW M5 E60 produzidos apenas cerca de 1.000 eram as peruas.
BMW Concept M5. Do conceito ao modelo final as mudanças foram muito pequenas.
BMW M5 F10. E em 2011, veio a quinta geração, mais poderosa do que nunca, com 560 cavalos de potência, muita tecnologia, dual clutch, Launch Control e até mesmo um estacionamento automático.
O emblema M5. Há poucos emblemas mais reconhecíveis na indústria automotiva que o M com duas listras azuis e um vermelho.
O retorno dos oito cilindros. Sobre a necessidade de um motor mais eficiente e poderoso, com os avanços e melhorias que ocorreram em tecnologia, o BMW M5 voltou para os oito cilindros com a tecnologia Twin Scroll Turbo e VALVETRONIC.
BMW M5 e BMW M6 Competition Package. Como não há cliente que seja inteiramente satisfeito, a BMW começou no ano passado a vender o Competition Package. Um pouco mais de potência (575 cv), um chassi rígido que baixou uma polegada e rodas 20 de polegadas.
Freios cerâmicos. Quando você dirige um M5 com 600 cv e cerca de 5 metros de comprimento, freios de cerâmica não são apenas uma ótima ideia, mas em muitos casos, uma necessidade.
30 Jahre M5. E coincidindo com o 30º aniversário do BMW M5, a besta veio. Com 600 cv, esta série limitada não só torna o mais poderoso M5 já vendido, mas também o mais poderoso da história da BMW em veículos de rua.
BMW M5 30 Anos
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