Fibra de carbono é a moda entre os carros destinados aos que possuem sangue quente para acelerar. A nova versão CRT (Carbon Racing Technology) do BMW M3 sedã levou a utilização do material a um novo nível. O modelo teve uma série de peças de alumínio, que já eram leves, trocadas por semelhantes confeccionada com a tal da fibra superleve – o carro é 70 kg mais “magro” – que também é conhecida pela alta rigidez – a marca afirma que o lançamento é 48% mais “duro” que o M3 sedã convencional. E a brincadeira não para por aí…
Além de mais leve e mais rígido, o M3 CRT também é mais potente. A série tem 30 cavalos de potência extras no motorzão 4.0 V8, chegando aos 450 cv. Com essa cavalaria toda, a BMW afirma que a relação peso/potência do carro fica na casa dos 3,5 kg/cv. É um número digno de superesportivo, o que o desempenho aprova. A marca afirma que o carro vai do 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos e segue com fôlego até os 290 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente.
Toda força gerada pelo “Voitão” alemão é controlada pelo sofisticado câmbio semi-automático de 6 velocidades e dupla embreagem da BMW, que faz até punta taco automático em reduções de marcha no modo esportivo. A tração, claro, é traseira.
A série especial CRT ainda tem spoiler frontal com desenho distinto e a traseira é destacada pelas quatro saídas de escape e o difusor acima da tampa do porta-malas. Os discos de freio também são direcionados para o uso esportivo, assim como as rodas aro 19″ calçadas em largos pneus para alta performance. Mas como todo carro exclusivo, a brincadeira é para poucos. Apenas 67 unidades do veículo serão fabricadas e vendidas ao preços de 130.000 euros (cerca de R$ 296.500) na Alemanha.
O M3 CRT também é de extrema importância para as próximas gerações de carros da BMW. O modelo é o primeiro construído já com os novos métodos da marca, que envolve a manipulação avançada do material e a sua mistura com plástico reforçado, o que aumenta o volume de componentes recicláveis. A marca também confirmou que está nova tecnologia será aplicada nos futuros i3 e i8, que serão os primeiros automóveis da marca alemã com motorização totalmente elétrica.
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só não entendi uma coisa: se a idéia da série era reduzir o peso, pq não fizeram em cima da versão coupé?
Conhecendo os alemães, deve haver uma explicação técnica para isso.
O atual BMW M3 talvez seja o mais belo carro em produção do fabricante.
Um M3 sempre é um carro fantástico, pois realmente proporciona ao dono/motorista uma esportividade e um comportamento dinâmico que seus concorrentes (MB C63 AMG, Audis S4 e RS4) não entregam, então uma versão melhorada do M3 é algo que entusiasma ainda mais.
@Leandro Pi, salvo engano, todo M3 coupé já tem de série o teto em fibra de carbono, o que já reduz o peso, e o sedã creio que não tenha o teto feito desse material. Talvez a BMW quisesse reduzir o peso do sedã, tornando-o próximo da versão coupé e aproximando com isso também o desempenho de ambos.
Ricardo JR,
O M3 coupé tem teto de carbono quando não equipado com teto-solar (que inclusive é um opcional sem custo por causa disso)