Foi-se o tempo que o “trio de ferro” formado por General Motors, Ford e Chrysler detinha um poder incontestável nos Estados Unidos. Tradicionais e históricas, as montadoras norte-americanas sucumbiram à organização de japoneses e à qualidade e tecnologia dos alemães.
Na mais recente edição de marcas mais admiradas do mundo, promovida pela revista Fortune, a BMW conquistou o 1º lugar entre as empresas ligadas ao setor automotivo – a marca alemã foi a 14ª mais bem colocada em toda a pesquisa.
Em seguida vem a Toyota, maior montadora do mundo, após superar a deficitária General Motors. Em 3º outra alemã, a Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, à frente da Honda, Volkswagen e Volvo.
Apenas depois da Nissan, surge a General Motors, com média de 5,86 pontos. A Ford fecha a lista das 15 mais e a Chrysler, por ter se separado recentemente da Daimler, não foi citada.
Na pesquisa, a Fortune leva em conta nove quesitos: inovação, gestão de pessoas, utilização de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade de gestão, solidez financeira, investimentos de longo prazo, qualidade de produtos e serviços, e competitividade global. Ah, sim, a Apple, de Steve Jobs, foi a 1ª colocada no ranking geral.
Posição | Montadora | Pontos |
1º | BMW | 7,88 |
2º | Toyota Motor | 7,86 |
3º | Daimler | 7,57 |
4º | Honda Motor | 6,80 |
5º | Volkswagen | 6,75 |
6º | Volvo | 6,24 |
7º | Nissan Motor | 6,12 |
8º | General Motors | 5,86 |
9º | Suzuki Motor | 5,85 |
10º | Renault | 5,84 |
11º | PSA Peugeot Citroën | 5,81 |
12º | Mazda Motor | 5,66 |
13º | Fiat | 5,62 |
14º | Hyundai Motor | 5,56 |
15º | Ford Motor | 5,25 |