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BlogAuto foi até a França conhecer o Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE: Design do modelo final

Blogauto foi convidado pela Peugeot Sport e petrolífera Total para ir até a França, mais precisamente para Vélizy, na grande Paris, para conhecer o ainda não finalizado Peugeot 208 HYmotion FE. Nosso site foi o único convidado do Brasil e das Américas para o evento.

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2013 como um estudo de design, o Peugeot 208 HYmotion FE é resultado de várias tecnologias, projetado pelas equipes Peugeot junto com a Total para mostrar suas capacidades de inovação e futuras tecnologias automotivas.

Peugeot 208 HYmotion FE, no atual estado de produção

O objetivo do projeto Peugeot 208 HYmotion FE (que significa Fun and Efficient, ou Diversão Eficiente) é a concepção de um veículo que combina o prazer de dirigir, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, com baixas emissões de CO2 (49 g/km), utilizando as tecnologias mais recentes da Peugeot e da Total nos motores, híbrido, aerodinâmica, alívio de peso, combustíveis e lubrificantes.

Para enfrentar este desafio, a Peugeot e a Total uniram suas capacidades: Peugeot com a Diretoria de Pesquisa e Engenharia Avançada (AIRD) da PSA, e Grupo Total (Total de Lubrificantes, Hutchinson, CCP Composites, Global Total Polymers), ambos coordenados pelo Peugeot Sport.

Peugeot 208 HYmotion FE, partes do motor 1.2 litro

O Peugeot 208 HYmotion FE inova pelo seu powertrain híbrido inspirado na competição. A motorização híbrida se baseia no EB0 que é motor um três cilindros 1.0 VTi de 68 cv, que equipa normalmente o Peugeot 208 na Europa e, infelizmente, não veio para o Brasil.

O motor teve sua cilindrada aumentada para 1.2 litro, a fim de aperfeiçoar o rendimento, e o cabeçote completamente redesenhado: além de ser feito em materiais 50% mais leves. Adicionando um sistema de injeção direta, o ciclo de combustão também foi reformulado. Muitas peças, tais como pistões e comandos, receberam tratamento DLC (Diamond Like Carbon) para reforçar e reduzir a fricção interna em mais de 40% em relação ao motor normal de linha.

Peugeot 208 HYmotion FE, a parte  híbrida do projeto veio deste ai.

Além disso, uma nova geração de óleo de baixa viscosidade e um combustível especial foram especialmente desenvolvidos pela Total para reduzir o atrito e otimizar a combustão.

O motor a gasolina está acoplado a um motor elétrico, desenvolvendo 41 cv, que poderia ser bem mais, mas explicaremos mais para frente o porquê da limitação, e conta com uma bateria de 350V na parte de trás, a parte interessante é que esta parte híbrida veio diretamente do Peugeot 908 HYbrid4, que participou das provas de Le Mans. O sistema permite recuperar, em cada desaceleração ou frenagem, a energia cinética, que pode ser reutilizada para aceleração subsequente.

Peugeot 208 HYmotion FE, Sylvain Henry, de camisa preta, pai do desenho do 208

Este motor único híbrido é chamado de “1.2 l VTi-FE” e desenvolve uma potência total de 109 cv de potência e está associado com uma caixa manual automatizada de 5 velocidades, adequada para o sistema de HYmotion.

Com um peso total de 800 kg, as performances são de 0-100 km/h em 8 segundos, de 0 a 1.000 metros em 29 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Tudo para um consumo de 47,6 km/l a uma velocidade constante de 75 km/h e a liberação de 49 g/km de CO2.

Continua…

Peugeot 208 HYmotion FE, apesar de 19 polegadas repare com são finos

Para atingir a meta de 49 g/km de CO2 (contra 99 g/km para o motor padrão) para um desempenho de 8 segundos de 0 a 100 km/h (contra 14 segundos para o motor standard), o Peugeot 208 HYmotion FE teve sua aerodinâmica retrabalhada, e passou por uma dieta de 200 kg em comparação com ao 208 de série. Esta otimização foi realizada sobre as peças mecânicas, mas também no interior e no exterior do carro, com materiais específicos, como policarbonato.

O design do Peugeot 208 HYmotion FE recebeu várias alterações realizadas pelo Centro de Estilo Peugeot, localizado não muito longe da Peugeot Sport, em Vélizy e foi chefiado por Sylvain Henry, que é nada menos que o pai do desenho do 208. BlogAuto conversou muito com ele, que nos disse que a principal preocupação foi, claro, a menor resistência aerodinâmica, atingindo um coeficiente de arrastro de 0,25, mas também confessou que pôde colocar elementos que tinha imaginado no projeto inicial, como a grade que é parecida com a da versão GTi, mas sem os elementos vazados.

Peugeot 208 HYmotion FE, modelo na sede da Peugeot Sport

O Peugeot 208 HYmotion FE tem rodas de 19 polegadas, grandes, mas estreitas, equipada com uma medida inédita desenvolvido pela Michelin (145/65 R19), contribuindo para a redução da resistência ao rolamento, mas também limitou a aceleração, conversando com os engenheiros, se colocassem toda potência do motor elétrico e pneus maiores a aceleração de 0 a 100 km/h seria em menos de seis segundos.

Hutchinson, uma subsidiária do Grupo Total, com a sua experiência em materiais compostos desenvolveu em conjunto com a PSA, partes da suspensão como o triângulo inferior e a barra estabilizadora. E permitiram uma redução do peso da ordem de 50% do conjunto.

Peugeot 208 HYmotion FE, bateria do  sistema híbrido

O lado tecnológico do Peugeot 208 HYmotion FE também é reforçado pela substituição dos espelhos retrovisores por câmeras, que contribuem para a otimização da aerodinâmica.

No interior, o modelo vai contar com cinco lugares (a bateria está sob o banco traseiro), e vários detalhes que estão sendo desenvolvidos, que ajudarão a reduzir o peso e melhorar esportividade.

Peugeot 208 HYmotion FE, Por dentro do modelo ainda sem acabamento

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

O Peugeot 208 HYmotion FE será oficialmente apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt 2013, que abrirá suas portas ao público de 12 a 22 de setembro próximo e depois será testado por jornalistas.

Galeria Peugeot 208 HYmotion FE

 

Peugeot 208 HYmotion FE

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