Lançado em 2003, o Bentley Continental GT acaba de chegar a sua terceira geração. O cupê de luxo e esportivo da fabricante britânica foi uma das atrações do Salão de Frankfurt e, segundo a empresa, traz “o melhor em design, tecnologia e inovação”. O novo Bentley Continental GT 2018 se sobressai ainda pelo conjunto mecânico mais “nervoso”.
No visual, o Continental GT de nova geração é praticamente a versão de produção do conceito EXP 10 Speed 6, apresentado pela Bentley há cerca de dois anos. A dianteira é marcada pelos faróis com formas circulares; enorme grade com detalhes cromados e o para-choque com amplas tomadas de ar. Já as laterais oferecem formas musculosas e friso cromado inferior; enquanto a traseira agora traz um formato mais pronunciado e lanternas ovais como destaque.
Partindo para o interior, o Bentley segue o mesmo bom padrão de acabamento encontrado nos demais carros da marca. Há revestimento em couro (verdadeiro) e detalhes em madeira legítima por todas as partes. Se sobressai ainda o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, a maior já encontrada em um carro da fabricante; que divide espaço com as saídas de ar centrais.
Entre os equipamentos, o carro dispõe ainda de sistema de som com dez alto-falantes e até 2.200 watts de potência; head-up display; sistema de frenagem automática de emergência; condução semiautônoma; direção mais direta; suspensão pneumática com diversos ajustes; câmera infravermelha e rodas de liga-leve de 21 ou 22 polegadas.
O motor que equipa o Bentley Continental GT 2018 é um 6.0 W12 biturbo, que rende até 635 cavalos de potência e 91,8 kgfm de torque; associado a um câmbio de oito velocidades e dupla embreagem e tração nas quatro rodas, que envia a força do motor para os eixos de acordo com a necessidade.
Há ainda um sistema híbrido de 48V e um sistema de desligamento de cilindros do motor; capazes de diminuir o consumo médio de combustível para 8,2 km/l. O carro está também mais leve em 85 kg, totalizando 2.250 kg; devido ao uso da nova carroceria feita inteiramente de alumínio.
A Bentley diz que o cupê acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge velocidade máxima de 333 km/h.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O novo modelo estará disponível no mercado europeu a partir do fim deste ano. Futuramente, a marca vai oferecer ainda uma versão híbrida plug-in do Continental GT.