Otávio Koenig Beppler, Especial para o BlogAuto – Uhuuuu mais um diesel na parada! Comemorem, caros compatriotas, e aproveitem. Cada vez mais as fabricantes estão ouvindo os consumidores, e a Volvo traz agora a mais nova contribuição para a nossa felicidade: o novíssimo XC60 D5 AWD que chega à partir de R$ 275.950.
Para conhecer a novidade, viajamos a Ribeirão Preto, de onde partimos para um trajeto de ida e volta até a pacata cidade de Brodowski, terra natal do Brodowski Futebol Clube, e de ninguém menos que Cândido Portinari. Aliás, visitamos o museu Casa de Portinari e pudemos apreciar as maravilhosas obras que este artista de classe mundial deixou nas paredes de sua residência (isso mesmo – nas paredes!). Recomendo a visita, e o café ao lado – Sol e Lua, especialmente acompanhado da trufa de leite ninho.
Vamos à novidade: essa nova linha do XC60, que já contava com o excelente espaço interno na versão a gasolina, fruto de se utilizar da mesma plataforma da XC90, apresentou agora um motor turbo diesel de 2 litros, recheadíssimo dos famosos sistemas de segurança e direção da Volvo, muito espaço interno – maior que a concorrência – e muito bem equipado. Já de início no test drive pude comprovar a grande novidade: ausência de turbo lag. Sim, aquele tempo de espera entre o pisar no acelerador, e o motor responder com todo o vigor do turbo. Esse carro não tem essa espera! Pisou, andou, instantaneamente – com torque incrível. O segredo? A Volvo desenvolveu um pequeno sistema elétrico, com compressor e tanque, que armazena ar comprimido. Esse tanque está permanentemente abastecido e pressurizado – e sempre que você aciona o acelerador, o tanque libera o ar comprimido diretamente nas pás da hélice da turbina, impulsionando o turbo antes que os gases de escape precisem se acumular para acioná-lo. Ideia simples e genial, que ajuda a proporcionar os 235 cavalos de potência e 48,9 kgfm de torque desde os 1.750 rpm. Mais do que suficiente para empurrar os 1.990 quilos de peso do SUV, fazendo-o parecer muito mais leve do que é. A tração integral nas quatro rodas também contribui muito para essa atitude do carro.
O conforto e o comportamento do carro são excelentes, e o nível de ruído interno é impressionantemente baixo. Ressalto também o Pilot Assist, sistema da Volvo que permite o carro rodar quase que de forma autônoma, acelerando, brecando e mantendo o carro nas faixas de rolamento da estrada – sendo necessário o piloto apenas para seguir o caminho correto para seu destino (se fosse integrado ao GPS, acredito que seria um veículo totalmente autônomo). A Volvo já possui uma frota de autônomos rodando na Suécia, todos nas mãos de famílias que usam os carros no dia a dia. Mas vale lembrar que a estrutura viária de um país como a Suécia permite isso – no Brasil não temos, nem de longe, uma estrutura viária decente.
Os desenhos de carroceria da Volvo têm evoluído de forma constante e feliz, ao ponto de me fazer desejar ter um Volvo hoje. Há 2 gerações atrás eu não tinha esse desejo, nem de longe. Essa transformação está contribuindo para o crescimento da marca no país, a ponto de fazer com que o XC60 seja, hoje, o segundo carro mais vendido do segmento, atrás apenas da Land Rover Discovery Sport! E confesso que esse novo XC60 D5 tem tudo para assumir a dianteira…
O interior também impressiona: atrás do volante, uma tela digital de pouco mais de nove polegadas para os indicadores de velocidade, rotações de motor, luzes espia, combustível, computador de bordo, e demais instrumentos. O desenho interno como um todo é limpo, agradável, e muito bonito. Outra tela, de aproximadamente 12 polegadas, ocupa o centro do painel e consolida todos os demais controles do carro: multimídia, ar condicionado, navegador, regulagens do carro, além de possuir Android Auto e Apple Car Play. A princípio tive um pouco de dificuldade para seu uso, mas depois de alguns minutos você se habitua com os controles digitais nessa tela.
Quanto custa? O Volvo XC60 Diesel chega em duas versões a Momentum por R$ 275.950, uma diferença de R$ 30 mil a mais para a versão a gasolina e a versão Inscription por R$ 289.950 com um acréscimo de R$ 20 mil sobre a versão a gasolina.
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Em suma, um carro que oferece muita segurança, conforto familiar, desempenho e status aos proprietários. Muito mais do que isso: além de seu excelente custo-benefício (bate sem dúvida todos os concorrentes nesse quesito), sua autonomia pode atingir quase 1.000 quilômetros, e a Volvo também pensou no pós-venda: todas as revisões até 150.000 quilômetros tem preço pré-fixado, e com valores muito competitivos: previsibilidade financeira. Quem tem dinheiro para um carro desses sabe o quanto isso é importante. Os japoneses da Toyota e da Honda estavam ganhando o mundo justamente pelo pós-venda, e a Volvo está muito atenta a isso, oferecendo aos clientes essa mesma segurança. Smart guys!
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