Nos últimos dias tivemos uma avalanche de matérias sobre o Volkswagen up!, o lançamento mais importante da marca alemã nos últimos tempos. Em inglês up! quer dizer “o que está em cima, acima ou para cima”, e a missão do modelo é basicamente essa: dar um up na marca, ou seja, ser a maior do mundo. Em 2013, ela fechou em 3º lugar, abaixo da General Motors e da líder Toyota. No Brasil a missão é mais ambiciosa: retomar a liderança.
O projeto partiu do zero e, felizmente, aqui no Brasil, não reproduzimos o modelo alemão. Melhoraram o produto, adequando ao gosto e necessidades do consumidor brasileiro, ponto para Thomas Schmall, presidente da marca no Brasil.
O designer brasileiro Marco Pavone, que criou o up!, também criou a versão brasileira. Afinal, público e exigências diferentes, mas manteve o baixo peso, além porta-malas e o tanque, originalmente apenas 35 litros, o que é pouco ainda mais que por aqui utilizamos o etanol, passou para 50 litros.
A missão do Volkswagen up! 2015 não será fácil, mas deve ter o auxílio da grande rede de 636 concessionárias. O alvo é o Uno, que tem características semelhantes, mas a líder Fiat não vai deixar barato, e prepara um facelift para o se compacto no meio deste ano. Outros focos são o queridinho do mercado em 2013, o Hyundai HB20 que poderá ter preços reposicionados, e a Ford que chegará com o novo Ka antes da Copa.
Preços
O preço do Volkswagen take up! 2015 duas portas é de R$ 26.900, mas essa versão só deve chegar no mercado em maio. Então partimos do take up! 4 portas, por R$ 28.900, mas nada de supérfluo por aqui, apenas o básico. Além dos obrigatórios freios antibloqueantes ABS e airbag, ela vem com ESS (alerta de frenagem de emergência), banco do motorista com ajuste de altura, alerta sonoro de faróis acesos, console central com porta-copo, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas, lavador, limpador e desembaçador traseiro, rodas de aço aro 13.
Os opcionais são: aquecimento (R$ 460), ar-condicionado (R$ 2.750), coluna de direção com ajuste de altura, direção elétrica e rodas de aço aro 14 (R$ 1.240), SAVE (sistema de ajuste variável de espaço do porta-malas) (R$ 190), vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento elétrico das portas dianteiras (R$ 620), travamento nas quatro portas e vidros com acionamento elétrico na dianteira (R$ 700), rodas de aço aro 14 (R$ 250), quatro alto-falantes e dois tweeters (R$ 230), som com rádio, CD player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar (R$ 530) e preparação para sistema de som (R$ 330).
As cores metálicas acrescentam R$ 1.030, o amarelo Saturno mais R$ 1.550.
Preços das versões do Volkswagen up! 2015
- Volkswagen take up! 2 portas 2015: R$ 26.900
- Volkswagen take up! 4 portas 2015: R$ 28.900
- Volkswagen move up! 2 portas 2015: R$ 28.300
- Volkswagen move up! 4 portas 2015: R$ 30.300
- Volkswagen high up! 4 portas 2015: R$ 34.990
- Volkswagen black/white/red up! 4 portas 2015: R$ 39.390
Saiba mais sobre o up!, veja aqui também, que será oferecido na versão de quatro portas, o up! é parte da linha 2015 da Volkswagen e tem seis versões: take up! (Veja mais aqui), move up! (Veja mais aqui), high up! (Veja mais aqui), black up! (Veja mais aqui), red up! (Veja mais aqui) e white up! (Veja mais aqui). Todas as cores pode ser conferidas neste post.
O Volkswagen up ! 2015 é equipado com o motor 1.0 litro de 3 cilindros, que já equipa no VW Fox Bluemotion. Sua potência máxima é de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema.
O Volkswagen up! 2015 foi muito bem no crash test do Latin NCAP, veja aqui, além de ter tirado nota A no teste de consumo do Inmetro, veja aqui.
Como anda?
Aqui a grande surpresa do modelo. É um popular extremamente silencioso, confortável, que tem uma dirigibilidade muito boa e excelente acabamento interno. Ou seja, vai dar muito trabalho para a concorrência.
O BlogAuto avaliou o modelo em um roteiro de 140 quilômetros saindo de Gramado na Serra Gaúcha, em direção a simpática Nova Petrópolis, passandos em São Leopoldo e terminando o roteiro no Aeroporto Salgado filho, na capital Gaúcha.
O carro tem o sistema de direção elétrica que em determinados momentos tem muita assistência e com velocidade diminui muito, garantindo a segurança, apesar de em certo momentos ficar mais macia sem motivos aparentes.
Na apresentação do produto, uma curiosidade. O sistema antitravamento ABS, conta com mais quatro sistemas complementares, o conhecido EBD (Electronic Brake Distribution) que cuida da distribuição eletrônica da força de frenagem entre os eixos dianteiros e traseiros, o ESS (Emergency Stop Signal) acionamento das luzes de freio intermitentemente durante as frenagens bruscas, e os curiosos MSR (Motorschleppmomentregelung) que regula o torque do freio-motor e, finalizando, o GMA (Giermomentaufbauverzögerung), retardamento do momento de giro do veículo em pisos com diferentes níveis de atrito.
A grande vedete do carro é a central multimídia no centro do painel com diversas funções como computador de bordo, funções para dirigir de forma econômica, além do sistema de navegação (opcional) Maps & More. Esse sistema vale o investimento de R$ 620 para o move up! para cima.
A dirigibilidade do motor é muito boa, apenas precisando acelerar um pouco mais para sair, o câmbio, como tradicionalmente na marca, tem engates perfeitos e justos, e mesmo com o ar-condicionado no máximo (estava 42 graus em Porto Alegre!!!) o comportamento empolga, esquecendo que trata-se de um três cilindros 1.0 litro.
Veja também: Exclusivo: Volkswagen Gol GT voltará como série especial
O preço do modelo de entrada é interessante, mas quando colocamos os opcionais “básicos” como ar-condicionado, direção elétrica, e vidros com acionamento elétrico, aí fica mais complicado chegando fácil a mais de R$ 35 mil. De qualquer forma as apostas da marca são muito grandes, o que fará com que o preço se adeque ao mercado. Mas, desde já, é um modelo que merece um test-drive caso você esteja procurando um popular esperto e moderno.
Galeria Volkswagen up! 2015
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O Up! por dentro até que é bonito, tem bom acabamento, o ruim para quem tem família e necessita de carro 4 portas é pedir demais.. pagar R$30.300 em um carro 1.0 é complicado..
Tenho um VW UP I MOTION 2014/2015, duas portas. Gente, é o melhor carro que já tive. Desempenho, economia, segurança. Já tive 3 compactos zero quilômetro, dois Celtas e um Clio, e agora o UP. Praticamente não “sente” o ar condicionado nem em retomadas, além de não consumir praticamente nada mais de combustível. Estou impressionado com o carro, como anda e tudo mais. O câmbio I MOTION é excelente, tem um tranquinho nas trocas de marcha, mas nada que atrapalhe. A gente acostuma com o carro e o carro acostuma com a gente. Vale a pena. O custo benefício é ótimo. Obrigado.
Comprei um MOv UP a unica coisa que não gostei e o desconforto no banco do motorista, carro muito economico.