O Volkswagen Touareg 2015 ganhou novas linhas de design na frente e na traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia há agora freios com sistema “Multicollision Brake” (recurso que ajuda a evitar colisões secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Além disso, o utilitário recebeu aperfeiçoamentos na aerodinâmica e novos pneus com menor resistência à rolagem, que contribuem para aumentar a economia de combustível.
O facelift que o Volkswagen Touareg 2015 ficou concentrado na dianteira e traseira, que entrou em sintonia com o visual global da marca. Destaque para os faróis, agora maiores. Com formato trapezoidal, os faróis criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal.
Visto de trás, o design do Volkswagen Touareg 2015 se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV. Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque, que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.
Lateralmente, o Volkswagen Touareg 2015 se destaca pelos novos desenhos das rodas. A versão V6 traz de série rodas de liga leve de 19” estilo “Salvador” com pneus 265/50. Já as rodas de liga leve com estilo “Tarragona” de 20 polegadas (com pneus 275/45) têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line.
As medidas do Volkswagen Touareg 2015 permanecem praticamente as mesmas com 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros de bagagem.
O interior do Volkswagen Touareg 2015 recebeu poucas atualizações como os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Também é nova a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles. Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle. Internamente, conta com três opções de tonalidades de Couro Viena para os bancos para a versão V6: bege, marrom ou preta. Já o V8 R-Line é oferecido exclusivamente com couro preto com faixas centrais em cinza.
O Volkswagen Touareg 2015 será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8, está última somente com o pacote R-Line. A configuração V6 traz o motor FSI 3.6 litros com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o modelo V6 acelere da imobilidade aos 100 km/h em 7,8 s e alcance a velocidade máxima de 228 km/h.
Já o Volkswagen Touareg 2015 V8 R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4.2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. A velocidade máxima é de 245 km/h é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – lembrando que o modelo tem peso de 2.075 kg.
A versão V6 oferece uma extensa lista de equipamentos de série, contando com itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.
O Volkswagen Touareg 2015 passa a contar de série com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem percebida por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
Outra tecnologia de série do Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
O Volkswagen Touareg 2015 V8 R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
Todo Touareg à venda no Brasil tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autobloqueante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção off road operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
O Volkswagen Touareg 2015 oferece o “Area View”, uma tecnologia permite uma visão abrangente de 360° em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo – recurso muito útil para manobras. A “grife” R-Line também oferece o sistema de som premium “Dynaudio” de alta qualidade.
O Volkswagen Touareg 2015 V8 R-Line pode ser equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.
Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.
Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
O Volkswagen Touareg 2015 será oferecido no mercado brasileiro em 12 cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), sete metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstenio, Cinza Canyon, Cinza Dark Canyon e as três novidades Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro) e três perolizadas (Preto Mystic, Branco Oryx e Azul Moonlight). Conta com 3 anos de garantia total de fábrica.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Como anda? O BlogAuto testou o Volkswagen Touareg 2015 V8 R-Line em um roteiro por estradas no interior de São Paulo mostrou muita qualidade de rodagem e conforto, mesmo com os amortecedores na configuração Sport, os sistemas de segurança auxiliam muito, mas o ACC, tem a aceleração, quando um outro veículo sai da frente, muito gradual, demorando para retomar a velocidade previamente programada. Mesmo já estando desde no mercado desde 2010, o facelift caiu muito bem na geração, dando um novo impulso para o modelo, que infelizmente não teve os preços revelados, devido a variação do dólar, até a chegada às lojas que acontece no final de março, mas acredita-se que será deverá ter um acréscimo.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.