Eu sou um apaixonado pelo segmento dos Station Wagon, ou como falamos por aqui, as peruas, já tive três, e ainda tenho como sonho de consumo um Volvo 850, quando recebemos o convite para o lançamento do Volkswagen Golf Variant 2016, vi que não estou sozinho e como eu, o modelo tem ainda muito admiradores.
A fórmula do modelo é campeã junte um dos melhores Hatchs do mercado, com um motor que é surpreendente com a praticidade de uma perua, pronto esta é a fórmula perfeita para o Volkswagen Golf Variant 2016.
Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Volkswagen Golf Variant 2016 é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. Oferecido nas versões Comfortline e Highline, é equipado com o motor 1.4 litro TSI com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 kgfm, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
O Volkswagen Golf Variant 2016 têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão com dupla embreagem DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
Com um porta-malas que comporta 605 litros, até a altura dos encostos de cabeças o Volkswagen Golf Variant 2016 tem rebatendo os bancos traseiros a capacidade aumentada para 1.620 litros. Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm.
São também de série sete airbags, espelhos retrovisores com acionamentos elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros com acionamentos elétricos nas quatro portas com função “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
O Volkswagen Golf Variant 2016 é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso diurno.
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Volkswagen Golf Variant 2016 é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17.
O Volkswagen Golf Variant 2016 traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro. Já a versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros possuem desenho esportivo, com mais apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo possui iluminação ambiente.
O Volkswagen Golf Variant 2016 traz de série ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.
O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; coluna de direção com regulagens de altura e de distância e freios a disco nas quatro rodas. E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, controlador de velocidade cruzeiro (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de resfriamento, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.
O Volkswagen Golf Variant 2016 é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge a 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm. Os números de desempenho: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.
Há outras novas tecnologias, como seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’), nova tela de controle do sistema de climatização, também pioneira no segmento, e uma nova geração de sistemas de informação e entretenimento.
- ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como o Golf Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
- Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.
- City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.
- Detector de fadiga. Esse sistema, introduzido primeiramente no Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido. Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.
- FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf Variant ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.
- Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento. O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrasom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.
O Volkswagen Golf Variant 2016 oferece a nova geração de sistemas de infotainment e rádio/navegação, com telas sensíveis ao toque. Há três versões, com telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas. Todas as telas possuem sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.
O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva.
Sistema de infotainment ‘Composition Media’ (tela de 5,8 polegadas). Sua tela colorida é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoo. Também há quatro botões à esquerda e à direita da tela. Eles também dão acesso, dependendo do equipamento do veículo – aos menus ‘Phone’ e ‘Voice’ (controle por meio da voz). Rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros e um CD Player (compatível com MP3), o “Composition Media” é equipado com preparação para telefone (Bluetooth) e interface compatível com iPod / iPhone. Ao mesmo tempo, as interfaces de conexão estão localizadas em um compartimento separado no console central, próximo da alavanca de câmbio.
Função de navegação ‘Discover Media’ (tela de 5,8 polegadas). O sistema “Composition Media” possui módulo de navegação (Discover Media) anexado. Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para cartão SD. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Sistema de infotainment ‘Discover Pro’ (tela de 8 polegadas). Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para USB. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.
Como anda?
O BlogAuto testou o Volkswagen Golf Variant 2016 em um circuito fechado, onde podemos perceber que a dirigibilidade é exatamente igual ao do irmão hatch, apenas com um leve peso a mais na traseira, mas nada que prejudique a tocada, o motor 1.4 dá um show de elasticidade e auxiliado pelo câmbio DSG fazem uma dupla imbatível.
Preços Volkswagen Golf Variant 2016
- Comfortline – R$ 87.490
- Highline – R$ 94.990
O Volkswagen Golf Variant 2016 oferece nove opções de cores: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas por R$ 1.200 (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Azul Silk e cinza Platinum) e uma perolizada por R$ 1.700, Preto Mystic.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.