Recalls à parte, é bom lembrar como o Gol G5 é superior ao G4. Nesta quinta-feira, tive a oportunidade de voltar a encontrar a última “geração” do Gol original e constatar que ele durou demais até. Pode ser resistente, confiável, mas é desagradável de dirigir: câmbio duro, impreciso, volante torto e espaço interno reduzido e desproporcional.
Mas o assunto aqui é outro. A Volkswagen quis combater a série Economy da Fiat com um modelo capaz de oferecer algum desempenho sem beber combustível na mesma proporção.
A receita, como dissemos, é quase um Bluemotion: diferencial alongado e pneus Bridgestone ecológicos. Com perfil 165/70 R13, ele são mais estreitos e geram menos arrasto que os normais. Para dar o resultado esperado precisam estar duros, muito duros – 39 PSI na frente e 32 atrás. Os amortecedores foram recalibrados para compensar esse desconforto natural.
Além disso, o Ecomotion vem com um minúsculo marcador de consumo instantâneo no painel. Afora o fato de o G4 ser um carro ruim de dirigir, as mudanças parecem ter reforçado essa sensação por mais que a VW tenha tentado compensar isso. O carro é ruidoso na estrada, o que nos faz lembrar que os Bluemotion trabalham também o aspecto aerodinâmico, aqui prejudicado.
Segundo o marcador, andamos quase o tempo todo com média de 20 km/l e de acordo com a VW o Gol Ecomotion faz média de 18 a 20 km com um litro de álcool e 24 km com um litro de gasolina. Os números serão fornecidos daqui a pouco, na coletiva de imprensa.
A promessa é de gastar menos 10% de combustível, o que, no fim de um ano de uso, deve compensar o sofrimento com um modelo bastante rude. Assim esperamos.
A avaliação está detalhada e correta, mas esse gol não merece ser avaliado. Esse carro é ridículo.
AS revistas fazem a mesma coisa .So falam a verdadeira (verdade)sobre um carro quando ele ta perto de sair de linha ou ja saiu ou quando nao representa muita coisa no mercado .Nunca vi ninguem falar tanta coisa ruim sobre o gol como dito agora .Sei que tudo é verdade e o pior ainda que nao foi dito é ele racha o monobloco .Compre uma revista especializada e veja se ela é capaz de falar com tanta transparencia como dito agora.
ele só não virou Bluemotion pois os carros dessa linha tem que ser aerodinâmicos….e haja aerofólio para deixar esse caixote velho do G4 aerodinâmico…e a gente que chamava o gol de "bola" tempos atrás…hehe
concordo com vcs, que lixo isso aí….
Preço do Corsa Wind Cargo na Argentina:
http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/326-chevrole…
na boa mesmo.. vc Cometeu um grande erro falando do cambio e da estabilidade do gol (não sei se com a suspensão mais macia ele pendeu mais.. porém todos as versões do Gol que dirigi sempre foram mto boas mesmo um pouco duro)
o Gol tem desde os seus principios uma estabilidade e um Cambio PERFEITOS!! sim PERFEITOS..
o Cambio do Gol sempre foi mto preciso e confortavel de usar (fora os gol de 80 a 86 com motor Boxer que mais parecem cambio de caminhão)
e a Estabilidade dele sempre foi muito boa também.. sempre batendo os carros de sua categoria…
Pode faltar conforto, ter volante torto e tudo mais… mas falar que o cambio do Gol é ruim e que sua estabilidade é ruim… é um greande erro… pois sempre foi seu forte a Mecanica, Direção e Estabilidade… seus unicos problemas é conforto e espaço interno…
Mecanica – Confiavel (motor resistente e cambio preciso)
Direção – Leve (mesmo sem direção hidraulica)
Estabilidade – Perfeita (faz curva que muitos carrros ai jogam brincando.. vai comparar ele com um celta ou um uno)
e não.. não sou fan-boy da VW e nem de seus carros (além do mais, hj tenho um Palio que por acaso é rival do Gol).. mas gosto da Verdade..
Duvido que chegue a 14km/l de álcool. 13 pode até ser, o Escort 1.6 1986 a álcool fazia isto (quando novo, claro…)
Vamos ver os resultados…
Mais uma porcaria pro povão troxa comprar, depois de 6 meses essa porcaria tá fazendo 6km por litro com alcool, é tudo feito pra estourar na mão do brasileiro idiota que compra essa porcaria quadrada!
A Vw não dá a mínima p/ consumidor brasileiro – se fosse em qualquer outro lugar iriam lançar o ecomotion como variação do modelo atual, mais leve, mais aerodinâmico e dinâmicamente mais eficiente – obviamente mais econômico.
Deveria ser uma versão do G5. A VW tinha de ter matado este G4, mas ele ainda é exportado para "n" países…
"FURRECOMOTION"
Duvido muito que esse carro faça 13 km/l de álcool em condições normais, quanto mais de 18 a 20 km/l…
Ridiculo é o G5 aqui de casa que faz 7 km/l e nos recalls… preferiria ter comprado a sucatinha do classic remodelado, q ja está no mercado a N anos q essa P*&$@### de G5.
E cheio de defeitos,de 2000 para ca,mas tem nome e tinha tradiçao muito forte…
Se voçes que tao metendo o cacete,no mesmo,trabalhassem 05 a 10 anos para comprar um carro a vista.ou qualquer outro objeto (mas que para juntar o dinheiro fosse dificil…suando,penado etc)
Com certeza voçe iria comprar moto Honda,carro Vw,caminhao Mb e para nao vacilar muito casariam com morenas (loira e so aparencia e dengo)
PS {salvo a condiçao se tiver bastate dinheiro ai pode ter bastante porcaria desvalorizou quebrou vai la e compra outro,e bastante loiras tambem)kkkkkkkkkkkkk
E mais e gol !!!!!!!!!!!!!conhecem essa carroça 18 anos lider? pra rico e porcaria mas para pobre e dinheiro na mao!!!lebrai vos que estamos no Brasil 3 mundo pais em desenvolvimento,ou to errado aceito opinioes inteligentes…
Eu tenho um gol G5, pois ele é modelo 2010/2010 comprado em fevereiro.Se aqui no brasil projetos de carros existentes a 5 anos ainda saem com problema, imagine um projeto totalmente novo igual ao do g5, e não é só o gol pois o agile também ta dando muito problema, não em grande número igual ao do gol , mas ainda assim é uma vegonha .Eu só viajo direto com ele e até agora nenhum problema, o consumo é meio elevado sim, mas faz diferença o jeito que você dirige, eu não piso e ando aos 3, 4000 rpm, assim acho que o consumo ta na média, pois esse motor vht eu gostei e muito, bem mais forte e economico que um punto 1.4.
concordo que deveria ser na plataforma do G5 e ser chamado de BlueMotion e não EcoMotion…. como os europeus…
mas vejam só qual é o Economy da Fiat…. o Palio na sua versão anterior.. e não o novo!!
<blockquote cite="#commentbody-21282">
rr09 :
Deveria ser uma versão do G5. A VW tinha de ter matado este G4, mas ele ainda é exportado para “n” países…
“FURRECOMOTION”
Até onde sei só exite versão 1.0 no Brasil. Exportam para algum outro lugar?
@Almyr
Falar que o cambio e a suspensao de um gol sao perfeitos beira o ridiculo. É um dos piores carros que existem e vende pois alia uma mecanica barata ao mercado que a volkswagem garante. O fiesta é, pra mim, muito superior a esta porcaria porem nao vende pois é ford. Axo q vc foi muito infeliz na sua avaliaçao.
Desculpem-me mudar o rumo da discussão… mas estou comprando (já comprei mas ainda não chegou) um g4 zero… e eles quiseram me vender um radio com cd player original a R$700,00 (Setecentos reais), achei melhor comprar fora e mandar instalar na concessionária, e eles me disseram que se eu não comprar o original deles, eles não instalam o comprado fora, e eu perco a garantia de parte elétrica. isso tá certo ?????
@Gugim
rapaz.. realmente o Fiesta tem uma boa estabildiade tudo mais..
mas comparando com seu rival de peso.. o Palio (meu atual carrro)
o Gol ganha com distancia em direção e estabilidade…
e não é ridiculo falar que é quase perfeito pra sua categoria.. assim como alguns outros carros também são bons.. mas como se coloca no texto do Blog.. ficou sim ridiculo.. ele não é o pior como mostra o blog.. já dirigiu um Uno ou um Palio e fez curva em alta?? compare os 3.. Uno, Palio, Gol até o Celta.. tu vai ver que o Gol é o melhor desses 4…
o Fiesta que dirigi numa viajem.. realmente é confortavel.. bom acabamento.. e teve estabilidade o tempo inteiro.. entretanto.. achei ele Patão!!! mto pesado para um motor fraco…
@Gugim
mas pensa comigo… todo carro tem seus Defeitos..
e a direção e suspensão do Gol não são os defeitos dele…
acho que os defeitos do Gol seria acabamento e conforto(como desde a primeira versão a quatro rodas criticou)
ERRATA:
"mas como se coloca no texto do Blog isso sim ficou ridiculo.. ele não é o pior como mostra o blog.."
Engraçado como vcs gostam de criticar somente o Gol,saibam que hj no Brasil pra comprar um carro que presta em(conforto,acabamento, ect)o consumidor tem que desembolsar no minimo 40 mil reais, abaixo disso (pelo que eu leio vossas opiniões) são verdadeiras carroças, então se vcs caros internaltas acham que esse gol g4 é porcaria não comprem invistam 40,50 60 mil e assim por diante num carro de vossos gostos.Se vcs estiverem dispostos a investirem um alto capital e não ligarem pela alta depresciação fiquem a vontade, o nosso mercado de automóveis é bastante farto de modelos de todos estilos,opcionais e preços.
Agora perguntem a qualquer motorista qual carro que ele queria comprar, certamente vai ser um modelo bem sofisticado e com preço elevado, que seria um sonho de muitos motoristas desse Brasil.
Parabenizo a VW pelo designer do G5, possuo um 2009/2010, motor valente,porém baixa muito óleo, boa estabilidade nas curvas, boa visibilidade, o G5 apresenta algumas deficiências que se corrigidas completaria a sua elegância; ex:na chuva com os vidros fechados, o desembaçador não dá conta. nas estradas com costelas se os vidros estiverem entre-abertos, bate tudo parece carro velho, nas caixas de rodas não tem massa de isolamento, pedrinhas ou lama todo barulho incomoda os passageiros, com pneu 185/14 parece uma carroça. Estou decepcionado com a concessionária e a fábrica, comprei o carro 30dez 2009 no dia 15/01, queimou o painel de instrumentos até agora estou sendo empurrado com a barriga pela concessionária que diz, a fábrica não tem o painel, e a fábrica diz que a responsabilidade é da concessionária; afinal a culpa é minha? Estou pensando seriamente em mudar de marca.
Gol g4 ruim??? Tá louco???? Meio durinho mas,muito resistente e economico, confiável e bonita carroceria. (celta, uno, corsa, fiesta, ka, palio)Não chegam nem aos pés. Mas enfim…Gosto não se discute. Vai ver essa gente que mete o pau no gol tem um desses "carros" ai.
OLHA TIVE UM CELTA 2010 SUPER ECONOMICO CARRO PERFEITO ENTREGUEI COM 80.000KM E NAO BATIA A METADE DO QUE BATE O G4 ECOMOTION QUE ANDO AGORA.NAO RECOMENDO!!!!!!!
Sinceramente, considero o G4 muito mais bonito que o G5. Tirando a posição torta de dirigir, o G4 é um excelente carro. Como tenho 1,88m de altura, com o banco todo para trás, consigo dirigir o carro perfeitamente o que não acontece com outros carros de outras marcas como os da família Palio (Palio e Siena) que são carros projetados para baixinhos. Tenho uma Parati G4 e, apesar de ter uma suspensão muito dura, é um excelente e robusto carro e de manutenão (quando dá) barata. Na faixa dos 1.0 econômicos considero o G4 uma excelente opção !
tem que ser g5,ou vai encalhar.
O Gol G4 é o Gol o G5 lembra demais o palio!!
e esse carro ecomotion não tem nada, todo pelado, deveria custar no maximo uns 12 mil reais, 26 mil por isso?? ah não dou não!
abraço a todos e respeito todos
fala cambada…….seguinte; comprei um ecomotion a mais ou menos 2 meses, já rodei 21000 e por mais descrédulos que vocês sejam, o meu de inicio (0km) fazia 10km/l com álcool e 14km/l com gás. hoje tá fazendo incríveis 15km/l no álcool (até parei de por gasolina no tanque)rodo em média 800km com um tanque de álcool,(em Brasília), estou satisfeitíssimo com o gol, econômico, tem torque e força nas subidas e ultrapassagens, não vi nenhuma diferença em relação a estabilidade, ficou devendo um pouco nos ítens de série, como cinto retrátil traseiro e encosto de cabeça traseiro. mas de acordo com a proposta da montadora, que é economizar combustível sem perder potência, a montadora cumpriu seu papel, no mais o gol tem o volante torto desde modelos 1980, vai dizer q só agora que vocês perceberam???? 🙂
gente comprei um ecomotion a um mes comprei em sao paulo moro na bahia para rodar 2200 km gastei 290 reais a 125 ph gostei e na estrada o combustivel e mais caro
essa galera que fala mau do gol querem comparar um carro popular com um carro top de linha, mas vamos la coloquem na estrada chao um qualquer uno e qualquer gol qual vai apresentar primeiros ruidos, faz uma curva com o uno ou ford ka ou corsa ou um celta, e depois faz com o gol, depois comparem valor de manutenção desses.vcs só falam mau porque vcs v os outros falando mais não provam, revistas e concorrencia de montadoras, tenho um gol special 2001 1.0 mais e turbo, famoso bolinha não troco por outro popular a não ser golllllllll
…Olha, eu ja tive um velho UNO 1.0. Era um carro que eu não queria ter de jeito nenhum. Pois bem, me surpreendi pq ele anda mto bem em alta rotação, tem boa posição de dirigir, faz curva como se tivesse no trilho com pneu 175/R13 embora te traga a sensação de se estar em um caixote, é mto barulhento e seu interior é mto porco porem com mto espaço. Andei num Celta alugado, achei o acabamento interno melhor que o UNO, mas silencioso mas o cambio é mto curto e por isso o Celta tem mto mais força que o UNO em baixas rotações. Não gostei da estabilidade nas curvas, o UNO da de 10 no Celta nesse quesito. Agora tenho um GOL G4 1.0 8v. A primeira impressão é de um acabamento interno melhor que o UNO bem similar ao Celta já não lembro mais mas parece q do g4 é melhor. qdo comecei a dirigir achei meio esquisito o cambio mas com o tempo foi se alongando. hj em dia está mto bom de dirigir. Na estrada está provando ser mto bom em curvas e estou tendendo a dizer que é melhor que o UNO por conta da suspensão dura da vw e do pneu 185/ R14 de fábrica. Tem um grande problema é o desconforto causado pela suspensão dura mas na estrada mantém o carro firme e seguro. Acho o freio do G4 perigoso algumas vezes se torna elastico demais. Mas no geral o GOL G4 ganha do UNO e do Celta. Tem boa força no motor sem ter cambio reduzido. Para se ter o GOL economico (versao flex) tem que se passar as marchas aos 2000 rpm no maximo e ele bebe mto com ar ligado 8.5 km/l (qdo novo). Agora ele está mais economico aos 15 mil km mas nao fiz a media. Agora é mto barulhento mesmo! O zunido do motor é mto chato! Acho que dentre os 3 citados por mim o GOL G4 ganha fácil. Tem mtos defeitos mas ainda consegue ter um conjunto melhor. Essa é a minha opinião sincera. Não tenho saudades do UNO MILLE a não ser por ser mais esperto nas arrancadas.
Ja dirigi mto o Palio tb. O palio me parece mais confortável apenas no banco do carona. O freio é mto sensivel, boa posição de dirigir (alta) mas é meio bobão, parece ter menos força que o UNO. É macio ao dirigir.O acabamento interno tb é pobre prefiro o do GOL G4 que nao tem nada exposto internamente. Mas me desculpem, tirando a sensação do carona, ao volante do GOL G4 você sente ele mto mais carro que o Palio. Os faróis do Palio são os melhores dentre os 4. Sua suspensão é mto confortável mas esqueça as curvas com sensação de segurança em alta velocidade, ele treme mto e tomba demais.
Todos os carros tem seus defeitos mas discordo do GOL G4 ser tão ruim assim. O que mais me incomoda é a suspensão dura e o barulho interno. O consumo me incomodou mto tb mas parece que estou aprendendo a dirigir o carro e isso está sendo contornado….
Primeiramente, tenho um Gol Ecomotion há pouco tempo e, até o presente momento, me tem agradado. Como assim? Estamos em um país subdesenvolvido, NENHUM carro que custe cerca de 30 mil é grande coisa; critiquemos os problemas do Gol G4, pois os há, como a má posição de dirigir, o acabamento porco… Agora sejamos justos: o cidadão sai de dentro de um Corolla, logo após dá uma volta no pobre Gol, e depois lhe mete o cacete! Diabos, então compre o Toyota, que realmente é um carro muito melhor!
Agora, se se colocar o Ecomotion ao lado de Pálio Fire, Celta, Ka, Uno Mille, ver-se-á que não é mau carro: consumo, beleza, desde que colocados alguns acessórios, agilidade, o câmbio me parece excelente, exceto a redução da 3ª para a 2ª, direção deveras macia…
Em resumo, SE SE RELATIVIZAR, é um excelente veículo.
…tenho um gol ecomotion ta com 8 mesesde uso é completo..ate agora ele nao me deixou na mao e otimo e consome muito menos..que os outros modelos da linha..tem uma boa arancada pois como foi dito pelo fabricante o diferencial alongado permite esticar as marchas ..entao otimoo eo preço dele tambem..por um carro completo aqui onde moro.
TENHO UM GOL ECOMOTION, o carro é show…… o duro é a dor de cotuvelo…. muitos querem ter, mas para ostentar….compram carros que os tornam escravos…..e perdem muito dinheiro….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brasileiros…………..um pena a nossa nação viu….. abraço
entao, moro em cidade do interior, muita estrada de chao, e a resistencia do gol é imbativel, motor resistente, tenho um palio mas nao da pra comparar, o palio alem de gastar o dobro em viajem com serras, nao tem potencia, ja o gol sobe bem e nao gasta muito, entao em vez de falar mal de um carro que devem ter comprado e tido problemas, perguntem e vejam o que aparece, se fosse do palio, claro q teria pontos a favor, mas na comparação…. gol sem duvidas, agora criticar um carro que vem de fabrica sem espaço… so estudar, se tornanr engenheiro e crir um modelo popular, com espaço e custo baixo…
Gol g4 só fica bonito com 4 portas.
Lixo é o carro que vc´s usam pois o gol já tem muitos e muitos anos de estrada um carro ideal para qualquer aplicação, não é igual carro manco da fiat. quem fez a reportagem deve estar sendo pago pela fiat.
a pampa foi carro mais uzei mais gol g4 ta enpremeiro lugar tenho ja tenho 1 ano
Estou interessado em comprar um pois um conhecido meu disse que estava fazendo 23km/l na estrada. Eu estava ja pronto pra pegar o G5 (nf), mas mudei de ideia depois que soube disso. Gastar 50 e poucos reais pra ir e voltar de Curitiba p/ blumenau não tem preço. PS: Só estou lendo os comentários que começavam com "Tenho um ecomotion.." ou "Comprei um ecomotion e.." pois o restante são todos descartáveis. Neguinho quer comparar um carro de 20 e poucos mil com carro de 40 e poucos. E digo mais, eu sou terceiro e compro direto pela volks, esse gol pra mim sai por meros 21.300. Manter aparência? tô fora. Abraço.
Só fala mal do gol quem não tem, carro mais vendido nno Brasil a 21 anos, e como as vendas vêm da qualidade…
TCHE DIRIGO UM ECOMOTION HA PELO MENOS 3 MESES ,AGORA QUE COMEÇOU A FICAR ECONOMICO MAS EM COMPENSAÇAO BATE PORTAS BATE PORTA-MALAS E O PIOR DE TUDO O MOTOR TEM UMA BATIDA A SECO PARECE BATIDADA DE LATA ,MUITO RUIM MEU .QUANDO PEGUEI JA VEIO DE FABRICA COM BARULHOS NA PORTA DO MOTORISTA E AGORA TA SO PIORANDO.NAO ACONSELHO NINGUEM A COMPRAR POIS NAO É UM CARRO MACIO FRACO ACABAMENTO E É TAO ALTO QUE VC PARECE ESTAR DIRIGINDO UM TRATOR.