Parece que a Suzuki no Brasil já fincou os pés na lama com o Jimny e o Vitara, e agora, resolveu invadir o asfalto também, e em grande estilo, com o Suzuki Swift Sport, a versão apimentada do pequeno japonês que mostrou muitas qualidades.
Com mais de 30 anos de história, o Suzuki Swift, sempre teve seu lado esportivo e produziu algumas versões muito interessantes como o GTi, feito de 1998 à 2003, conhecida por SF, essa geração foi equipada com um motor 1.3 litro 16V de 105 cv, parece pouco, mas aliado ao baixo peso, é um carro bem divertido, palavra de quem tem um na garagem.
O novo Suzuki Swift Sport 2015, utiliza a mesma fórmula, baixo peso aliado a um motor aspirado bem esperto, com relação peso/potência de 7,5 kg/cv. São apenas 1.065 kg e um motor em alumínio, de 1.6 litro, movido à gasolina, que desenvolve 142 cv a 6.900 rpm e 17,0 kgfm de torque máximo a 4.400 rpm e inclui sistema de admissão variável (VIS) e o comando de válvulas variável (VVT). tudo isso acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas rodas dianteiras.
A suspensão dianteira do Suzuki Swift Sport 2015 é do tipo McPherson com barra estabilizadora e subframe. Os amortecedores são pressurizados com molas internas auxiliares. Já a suspensão traseira possui elementos de efeito direcional que são integrados ao eixo de torção. Calçado com rodas de 16 polegadas e pneus 195/50R16 Yokohama.
A Tecnologia Total de Controle Efetivo (TECT) incorpora maior rigidez da carroceria, que é construída em aços especiais que resulta uma redução de 30 Kg quando comparado a geração anterior. A arquitetura com pontos de deformação programável também oferece mais segurança em caso de colisões. Características que fazem com que o modelo tenha cinco estrelas no Euro NCAP.
O Suzuki Swift Sport 2015 traz ainda o ESP (Electronic Stability Program) que modula torque e frenagem em condições de escorregamento dianteiro e traseiro. Por meio dos sensores de esterçamento, velocidade, escorregamento (Wheel Slip), aceleração lateral e momento de guinada (yawl). Inclui, também, o TC – controle de tração. O ESP/TC pode ser desativado sob comando do usuário.
O sistema de freios usa disco ventilado na dianteira e sólido na traseira. Com sistemas antitravamento ABS, EBD (que distribui a força de frenagem), BAS (que amplifica a força de frenagem, em situações de emergência) de nona geração.
Entre outros itens de segurança, o Suzuki Swift Sport 2015 também tem seis air-bags: duplo frontal, cortina e banco lateral. Os cintos de segurança são com pré-tensionador de três pontos para os cinco ocupantes, além do sistema ISOFIX.
O Suzuki Swift Sport 2015 vem equipado com itens raros até um modelos mais caros como os faróis bi-xenon, os bancos em formato de concha e o Key Less Start System que incorpora a partida sem chave.
No interior do Suzuki Swift Sport 2015, impera o negro, na típica austeridade nipônica, e traz o ar condicionado digital automático, comando de áudio, Bluetooth e controlador de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) no volante, com CD Player e USB.
Com dimensões de 3,89 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura, o pequeno modelo ao vivo dá impressão de ser maior. Já o porta-malas é bem limitado, mesmo abrigando o estepe de uso temporário. As linhas são harmônicas, com um design diferente nas ruas, pena que a versão escolhida para o Brasil não foi a duas portas, que combinariam muito mais com a proposta esportiva da versão.
O teste drive foi no autódromo Velo Cittá, em Mogi-Mirim, no interior de São Paulo, com uma regra imposta pelo presidente da marca Luiz Rosenfeld, divirtam-se! Podia-se andar à vontade na pista e o Swift não decepcionou, acelerando bem, com frenagens precisas e que davam confiança, mesmo após várias voltas. A estabilidade no limite fazia o modelo escapar de frente. Enfim foi uma tarde divertida.
O Suzuki Swift Sport 2015 tem as opções de cores vermelho, azul, branco, preto e grafite e o preço sugerido é de R$ 75 mil, mais precisamente R$ 74.990,00. O que coloca em um de competição bem interessante contra o Audi A1 Sportback que sai por R$ 91.700 e novo Mini Cooper por R$ 89.950. Claro mas ainda terá que vencer a imagem e o status que eles tem. Mas calma o melhor ainda está por vir.
“R”, a letra muda tudo
“R”, uma letra muda muito no caso do Swift, preparado no Brasil o Suzuki Swift Sport R, melhorou tudo. A começar pelo visual, que recebeu uma pintura no teto em tons contrastantes, também aplicado nas coberturas dos espelhos retrovisores, detalhes em grafite, mesma cor aplicada nas rodas de 17 polegadas, só isso já muda toda a personalidade do carro, ganhando em estilo e charme, o diferencial recebeu uma relação mais curta e os pneus Pirelli PZERO de alta performance na medida 205/45R17 grudam o carro igual chiclete.
Andando na pista o carro impressiona mesmo, você jura que tem muito mais potência, e se desligar o ESP, ai então a diversão é maior ainda, mas não vai pensando que vai escapar, que nada é bem difícil ficar em uma situação de perigo, mesmo abusando muito. Para se ter uma referência o Suzuki Swift Sport R vira no Velo Cittá em 2:07, o Mitsubishi Lancer EVO X, em 1:58, com muito mais potência, tração integral e custando umas três vezes mais.
Aqui as opções de cores do Suzuki Swift Sport R são Amarelo com teto preto, Preto com teto vermelho, Grafite com teto vermelho e Branco com teto grafite.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
São poucas mudanças, mas que mudam a alma do Swift, mas tem é claro um preço, R$ 81.990, são R$ 7 mil a mais, mas que valem cada centavo, pode acreditar.
Galeria Suzuki Swift Sport 2015
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Fabiano, fiquei com dúvida em relação ao farol alto.
Não é duplo canhão de luz neh?
Eder,
O Farol alto é no mesmo canhão do baixo. só mudando o ângulo da luz.
abraços e obrigado pela visita,
Fabiano
Boa noite,
O pneu socorro (estepe) também é aro 16 polegadas? Onde fica?
Grato