“Lúdico” é hoje um termo recorrente no setor automobilístico. Nessa época de veículos com proposta divertida ou minimalista, o termo virou moda para definir essa lado “criança” de alguns carros. Confesso que era essa a minha expectativa quando soube que iria avaliar o smart Fortwo, o pequenino carro do grupo Mercedes que chegou a ter seu futuro posto em xeque mas que voltou a ter destaque após a crise financeira.
Porém, para minha decepção, não vi nada de divertido no carrinho. Ainda mais porque a Smart cobra por ele um valor de carro premium, coisa que ele definitivamente não é. Pelo contrário, é praticamente um meio de locomoção urbana, ao menos na versão MHD, menos potente e equipada que a normal.
Por R$ 50 mil você leva para casa um 1.0 com poucos equipamentos, espaço interno reduzido, barulhento e com acabamento simples. Ou seja, uma espécie de popular de luxo. Não é de estranhar que há boatos que a Smart deixará os Estados Unidos onde o modelo não emplacou – e onde também custa caro, a partir de US$ 11 mil.
A grande sacada do MHD, que é erroneamente chamado de híbrido, é o sistema Start-Stop que desliga o motor em situações de parada para economizar combustível e emitir menos poluentes. Pois bem, logo que assumi o volante do carro, numa sexta-feira à tarde, entrei em um congestionamento.
Sistema Start-Stop ativado, o carro “desligou”. Vidros fechados por segurança, comecei a sentir um calor imenso dentro do cockpit mesmo com o ar ligado. Claro, sem o motor o pobre ar-condicionado perdeu funcionalidade e lá se foi meu idealismo ecológico – desliguei o MHD e voltei ao mundo real. Outra coisa que me fez desistir do Start-Stop foi que no Smart seu funcionamento é muito nítido: parece sempre que o carro “morreu”, ao contrário de veículos mais sofisticados que mal se percebem as mudanças de estado.
Fã do Dualogic
Deixando de lado a novidade do MHD, me concentrei em dirigir o ForTwo e também não encontrei motivos para ser feliz. O motor dá conta do recado mesmo só aspirado, mas o ruído é incômodo vindo ali logo atrás do banco. O mais chato, no entanto, é o câmbio de embreagem automatizada. Me fez sentir saudades do Dualogic do Stilo. Engates duros no modo manual e trocas nem um pouco suaves no modo automático. Para completar, a suspensão é extremamente dura, quase um carro de competição.
A posição é boa de dirigir mas alguns botões ficam em posições ruins como os acionadores dos vidros. Ponto positivo para o controle do ar-condicionado, ao lado dos difusores, simples e prático. Por falar em simplicidade, está aí outra decepção. Para um carro de R$ 50 mil ver tantos plásticos de qualidade mediana assusta a qualquer um.
Cadê a caçamba?
Dirigir o Smart pela cidade lembra muito uma picape compacta, com a cabine com espaço reduzido. Basta um carro se aproximar atrás para você achar que o camarada está colando na traseira. Ah, é verdade, o Smart não tem caçamba e o motorista do outro veículo parece que está sentado no “banco traseiro”.
O grande diferencial do ForTwo é praticamente sua única vantagem, o comprimento de apenas 2,7 m (um Mille tem 3,7 m ou um metro a mais). Na hora de manobrar ou de encontrar uma vaga é uma delícia, ainda mais numa cidade como São Paulo. Agora pagar o preço de um Kia Cerato ou de um New Fiesta para desfrutar desse único privilégio não faz sentido.
Em que pese o fator “lúdico” eu não compro um Smart nem por brincadeira. Acredito na proposta dos veículos urbanos de dois lugares mas eles deveriam custar no máximo R$ 15 mil com os atuais impostos. Aí sim a simplicidade do ForTwo seria tolerável. Por mais que isso prefiro o velho Mille que gasta pouco, leva mais gente e não custa caro para manter.
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realmente essa versão empobecida não tem a menor graça. E esses adesivos só pioram o cenário!
Tenho um Smart Coupé tradicional, aquele com acabamento muito superior e motor turbo que deixa o carro muitíssimo esperto. O câmbio é ruim, mas se justifica por ser ajustado para a economia de combustível.
É caríssimo? Sem dúvida, um roubo, mas para ser o 4º carro da casa não havia nada com equipamentos de segurança e demais equipamentos mínimos de conforto no mercado que nos chamou a atenção.
A razão de ser de um Smart, contudo, não está em um dia de test-drive. Sugiro pegar o carro e usá-lo por uma semana para vc notar como que os 1,5 metros e 3 lugares adicionais de um carro convencional, além de serem um disperdício, também atrapalham no dia-a-dia de São Paulo. Achar lugar para para na Vila Madalena é moleza; fabricar vagas em supermercados e shoppings lotados vira até diversão (pois vc nunca atrapalha ninguém), além de perceber que visitar o posto de gasolina é programa trimestral (que outro carro faz 25 Km/l???). Até para ficar longe dos malditos motoboys o Smart é fantástico. Sem falar no valor do seguro, que é quase simbólico…
Enfim, a verdade é que somos tão mal servidos quando se trata de preço de carro no Brasil que um carro como este vira proibitivo em vez de ser uma alternativa para os carros 4 portas, 5 lugares que lotam as Marginais com apenas 1 pessoa a bordo.
Leandro,
respeito sua opinião, ainda mais por ser dono do carro – e com essa experiência é impossível para nós jornalistas argumentar com tanta propriedade -, mas usei o carro por uma semana (como você sugeriu), tempo padrão de empréstimo das montadoras, e não me convenci da sua viabilidade. Antes de mais nada, observo que as avaliações no Blogauto são pessoais, ao contrário das que faço no iG Carros. Ou seja, eu falo como consumidor o que não significa que esteja certo. No caso do Smart, como disse no final do post, acredito piamente na viabilidade dos modelos urbanos de dois lugares, mas não concordo com o preço do ForTwo. A Mercedes vende o veículo como carro premium o que ele não é, diferentemente de Mini ou mesmo o A1. Estes, apesar da base comum, trazem mais conforto e equipamentos, o ForTwo, nem tanto.
Abs,
Ricardo Meier
"Me fez sentir saudades do Dualogic do Stilo"?? Ta falando sério?? Tive um Stilo 2008/2009 e o que eu mais odiei foi o cambio, tranco demais e fora que me deu 3 problemas diferentes fazendo ficar sem com o carro durante 4 semanas no total… Fiquei menos de um ano e vendi, ta loko…
@Ricardo Meier
oi Ricardo,
mas eu tb concordo com a sua opinião! O Blogauto justamente é o primeiro site que leio pelas manhãs pq ele não é voltado para a imparcialidade fajuta da maioria das revistas "especializadas".
Sobre o smart, obrigado por finalmente escrever que ele NÂO é concorrente de Minis e A1. Essa comparação que a imprensa normalmente faz é muito burra, pelos motivos que vc citou. Carro urbano de 2 lugares é uma coisa completamente diferente dos outros carros e só podem ser comparados entre si. E a Mercedes se vale de não haver concorrentes por aqui, como o fantástico Toyota iQ.
um abraço
realmente deve ser mt útil para parar no supermercado em qq lugar… só não sei onde vai colocar as compras… no porta luvas? por mais econômico que seja (apesar que 25km/l eu duvido) o preço é absurdo e mesmo p/ 4º ou 5º carro tem coisa melhor e mais confortável.
@alex
-compras, mochilas de academia, raquete do tênis, mala do laptop, sacola de compra do shopping, etc (ou seja, 99% das coisas que um morador de cidade carrega no carro) vão porta-malas traseiro, sober o motor (não há problemas de isolamento térmico como no Agile). É o espaço necessário para a compra semanal; se quiser mais, tem o piso do passageiro dianteiro. Realmente, quem faz compra de mês não deve ir de smart!
-Sobre o porta-luvas, eu não sei, pois meu Coupé não tem esse tem que só serve como "armário de itens a serem roubados pelo manobrista"
25 Km/l são reais, é impressionante, mas é verdade. Desde que vc dirija como uma pessoa calma (ex: faço milagrosos 7 Km/l numa Captiva V6)
-Concordo com o absurdo do preço, é um assalto, mas reitero: todos os carros aqui são um roubo. Todos, sem exceção. Roubo por roubo…
-concordo com o Ricardo que um smart básico (que nem temos no Brasil) deveria custar o mesmo que um carro popular. Acrescendo opcionais, teríamos o valor correto do produto. Infelizmente não é a lógica no Brasil
-Se tem coisa mais confortável, não tenho dúvida. Agora, mais prático, sem dúvida que não tem nada nem parecido.
abs a todos!
O mais impressionante desse smart mhd é o motor: 3 cilindros, 1.0 , aspirado e 71 Cv os 1.0 das grandes montadors sofrem para produzir tal potencia e não são tão economicos.
E eu concordo com o Leandro Pi, o Toyota iQ é fantastico, e deveria ser vendido aqui
Considero um erro fazer a comparação do carro pelo seu tamanho. Primeiro: O smart mhd (com s minúsculo mesmo), é 30mil mais barato que um MiniCooper, muito mais barato que o Fiat 500. Segundo: É um carro Urbano, quem tem ou usa na cidade para ir ao trabalho ou se divertir com ele final de semana como um pequeno esportivo. A impressão que dá é que o brasileiro quer que caiba tudo dentro do porta-malas do pequeno. Pô, quer um porta-malas grande? Gosta de fazer compras do mês como na época da hiperinflação? Compre um sedã e seja feliz. É como comparar um Buggie com Fusion e dizer que o Fusion não é bom para fazer Rally ou andar sobre as areias das dunas de Natal. Para cada situação existe um veículo apropriado. Terceiro: Qual carroça-popular brasileira oferece por menos de R$ 50 mil: 4 estrelas no crash test (pasme, não ganhou a quinta por não possuir cinto no banco traseiro!?!?); ESP, controle eletrônico de estabilidade; Hill Start,assistência de arrancada em subidas; ABS, sistema antitravamento de freios; EBD, distribuição eletrônica de força de frenagem; ASR, controle de tração; BAS, assistência eletrônica de frenagem; AIRBAG; e principalmente elogios por onde passa?! Quarto: É para ser no mínimo o segundo carro do proprietário. Quinto: É caro como QUALQUER carro importado, todos tem sobre taxação de 110%. TODOS!!! Então nao me venham falar de preço do pequeno. (o BMW i118 tem o mesmo conforto e compete de pau-a-pau com o Hyundai i30 na Europa por um voce paga 100mil pelo outro pouco mais da metade do valor e NINGUÉM fala nada.) Sexto: O smart fortwo 451 possui um dos menores índices de morte por veículo fabricado no mundo. Ou seja, ou o carro é muito seguro ou é de gente responsável, porque nem dizer que o pequeno não corre não dá para dizer. Sétimo: ADORO O MEU E TODOS QUE O VEM O ADORAM, e não o tem por falta de dinheiro e graças a Deus fui afortunado em poder pagar por um no "Brasil, o país dos impostos".
Boa, Otaviano disse tudo, não preciso dizer mais nada. Também tenho um Smart Fortwo Coupe Passion (turbo) e adoro ele. Ótimo carro.
Realmente, Otaviano tem razao.
Nao tenho um Smart, mas acho um carro interessante.
Obviamente o brasileiro nao se importa com conceito, inteligencia e principalmente como o carro eh feito e de onde vem suas materias primas.
Que os espertos comprem JAC.
Tenho um smart for two cabrio e posso dizer que e um excelente automóvel… Carro estavel acelera muito bem ,,, incrivelmente silencioso! Recentemento viajei com o meu de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro e foi uma viajem tranqüila,,, carrinho bem bom de estrada!
Acho um veículo formidável pela proposta que oferece! As pessoas andam em média 90% do tempo com uma ou duas pessoas em seus veículos, o que siginifica desperdício… tanto de matéria prima para construção dos veículos de grande porte, quanto pelo consumo e emissão que os mesmos geram diretamente ou indiretamente em função dos congestionamentos que poderiam ser reduzidos se fossem usados mais mini compactos como o smart. O smart é uma combinação de estilo, inteligência, consciência ambiental e modernidade… Apenas acho que o acabamento interior poderia ser melhor e mais tecnológico, com materiais de melhor qualidade e desenhos mais modernos. Infelizmente eu não tenho um, pois o preço para mim ainda é salgado… sem ofensa ao donos de smart, mas estou tentando achar um em torno de 40 mil bem pouco rodado para entrar para o grupo de proprietários desse novo conceito de veículo!
Por que o smart fortwo é tão caro no Brasil?
alguem sabe me dizer o desempenho do smart em ruas íngrimes.
Esse é o meu maior dilema. O vendedor do Picanto já nem quis me mostrar quando disse que moro em bairro só com ruas montanhosas.
Um tipo de carrosserie desse nao serve para rodar no Brasil. Ai tem buracos que engoliriam todo o carro, como e um carro pequeno,naleving iria impor respeito aos outros motoristas que nao estao acostumados a dar.referencia a quem tem direito.
Eu tenho um e adoro, moto numa cidade de 60,000 habitantes aqui da Holanda en para fazer compras,ir trabalhar,estacionar e uma beleza, comfortabel, economyclass,aqui eles sao maïs baratos do que no Brasil,alem do respeito em comum no transito.
Otaviano…você é o CARA! Estou louquinha para comprar um SMART; aí fico lendo essas comparações bestas e desanimo, mas quando li o teu comentário realmente o carrinho que nunca saiu do meu coração, grudou ainda mais. Estou tentando juntar as quireras para comprar um médio, pois o MHD que está nas minhas posses é muito pelado e só tem nas cores feias aqui no Brasil. Comprar um carro pelado, caro e ainda na cor que não nos agrada é demais, né????!!!!! Por acaso sabes se há perspectiva desse carro ser fabricado no Brasil em breve(2015) por exemplo, para baixar um pouco a bola desse preço maluco para meu bolso????
Boa noite a todos, existem certos comentarios, e comparações sem fundamento, o carro pelo que se propoem é exelente. Quanto ao câmbio achei bom, a forma de conduzir, acelerando no tempo certo sem entochar o pé o carrinho vai muito bem, vai evitar muito dos trancos que reclamam, deveríamos sim brigar em nosso Pais para termos maior acesso a este carro urbano, um ótimo meio de locomoção. Sem dúvida acho caro para nossa realidade, mas dai a só meter o pau.no carrinho e ilógico, e não esclarece em nada as dúvidas de amigos que pensam em ter o carrinho. Deveríamos fazer a mercedes da uma garantia maior ao produto, tipo 5 anos, e as revisões ter um preço justo. Fiz teste nos dois modelos, bons de andar, o único senão foi a 140km por hora na estrada, o vácuo de caminhos, ônibus, ou descampados exigem atenção, diminuir a velocidade e o ideal administrando a situação, em seguida retome a velocidade ideal e curta o carrinho e boa viagem.