A Renault mostrou que o tempo dos carros esportivos só no visual acabou, o Renault Sandero RS 2016 é sim um verdadeiro esportivo, com um pacote de preparação completa, agora o carro mais vendido da Renault no Brasil ganhou uma versão realmente apimentada, importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas.
Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Renault Sandero RS 2016 é um legítimo esportivo. Com motor 2.0 aspirado, que desenvolve 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado.
Além do propulsor, as principais alterações em relação ao Sandero Dynamique são as novas regulagens de suspensão, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica RS e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “RS drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.
Por fora, as principais diferenças visuais ficam por conta dos novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’, mas escolha as rodas opcionais Aro 17 com pneus Continental 205/45 R17, que custam R$ 1.000 e valem cada centavo, saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição RS abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.
O interior conta com pedaleiras de alumínio, além de bancos esportivos que seguram bem nas curvas, mas tem o assento muito curto e volante esportivos exclusivos. As cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão, as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.
O Renault Sandero RS 2016 é um carro completo e vem de série, entre outros itens, com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth e rádio.
O Renault Sandero RS 2016 tem preço sugerido de R$ 59.280 (março/2016), mas esse preço é somente para a cor Vermelho Vivo, se optar pelo Branco Niege o preço sobe R$ 400, já o Prata Etoile e o Preto Nacre tem um acréscimo de R$ 1.390. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o preço sobre mais R$ 1.000.
O Renault Sandero RS 2016 sofre muito no asfalto das grandes cidades, a calibragem da suspensão passa para os ocupantes todas irregularidades tornando bem cansativo, mas basta entrar em uma boa estrada, ou melhor ainda em um autódromo para a luz aparecer, o carre encontra seu habitat perfeito, contornando as curvas com perfeição, com comportamento extremamente neutro, com leve escapada de frente no limite, as marchas não apresentam buracos de escalonamento, mantendo o motor sempre cheio, enfim é o carro é demais.
Agora em longos trechos de estrada a 120 km/h, a rotação ultrapassa os 3.000 rpm, mesmo em sexta marcha, tornando o ruído interno incomodo.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
O RS não é um carro para pessoas discretas, basta parar em um farol, para as pessoas ficarem olhando, perguntando sobre o carro, sim ele chama muita atenção.
A avaliação continua na próxima página onde falaremos das entranhas do Renault Sandero RS 2016, além de uma galeria completa de fotos, indo a fundo…Clique aqui
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Avaliação: Renault Sandero (muitos) RS
Segunda parte – indo a fundo
A Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida. São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha RS, que representa o máximo da esportividade.
Ao ano, vende mais de 37 mil modelos especialmente preparados em todo o mundo e já fabricou mais de 1.000 monopostos. A divisão também é responsável por competições como a World Series by Renault e os campeonatos de monopostos da Fórmula Renault, atraindo 500.000 espectadores ao ano por toda a Europa, e cujas categorias constituem um fantástico trampolim para os futuros pilotos da Fórmula 1. Atualmente, 60% dos pilotos da Fórmula 1 já competiram em provas da Fórmula Renault. A Renault Sport também tem um sólido envolvimento na categoria de monopostos elétricos com a equipe E.dams-Renault, que venceu o primeiro campeonato FIA de Fórmula E neste ano.
O Renault Sandero RS 2016 reúne as características esportivas essenciais da Renault Sport. O modelo adota elementos de design esportivo específicos dos modelos da divisão esportiva da marca.
- O para-choque dianteiro específico com desenho das lâminas em estilo F1, remete à máscara dianteira dos carros de Fórmula 1.
- Os faróis com molduras negras e a grade exclusiva contribuem para a esportividade e melhoram a alimentação do ar do motor.
- Os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, dão modernidade e tecnologia à dianteira do modelo.
- As rodas de 16’’ do tipo Pit Lane (rodas 17’’ Grand Prix como opcional) contribuem para a performance e o visual.
- Na lateral, as saias dão sustentação ao perfil do carro.
- O aerofólio traseiro melhora a estabilidade e a aerodinâmica, permitindo mais 25 kg de “down force” em alta velocidade, além de remeter à sua alta performance.
- O difusor de ar tipo F1 com saídas duplas de escapamento do lado esquerdo reforçam o caráter esportivo do carro.
- As faixas na parte inferior lateral conferem um visual ainda mais esportivo. Os retrovisores são pintados na mesma cor preta das rodas.
- Os emblemas RS localizados sob o logo da Renault na grade frontal e na traseira junto com o nome Renault Sport.
No interior, vários detalhes remetem ao cockpit de carros esportivos. Bancos dianteiros, volante, manopla de câmbio e pedaleiras são exclusividades do Sandero RS 2.0. Com estrutura envolvente, os bancos com desenho específico proporcionam conforto e a sustentação lateral própria para as corridas. Já os apoios de cabeça são gravados com a assinatura RS. O revestimento tem um visual esportivo com tecido em dois tons de cinza, com pespontos na cor vermelha, além de um adorno constituído por uma faixa vertical.
Com diâmetro 10 mm menor que o do Sandero Dynamique, o volante de três raios é revestido por couro preto pespontado em vermelho e tem pegada esportiva. As saídas de ar, as maçanetas e os mostradores do painel têm moldura na cor Dark Metal. O velocímetro tem o fundo serigrafado nas cores vermelha, cinza e preta com agulhas diferenciadas também na cor vermelha. As pedaleiras, específicas do Sandero RS 2.0, são de alumínio e acompanham um descanso para os pés.
Assim como todos os carros da Renault Sport, o Renault Sandero RS 2016 é fabricado com uma sólida estrutura de chassi e motor. O motor 2.0 (F4R) desenvolve 150 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades e relações curtas. O peso de 1.161 kg (proporcionando uma excelente relação peso-potência de 7,74 kg/cv.).
Com uma velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, atingindo 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado.
O sistema de escape tem cano de escapamento de diâmetro 0,5 mm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento, proporcionando um som envolvente e contribuindo para a performance do Renault Sandero RS 2016.
O Renault Sandero RS 2016 é equipado com o exclusivo sistema RS Drive, que permite que o condutor selecione o modo de condução esportiva com o simples apertar do botão RS, localizado no console central:
- Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP e ASR ficam ligados.
- Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm. É acionado ao pressionar o botão RS.
- Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão RS.
Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero RS 2016 tem barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos, com batentes em poliuretano. Adaptados à geometria específica do modelo, os amortecedores absorvem as vibrações da pista de forma progressiva e têm uma vida útil maior. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero Dynamique.
No Renault Sandero RS 2016, o sistema de frenagem apresenta um freio de curso curto, além de um pedal que oferece sensações progressivas. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor.
O Renault Sandero RS 2016 também é o primeiro modelo da gama a trazer assistente de partida em subidas (HSA), que é acionado quando o carro encontra-se em uma inclinação superior a 3º, além de controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (ASR).
O novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.
O Renault Sandero RS 2016 já conta com um alto nível de equipamentos, como as rodas de 16 polegadas Pit Lane, sistema de direção eletro-hidráulica, faróis de rodagem diurna de LED, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista regulável em altura, controlador e limitador de velocidade e sistema Media NAV Evolution. O único opcional aqui fica por conta das rodas de 17 polegadas.
O Media NAV Evolution oferece bem mais do que GPS, Bluetooth e rádio. O sistema acessa Facebook e Twitter por meio do aplicativo Aha, via smartphone, e oferece várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, opções de restaurantes na base de dados Yelp, informações climáticas da Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
A central multimídia também facilita a vida dos motoristas com informações do trânsito em tempo real no GPS, recurso possível por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel). Para os usuários do aparelho celular iPhone, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, que capta o comando de voz do motorista e permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, tudo isso sem tirar as mãos do volante.
Galeria Renault Sandero RS 2016
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.