Antes que alguém me pergunte, eu respondo: sim, acho que o brasileiro merece ter um carro médio ao pagar por um carro médio. Não deveria ser possível vender um veículo básico com preço de médio. É o caso do EcoSport e também do Duster. O “jipinho” romeno-francês, como se sabe, é um derivado do Logan, um sedã que nasceu sem as pretensões de ser um carro global. Tinha, sim, a meta justa de satisfazer o sofrido povo dos ex-satélites comunistas da União Soviética, que se espremiam em Ladas e Trabants.
O que a Renault descobriu depois é que romenos, húngaros, poloneses, búlgaros e cia. tinham mais em comum com outros consumidores pelo mundo, de países apelidados de “emergentes” – é verdade que o carro também é vendido em mercados desenvolvidos como a própria França. Como sedã e como hatch compacto (Sandero), o projeto se encaixa nas necessidades de espaço desse público. Mas como carro de imagem passa a ser um veículo puramente emocional.
Em outras palavras, o dono de um carro assim não está nem aí de ter um produto simples desde que impressione na rua. Não liga para acabamento nem para sofisticação. Se fosse assim ia de Fluence, um sedã realmente racional, como dissemos anteriormente.
Mas a verdade é que a Renault não tem nada a ver com essa preferência do brasileiro. O EcoSport está aí para provar. A Ford foi uma das primeiras a tornar um carro “popular” em médio. Não faltaram clientes que, embora reclamassem da pobreza do interior, guiaram seus jipinhos todo orgulhosos. A montadora bem que tentou sofisticar o Eco ao longo do tempo, mas não existe milagre nesse caso. Portanto, a Renault, com o Duster nas mãos, não tinha como fechar os olhos para essa possibilidade.
A maior prova do acerto é que o modelo está vendendo bem logo de cara, como mostram os emplacamentos das últimas semanas. A receita da marca francesa foi a mesma da Ford: versões mais baratas com motor 1.6 e versões mais equipadas com motor 2.0 e a possibilidade de seguir pelo conforto (câmbio automático) ou off-road (4×4). Complete a equação com uma lista generosa de apetrechos estéticos e temos mais um “aventureiro de supermercado”.
“Sanderão”
Mas, afinal, o Duster é bom? Se comparado ao EcoSport, sim. É maior, bem maior, aliás, tem um interior um pouco mais equilibrado e, principal, preços mais em conta – mas caros para um veículo básico, fruto da novidade. A versão que andei era a topo de linha: Dynamique 2.0 com transmissão automática e até bancos de couro. Preço da fatura? R$ 66.100.
É isso aí que você leu no parágrafo acima. Quase R$ 70 mil por um Sandero grandalhão que não tem ajuste de profundidade no volante, suspensão independente na traseira, acabamento adequado e outros itens que seu irmão Fluence traz de série desde a versão básica (que custa somente R$ 60.290).
Se nenhum alerta acima lhe tirou a ideia de comprar um Duster (um direito de qualquer pessoa), você terá um carro com um conjunto mecânico bom: o motor 2.0 flex empurra bem (mas cobra no bolso por isso), o câmbio automático de quatro marcas trazido do antigo Mégane faz seu papel e a suspensão, embora simples, está bem ajustada para o piso brasileiro – dá para passar na diagonal em valetas com um certo conforto.
O painel é um pouco diferente do Sandero e Logan, mas não se empolgue – é apenas um refresco. Alguns problemas da família foram compartilhados como o local onde está o acionador dos espelhos elétricos (embaixo da alavanca do freio de mão), a rude adaptação dos acionadores dos vidros num encaixe na porta e no belo, porém, pouco prático rádio “double-din”, que usa o botão do volume como sintonia e divide o verdadeiro volume em dois botões separados. Também incomoda o banco elevado que, mesmo na posição mais baixa, faz a gente dirigir como numa minivan.
Em suma, assim como seu inspirador EcoSport, o Duster também está mais preocupado com o que os outros vão dizer. Desde que eles não peguem em sua porta levíssima, por exemplo, pouco importa o que vem no recheio.
@Ricardo Meier, irreparável sua avaliação – disse tudo.
Espero que outros veículos de comunicação copiem a seriedade e honestidade do Blogauto.
O que eu definitivamente não consigo entender é aquele barribaço horroroso no sandero e sanderão – sinceramente, é uma "solução remendo" em design e de péssimo gosto.
Brilhante análise, Ricardo, é exatamente o que eu penso acerca do Duster.
Infelizmente ainda falta muito para o consumidor brasileiro "amadurecer".
Enquanto isso, quem lucra (muito) são as montadoras "nacionais".
Ótima análise, Ricardo. Algumas coisas me vieram à mente, porém, ao terminar de lê-la:
– Por que será que carros como o Toyota Corolla, que também não trazem suspensão traseira independente, é caro e traz poucos equipamentos de série em relação a concorrentes como Fluence, 408 e Cruze, estão quase sempre imunes a análises imparciais como esta? Costuma-se dizer que "um Toyota é um Toyota", com toda a superficialidade que uma afirmação desta possa conter. A resistência mecânica foi o que fez a fama das marcas japonesas, mas este pressuposto também abrange Gol G4 e Mille – ou seja, é pouco válido para uma análise mais abrangente de um carro como produto.
– Discordo somente da afirmação de que o Duster está mais preocupado com o que as pessoas vão dizer. Isto, porque a beleza é item importante na obtenção de status por um certo modelo. E, cá entre nós, o Duster pode ser um produto adequado às estradas brasileiras, espaçoso e um ótimo concorrente para o EcoSport, mas no item beleza ele deixa a desejar.
Um abraço!
Belo comentario!!!! Vendas deste carro estao boas, mas soh Ford renovar a Eco aih qro ver o q vai acontecer!!!
Se a EcoSport atual custa mais caro que o Duster, imagine o modelo novo que está por vir, derivada da Ford Escape?? No minimo 60 mil. Quero ver o idiota q vai pagar isso por um focus com aro 16 e eixo de torcao na traseira. Muita gente fala, mas a Renault ta de parabens, pois ta trazendo modelos sem muito requinte, mas com muita tecnologia e preco acessivel. Pro Brasil, na crise que estamos, dá pro gasto!
Acho interessante que ninguem analisa o curso da suspensão, a distancia livre do solo e a capacidade de absorção das imperfeições(estas informações muitas vezes nem estão disponíveis). Parece que todos andam em estradas da Suécia, sem quebra-molas e buracos. A meu ver esta é uma das grandes qualidades que a Renault descobriu nos carros projetados pela Dacia.
@Leandro SC, "muita tecnologia"? "crise que estamos"?? "Preço acessível"?????
É alguma ironia sua?
Veja, o sanderão não tem "muita tecnologia", muito menos qualidade – isso você encontra no Sx4, Impreza e no TR4 por quase o mesmo preço. Ou seja – o preço não é acessível – tanto que o sanderão custa apartir de R$35mil na Argentina (lá não tem modelo básico), e o modelo mais completo lá sai po R$ 45mil.
E o mais bizarro é falar em crise – o mercado brasileiro de automóveis nunca vendeu como nesse ano. Mas seria muito saudável que ninguém mais comprasse esses lixos que empurram aqui, para mostrar para esse governo corrupto e montadoras picaretas que o Brasil não é feito de bananas. Ou é??
(para simplificar a conta: o modelo fabricado no Brasil custa, aqui, 50% mais caro que na Argentina).
Na boa, tá vendendo pq novidade sempre vende agora deixa o pessoal conhecer o pós-vendas da Renault… além disso, o design(vamos chamar assim) desse carro é tosco, frente de carro dos anos 80 com uma tampa de porta-malas que parece que foi trocada com o fundo do carro. Bom concorrente para o ridículo Tucson e cansado Ecosport. Deixa as novidades dos outros fabricantes chegarem aí esse carro vai ser o novo Symbol.
É isso aí. Governo corrupto + empresário esperto + povo sem consciência = campeão de vendas. Só na República das Araras mesmo.
ótima análise! O Duster´faz sucesso pq é o típico carro de brasileiro: ruim, caro e feito para impressionar o vizinho; bem feito, mas ruim para quem gosta de carro.
Acabei de adquirir um Duster 2.0 automático, e concordo quando você diz que o acabamento do carro é inadequado quando alguém paga R$ 70 mil por um carro. Hyundai Tucson e o antigo Sportage com a mesma motorização (2.0), câmbio automático e com acabamentos mais caprichados, acabam custando bem mais do que o Duster. No caso do Ecosport (principal concorrente)o acabamento também tem é ruim, (plástico de má qualidade em todo o painel)e ele também é um carro muito menor. Nos modelos citados, caso você queira ter carros com acabamento mais caprichado, terá que pagar bem mais que o valor cobrado pelo carro da Renault. Além do mais, o Duster como você informou, é maior que todos eles e também tem o melhor espaço interno. Quando tomei a decisão de comprar o Duster, me preocupei mais com um problema de espaço interno, pois tinha um Xsara Picasso 2010 e não estava encontrando nenhum modelo com um bom espaço interno que me empolgasse. Outros modelos que eu procurei foram o IX35 e o novo Sportage, maa aí, o preço passava dos r$ 100 mil. Fiz uma aposta no Duster, e só o tempo dirá se foi bem sucedida ou não. abs.
Marcello,também estou pensando em comprar o Duster por todos esses motivo que voce citou.
Como ele foi neste período, pode dar uma opinião. Já vendeu ? como está a revenda ?
Muito boa a matéria.
Parabéns.
Analise intressante, mas ficou focada apenas em criticar.
Comparando o Duster ao que é oferecido no mercado, ele é um carro muito bom.
Vergonha é o Ecosport custar quase $70 mil na versão top. O Focus custar $52 mil e não ter freio ABS. O Sportage custar mais de $80 mil porque é bonito, e etc.
Infelizmente nós somos emergentes.
Concordo com o Fabio.
É muito mais facil criticar do que elogiar…
A questão é que querem pagar 60, 70 mil num carro como esse, e ter acabamento de Sportage, Captiva.
Nossos preços estão longe de ser comparados com o da Argentina, paises da Europa, etc.. isso tbem já nao é novidade
Quanto custa um Veloster aqui e quanto custa lá fora?
@Marcello, você fez o test-drive no Sx4? Acho que não…
Tenho duas más notícias para você. Veja, o carro que você comprou não é Renault – é Dacia. Segundo, o Nissan March e os Dacia, incluindo o “Renault” Duster, usam a mesma plataforma, com um detalhe: os Dacia usam a variante B0, que é uma plataforma “alongada” (leia-se “remendada”).
Veja o teste de colisão do March (que ainda é de plataforma mais avançada, "V"), aqui mesmo no Blogauto, e tire suas conclusões.
E existem vários outros modelos a considerar, como o TR4, um suv de verdade e não um crossover mentiroso. Por um pouco mais tem o Suzuki Vitara, outro Suv com plataforma mista. E por perto de $100mil tem Cherokee, Journey, Tiguan mesmo o Wrangler, e vários outros utilitários e crossovers excelentes.
Esse Duster é tão miserável (no real sentido da palavra) quanto os outros Dacias (Logan e Sandero) vendidos como Renault no Brasil. A falta de compromisso com o acabamento, a estética e o design vai desde as rídiculas rodas, até a falta da moldura plástica que deveria existir entre a porta e a base dos retrovisores externos (ausente também no Logan e no Sandero); essa moldura plástica está presente até mesmo em um mero Ford Ka ou Chevrolet Celta.
Na Europa esse carro foi duramente criticado por falhar no teste do alce, por esse motivo acabou recebendo ESP. Já no Brasil… Brasil ? Que mané Brasil que nada…
Fiz o test-drive em duas versões do Duster: Dynamique 1.6 16v MT sem ABS e sem Bancos em couro e Dynamique 2.0 16v AT c/ABS e Bancos em couro. Tenho um Sandero 2009 e tive as seguintes impressões do carro. De cara, o visual geral ao vivo é melhor do que em fotos e vídeos. Ao entrar no carro percebi uma considerada altura em relação ao Sandero, um pouco mais largo, tornando o abtáculo bem espaçoso. Achei a suspensão da 1.6 mas dura em relação a 2.0 e os freios um pouco duro. Na arrancada, tive a sensação lenta de saída por conta do peso do carro. Já o conforto da 2.0 é outro. Primeiro pelo motor mais potente, câmbio automático, bancos em couro formam um conjunto mais harmônico.Conclusão: Compraria, sem dúvida, a versão automática 2.0 que é mais compatível com o peso do carro, mas estaria muito bem paga se custasse no máximo R$55mil.
O que mais agrada no Renault Duster é a sua robustez. O carro tem acabamento simples e design com linhas que remete a década de 90. Alguns acham que o Duster agrada também pelo preço. Mas que preço? Se colocasse no Duster opcionais tais como: Ar Digital, Volante com regulagem de profundidade, Freios a disco nas 4 rodas com EBD, ESP, Computador de bordo mais completo, descança braço central, câmbio CVT, e acabamento mais refinado, com certeza passaria dos 90mil, preço este cobrado aqui em Manaus, pela Captiva, Honda CRV (85.700) Mitsubishi ASX, entre outras. A Renault está apenas dando oportunidade pra que mquer pagar menos, levando menos.
@Marcelo Costa, como você bem citou o Duster se possuísse os opcionais ar Digital, Volante com regulagem de profundidade, Freios a disco nas 4 rodas com EBD, ESP, Computador de bordo mais completo, descança braço central, câmbio CVT, e acabamento mais refinado; custaria ou passaria os R$ 90 mil, concorrendo com Captiva, Honda CR-V, Mitsubishi ASX, Kia Sportage, Hyundai iX35…; só que o Duster (assim como o Logan e o Sandero) foi concebido para ser carro barato, desde sua plataforma, pois a princípio, a idéia era produzir um veículo destinado a povos do leste europeu.
Só imaginar que um Duster completo custaria R$ 90 mil, ou que um menos completo custa R$ 66,1 mil, nota-se o quão caro ele é no Brasil.
Concordo com você, Ricardo Júnior. Tirando os carros top de linha, o rsto dos carros que vem para o mercado brasileiro, é pelado, inclusive de opcionais de segurança. Eu estive também na Nissan pra ver o Nissan Versa. Fiquei frustrado, pois mudaram muito o carro: Os difusores de ar são iguais a linha Sandero, não tem câmbio CVT, não tem o kit navegação. Esses itens são oferecidos em todos os outros mercados, até mesmo na colômbia, chile e panamá. O Duster, numa avaliação mais grosseira, é um Sandero elevado e só! Me digam outra diferença dele, a não ser R$20mil a mais. Observe que o Sandero top (privilege) automático com bancos de couro, ABS custa R$48mil. A Duster dynamique automática 2.0, R$66.900. A Renault vai encher os bolsos. OU você acha que esses franceses vieram brincar aqui no Brasil?
Não tiro o mérito do Duster, até porque, o concorrente mais próximo dele, o Ford Ecosport, também é bem aspartano, pequeno e pelado pra R$50mil. Aliás, os comentários nos fóruns dão conta de que ele é conhecido como nheco sport, de tanto barulho que faz. A Renault fez sim uma acertiva quando lança um carro na plataforma de outro, sendo robusto, alto e com um preço bem abaixo dos outros SUVs. Pronto! Era o que o brasileiro queria, pois me desculpem a sinceridade, mas brasileiro quer aparecer! Quer ter um carrão pra mostrar pro vizinho, e todos dizerem: Olha aí o vizinho com esse carrão bonito. Bonitinho, mas ordinário. Não se preocupa, em nada, com segurança de sua família. Os carros da Renault, com exceção do Fluence, não tem freios com EBD, muito menos com ESP( obrigatório na Europa a partir deste ano). É uma bsurdo dizer que brasileiro gosta de carro. Pode até gostar, mas não sabe nada e nem estuda pra saber, ou seja, é um comprador ignorante. É duro, mais essa é a realidade!
A Dacia Duster vendida em Portugal, com motor a diesel, completa de tudo, inclusive com ESP,por R$64mil convertidos. E aí, a culpa é da Renault ou do governo brasileiro, com uma carga tributária de quase 42% nos carros. No fim, pagamos sempre mais, levando pra casa, sempre menos. Mas o que é melhor! ninguém reclama. Então deixa estar!
O erro deles foi colocarem muito plástico no acabamento interno.
Fiquei esperando a noca ecossport, mas como ela só vem em 2013 acabei encarando um Duster, por enquanto estou satisfeito…
FIZ O TEST DRIVE DO DUSTER, O MODELO QUE TESTEI FOI O 2.0 AUTOMATICO, FIQUEI DECEPCIONADO COM O QUE VI, NÃO TIVERAM CAPRICHO ALGUM COM O ACABAMENTO DO CARRO, VOCÊS TEM VER O TECIDO QUE COLOCARAM ATRAZ DO BANCO, DEVEM TER UTILIZADO RESTO DE TECIDO DO CARNAVAL, A ESPUMA QUE COLOCARAM NO BANCO DO CARRO É TÃO FINA QUE AO APERTAR DA PARA SENTIR A ARMAÇÃO DE TUBO, E O VOLANTE ENTÃO….NOS RESTA ESPERAR EM 2013 O CONCORRENTE FORD ECOSPORT. BOM 2012 A TODOS!
Ótima analise!
Tenho uma Megane Grand Tour, comprei novinha ano passado. Tá custando 0km 50mil e tem tecnologia embarcada e ítens de série que deixa no chinelo a Tucson, Eco ou Duster todos top de linha, mas, infelizmente, não se produz mais a GT aut. Como tou a fim de um carro automatico fico na duvida entre Tucson, Eco ou Duster, a Tucson é bem mais cara 76mil, a Duster 69mil e a Eco 64mil. Descartei a Tucson e ainda tou na duvida entre Eco e Duster, sendo que essa última o que eu ja li de comentários negativos por conta de trancos e barulhos na direção é uma festa, assim, acho que vou de Eco mesmo. Saindo ou não de linha, pra mim pouco importa.
Quero trocar meu carro por SUV, como não entendo quase nada de carro leio os comentários dos colegas. A minha indecisão está entre o Duster, Tucson e o Ecosport. Estou apaixonado pelo Eco na nova versão prevista para sair em julho deste ano. Mas na pressa penso entre o Duster e o Tucson. Já observei alguns carros da Renault como o Sandero, com pouco tempo de uso ficarem tão "miseráveis" como cita um comentário anterior, é um barulho danado e reclamações quanto ao acabamento. Então, não sei muito a respeito do Tucson, ou vocês acham melhor eu esperar o novo Ecosport?
Os carros da Argentna são subsidiados pelo governo, como quase tudo era por lá, já estão caindo alguns desses subsidios e até o final do ano deve cair o do carro também.
Estive lá no mes passado, então comparar com preços da Argentina não tem nada haver,
O que encaresse o carro nacional é o lucro dos empresários x os baixos sálarios e a carga de impostos em cima.
Carro muito ruim ! em 3 meses que tenho o carro ja apareceu 4 problemas, um mais complicado que o outro !
Não conheço o Buster mas tenho uma Eco Freestyle 2012, venho tendo vários problemas de ruidos internos, se eu pudesse devolver, devolveria. Pelo preço que paguei 59mil na época dava para ter comprado algo melhor.
O carro e perfeito ameeei ! 🙂
Seu comentário é fraco, parece não entender nada de carro. Não se pode comparar a Ecosport com a Duster. Duster é SUV e Ecosport tem chassi do Fiesta, portanto, só podemos comparar SUV x SUV e pronto, por isso seu comentário está furado, conheci a Eco a algum tempo e é uma eca mesmo não seu se eles mudaram a carroceria para SUV, se mudaram não falaram pra mim. Quanto ao blogueiro, tem que estudar, valeu.
Duster nao é SUV, Duster é CUV pois utiliza a plataforma B0 do Sandeiro. SUV nasce SUV e nao sob a plataforma de um sedam. O EcoSport tambem é um CUV (Crossover Utility Vehicle) pois compartilha a plataforma do Fiesta.
Parabéns pela análise muito bem elaborada .Estive cogitando comprar um Duster,mas acabei desistindo ao entrar na concessionária para ver o carro.Esses foram os motivos :
– Preço:Muito elevado pelo que o carro oferece, a versão 1.6 básica e intermediária não tem computador de bordo,qualquer carro popular tem.
– Configuração:Não existe versão 1.6 automática.
– Defeitos reclamados,direção trepida.
– Não conhecer a marca,tenho receio de uma desvalorização excessiva.