Quero começar falando que todas as partes que você enxerga no Renault Duster 2021, pode não parecer, mas são totalmente novas, sim portas, vidros, enfim, tudo novo. Conversando com o pessoal da Renault sobre isso, nos falaram que foi totalmente proposital essa “evolução” no visual, já que em clinicas com consumidores, esse ponto sempre foi destaque, portanto, apesar de totalmente novo, manteve a sua identidade e o melhor? Manteve os preços. A versão Zen sai a partir R$ 71.790.
O novo Duster 2021 chega ao mercado brasileiro para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o design é completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O novo para-choque se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente. Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.
Acabaram as versões 2.0 com câmbio automático e a versão 4×4, essa última, apesar de ser a queridinha dos grupos de aficionados pelo modelo, não representava nem 3% do mix de vendas do modelo.
No interior mais qualidade percebida e melhor ergonomia. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8 polegadas, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado.
O novo Renault Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.
Mais moderno e tecnológico para facilitar a vida do cliente, o SUV traz a nova central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. Trazendo mais segurança, o Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.
O veículo chega em quatro versões: Zen (R$ 71.790), Zen CVT X-Tronic (R$ 77.790), Intense CVT X-Tronic (R$ 83.490) e Iconic CVT X-Tronic (R$ 87.490), já a versão Life voltada para o público PCD tem preço de referência de R$ 64.990.
Na parte dianteira, o veículo traz nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED ao redor dos faróis, em formato de “C”, característico da gama Renault. As novas linhas marcantes do capô, associadas ao novo para-choque cromado, trazem ainda mais imponência. Outra importante mudança no design foi a redução do ângulo do para-brisa, tornando o modelo mais aerodinâmico.
Na lateral, o Duster apresenta linha de cintura mais alta, com menor área envidraçada e recebe novas portas, com linhas que fortalecem o visual do produto. Novas rodas dão mais modernidade ao modelo.
Entre as novidades na parte traseira estão: tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED, que transformam a percepção do cliente e reforçam seu design icônico. Já na parte superior do veículo, novas barras de teto complementam o visual robusto.
Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre oito opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.
Como Anda – O Duster 2021 manteve a robustez do modelo aliado a mais comodidades, no visual acredito que a equipe de design poderia ter ousado um pouco mais, de qualquer forma, quem deve sentir mais essa evolução toda é o irmão da linha, o Captur que agora está com conteúdos mais antigos diante do Duster. Vamos ver os números de vendas dos próximos meses.
Para trazer mais conforto e modernidade ao produto, os bancos dianteiros também são novos. O assento recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. Pensando na comodidade do motorista, o banco também oferece ajuste de altura.
No Duster 2021, os ocupantes do veículo têm mais espaço para guardar seus objetos. O modelo atual oferece 1,5 litro a mais de espaço do que o modelo anterior, atingindo 20,3 litros no total, melhorando a praticidade a bordo.
O veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com capacidade de carga de 475 litros, o que facilita o transporte de bagagens e auxilia em grandes viagens e aventuras.
A nova central multimídia Easy Link traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8 polegadas com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.
O sistema possui uma vasta gama de opções de personalização para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O Easy Link permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível:
- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;
- Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
- Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
- Personalizar o som das teclas.
Outra importante novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.
Para auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring, sistemas que já existem nos veículos Renault com Media Nav e Media Evolution.
Uma importante novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo. O sistema garante mais conforto e segurança para o motorista vencer situações em terreno off-road.
Outro equipamento que estreia no veículo é o sensor crepuscular, disponível nas versões topo de gama, que permite o acendimento automático dos faróis ao escurecer. O carro traz controlador e limitador de velocidade, uma comodidade para percursos urbanos ou longos trajetos. Em vias com velocidade limitada o equipamento traz segurança ao motorista garantindo que ele não ultrapasse o limite estabelecido. O sistema também oferece mais conforto e praticidade ao manter uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista, realizando inclusive as retomadas de maneira automática.
A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 1,64 para 1,55 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.
O novo Duster também ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.
Para garantir maior segurança aos ocupantes, o novo Duster recebeu reforços estruturais, novo cinto traseiro central de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores. O veículo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.
Outro importante equipamento incorporado ao Duster 2021 é o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista. Para auxiliar nas manobras e no estacionamento o condutor também conta com um sensor de estacionamento composto por quatro sensores.
Além disso, o novo Duster traz em 100% da gama tecnologias para aumentar a segurança no trânsito: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.
Para garantir que os ocupantes não esqueçam de afivelar os cintos, o veículo vem equipado com alertas visual e sonoro para os cintos desafivelados para os assentos dianteiros. Os ocupantes do veículo ainda contam com dois airbags frontais, ficou devendo airbags laterais, que não são oferecidos nem como opcional, e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.
O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Pensando no conforto, há o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear. Essa característica garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
O novo Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões:
- Zen – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16 polegadas, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
- Zen CVT X-TRONIC – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
- Intense CVT X-TRONIC – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.
- Iconic CVT X-TRONIC – Todos os itens da versão Intense – CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas e apoio de braço.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram e Twitter.