A briga pelos utilitários-esportivos compactos nunca esteve tão acirrada, depois de anos sozinho o Ford EcoSport, recebeu o Renault Duster, mas nas últimas semanas chegaram o Honda HR-V (avaliação aqui), o Jeep Renegade (avaliação aqui) e na próxima chega o Peugeot 2008, e o JAC T6. Para não perder espaço, a Renault foi rápida e mostrou o renovado Renault Duster 2016, com um leve facelift externo e muito mais conteúdo. E o melhor? Com preço menor, viva a concorrência.
O Renault Duster 2016 agora conta na dianteira com novos para-choque, faróis e grade. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina. O novo para-choque dianteiro traz acabamentos em tom cinza. Outra novidade é a colmeia na parte inferior.
Já na traseira o novo para-choque, as novas lanternas com leds e o novo puxador da tampa do porta malas com o nome do modelo em letras grandes. Já na lateral temos as novas rodas de 16 polegadas, disponíveis nas versões Expression e Dynamique. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades e com a inscrição Duster.
O Renault Duster 2016 traz bancos com novos desenhos, novos tecidos e combinação de couro, além de equipados com espumas mais espessas.
O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional, com o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.
No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, agora na versão Evolution. Além do GPS, Bluetooth e rádio, as novidades inclui visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático e as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico. O GPS tem acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).
Também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twitter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, opções de restaurantes da base de dados Yelp, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.
O Renault Duster 2016 traz controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com limitador. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios antibloqueantes (ABS), direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.
Na parte traseira, o porta-malas de 475 litros agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.
O motor 2.0 litros 16V ganhou 6 cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina. No motor 1.6 litro 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.
Para ajudar mais na eficiência, o Renault Duster 2016 é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.
O Renault Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão, além dos preços:
- Expression 1.6 16V câmbio manual por R$ 62.990: airbag duplo, freios antibloqueantes (ABS), direção hidráulica, travas com acionamento elétrico, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de aço com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, vidros com acionamentos elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve.
- Dynamique 1.6 16V câmbio manual por R$ 67.990 e Dynamique 2.0 16V câmbio manual por R$ 72.990 e câmbio automático por R$ 75.990: os mesmos equipamentos da versão Expression mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch. Como opcional bancos em couro, controlador de velocidade de cruzeiro e câmera de ré.
- Dynamique 2.0 16V 4×4 câmbio manual por R$ 78.790: os mesmos equipamentos da versão Expression 2.0 16V mais para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, controlador de velocidade de cruzeiro e câmera de ré.
O BlogAuto testou o Renault Duster 2016 em um roteiro pelo interior do estado de São Paulo e podemos notar uma clara melhora no nível de ruído interno nas velocidade de cruzeiro, além de melhorar muito a qualidade percebida interna com melhores revestimentos e acabamentos, mesmo com várias melhoras o modelo compensa suas limitações com preços atraentes, além de se mostrar bem resistente, e do espaço interno muito bom.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
A briga pelo segmento está mostrando claramente um vencedor, o consumidor que está recebendo produtos melhores, reduções de preços e sendo paparicado pelas marcas.
Galeria Renault Duster 2016
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.