Pode não parecer, mas o Renault Clio que conhecemos já está entre nós desde 1999, ou seja, 13 anos e neste período vendeu mais de 325 mil unidades, o que dá umas 25 mil por ano, pouco comparando com a concorrência e com o segmento que o compacto participa. E, finalmente, a marca francesa resolveu investir no modelo com um facelift exclusivo, desenvolvido no Brasil, afinal na Europa o modelo já se encontra duas gerações avançado.
A frente do carro foi o grande alvo das mudanças e, portanto dos elogios e críticas, com adoção de novos faróis, para-choques e capô. Claramente inspirada no realmente Novo Clio que foi apresentado no último Salão de Paris, aqui podemos dizer uma coisa o carro não é fotogênico sendo muito mais simpático ao vivo, com um resultado bem harmônico.
Já na traseira, poucas mudanças apenas um aerofólio, lanternas permanecem no mesmo formato, mas tiveram alterações na parte interna, a tampa do ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio”. O vidro perdeu a curvatura, passando a ser plano e menor.
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No interior somente o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo, algo raro em modelo de entrada.
O pequeno test-drive foi realizado na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, em uma manhã de muita chuva e trânsito, ou seja, cenário típico dos grandes centros urbanos. E aproveitamos para testar a versão de entrada a Authentique duas portas, que tem o preço de R$ 23.290 com o único opcional disponível, o ar condicionado por R$ 2.500, direção hidráulica só na versão Expression. Airbag e ABS sem chance, a desculpa do fabricante é que nenhum outro concorrente tem o item como opcional, perderam uma grande oportunidade de ter um diferencial.
O Renault Clio 2013 recebeu várias alterações no motor comparando-se com o antigo Hi-Flex, o novo propulsor Hi-Power ganhou potência, tanto com etanol, quanto com gasolina. São 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.
Um dos itens mais importantes para quem busca um modelo de entrada é a economia e nisto o Renault Clio 2013 acaba de ser eleito pelo Inmetro, o veículo com melhor índice de economia, com etanol: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).
Renault Clio 2013
Quanto ao desempenho o Clio 2013, com etanol no tanque, faz de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.
Andando percebe-se que o modelo está bem maduro, ou seja, pegou o jeito das ruas brasileiras, enfrentando bem os buracos, o câmbio bem escalonado, e o interior não transmite a “pobreza” do interior dos concorrentes.
Seguindo a linha de outros modelos de outras marcas, como o Novo Uno, da Fiat, o Clio 2013 também pode ser personalizado na parte interna e na externa. São quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. O Kit Sport inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada. Com o Kit Look, o carro traz cores nos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da carroceria. Já o Kit Adesivos está disponível em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométrico. Esses adesivos são instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido.
O adesivo “Faixas Esportivas” tem duas faixas longitudinais, nas cores cinza, vermelho ou branco, que percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas). Por fim, o adesivo “Desenho Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um conjunto de hexágonos, que lembram uma tatuagem. O modelo também pode ser personalizado na parte interna, com o Kit Estilo, que agrega moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.
O Renault Clio 2013 está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferece ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme, também sólida.
O Clio conta com três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). Aliado a um preço mais baixo e a economia, com certeza, devem colocar novamente o modelo na lista de boas opções de compra do segmento, vale conferir.
Preços
Renault Clio Authentique 2 portas – R$ 23.290
Renault Clio Authentique 4 portas – R$ 24.290
Renault Clio Expression 4 portas – R$ 24.950
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Pode até ser econômico, mas fala sério que coisa horrível !!! Que aberração !!! Ainda por cima, este lixo vai proporcionar mais lucro aqui, do que o Clio IV na França, devido à ganância da Renault do Brasil, que só está preocupada em abarrotar seus bolsos com o nosso dinheiro. Eu compraria antes um Chery QQ, mas reconheço que esse Clio-sauro é melhor que um busão.
é o melhor carro do mundo , sem comparação parabéns renaut
Se virem como é Clio Europeu, vão ficar revoltadíssimos!! Que saudades da Europa!!! E o preço nem sem compara. 24 mil reais por lixo! Ehhh Brasil!!
Este Clio foi pensado para ser um carro de entrada e competir com Celta, Ka, Mille,etc . O Clio europeu é outra categoria, custaria mais de de 40MIL, portanto, não é carro de entrada. Quanto a beleza, não é pior que seus concorrentes, além de ter muito melhor acabamento e de não ter sido criado exclusivamente para o Brasil. Para quem quer um carro bonito e barato, vai um conselho: muda para os EUA, que vai conseguir. Aqui é Brasil. Comparando com seus concorrentes diretos, o carro é excelente e para quem acha que é feio, lembre-se que existem outros adjetivos qualificativos, além de feio e bonito.
Comprei e acho uma compra inteligente, compre célta e fiesta e outras porcarias comparem e depois falem quando conhecerem