Única opção de picape grande importada oficialmente para o Brasil, a RAM 2500 2016 volta renovada, depois de um hiato de quase três anos, o modelo está chegando a 48 pontos de venda espalhados pelo Brasil com várias evoluções, seguindo sua tradição de mais de 10 anos no país. A Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na versão SLT, ainda como parte da linha Dodge. Já como uma marca própria, a Ram trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie.
Importada da fábrica de Saltillo, no México, a RAM 2500 2016 chega em versão única, sem opcionais, tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete.
A RAM 2500 2016 é equipada com o motor turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6.7 litros, e passou por uma recalibração. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, 23,8% de aumento. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate.
Toda essa força é transmitida ao solo por meio de um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca na coluna de direção. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida. A RAM 2500 2016 tem ainda o sistema de freio motor Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando está com muita carga ou rebocando.
O visual RAM 2500 2016 Laramie recebeu alterações, como as rodas de alumínio polido, agora de 18 polegadas (17” anteriormente), sensor crepuscular, os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, mas sem xenônio, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.
O interior, sempre com revestimento de couro, conta com duas opções de cores: a nova Castanho Canyon, que se soma ao Preto. Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um enorme porta-objetos dividido em dois compartimentos, com ele a picape perdeu um lugar, podendo levar cinco passageiros, anteriormente eram seis.
O completo quadro de instrumentos da RAM 2500 2016, inclui manômetro de óleo e voltímetro e apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com dezenas de configurações. Ela pode mostrar desde dados prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor, mas a novidade tem uma grande falha, só está disponível em inglês ou espanhol.
Já a tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia Uconnect, no centro do painel, possui a opção da nossa língua. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o motorista). O assento traseiro tem aquecimento. O conjunto de áudio é da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer. Outra novidade é a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de ventilação e ar-condicionado.
Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o motor pelo botão no painel. Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.
Outra novidade é o Ram Box, que são dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem, bem interessante, apesar de roubar um pouco o espaço da caçamba.
Para a RAM 2500 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).
Entre os recursos de segurança passiva temos seis air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortina). Em relação à segurança ativa, os freios antibloqueamento (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) estão na linha de frente.
O BlogAuto testou a RAM 2500 2016, em um circuíto fechado de asfalto e terra no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, tudo no modelo é superlativo, a começar pelo preço e pelos mais de 100 kgfm de torque, passando por seus mais de seis metros de comprimento e quase dois metros de altura, sem falar do peso em ordem de marcha de quase 3,5 toneladas, o que faz com que o PBT (Peso bruto total) chegue a 4.536 kg, o que obriga o motorista ter carteira de motorista de categoria “C” já que o modelo é considerado um caminhão.
Isto também limita o uso na cidade de São Paulo, onde o modelo tem que seguir todas as restrições de um veículo pesado, assim como o limite nas estradas é o mesmo dos caminhões.
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Apesar disso, o modelo tem uma dirigibilidade dócil, muito fácil, sem trancos e com força disponível o tempo todo, como a versão que vem para o Brasil é uma das mais luxuosas da linha, o interior é repleto de amenidades e conforto, o que faz, com que mesmo em viagens longas não canse.
Galeria RAM 2500 2016
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