Odair Coelho, especial para o BlogAuto – Importado da Argentina o novo Peugeot 308 2016, recebeu um facelift, o leão símbolo da marca migrou para o centro da nova grade, os faróis foram redesenhados de acordo com os projetos conceito da marca e harmonizados com a nova iluminação de LED.
Além do design há inovações também na motorização, calibração de suspensão e equipamentos, mas manteve-se a busca da marca em ter um carro com estilo e que transmita prazer ao dirigir. Na traseira, a novidade ficou apenas por conta das novas lanternas também em LED.
Ainda não é o Peugeot 308 europeu, este deve chegar mais para frente quando a questão cambial estiver um pouco mais estável, foi o que a nova CEO da Peugeot, Ana Theresa Borsari, afirmou.
O BlogAuto testou o Peugeot 308 2016, na versão topo de linha, a Griffe, com motor THP 1.6 turbo que desenvolve 173 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. A nova transmissão denominada EAT-6, automática de 6 marchas, com opção de troca manual, o carro roda bem no trecho urbano e responde bem na estrada em retomadas, mas para quem quiser buscar a adrenalina do carro turbo, terá de apelar à troca manual das marchas, e com o giro mais alto, sentir que a experiência pode ficar mais divertida. No dia a dia há a opção da usar o câmbio na função ECO para uma tocada mais econômica, que segundo a fabricante pode gerar até 7,5% de economia de combustível.
O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.
O carro é silencioso, confortável e estável nas curvas, graças a recalibração de suspensão e novos amortecedores, que proporciona uma condução mais na mão, que é a busca em um carro hatch sem abrir mão do conforto para uso diário. A experiência de uma condução esportiva é acentuada pela acomodação nos novos bancos com estrutura de apoio lateral.
O grande diferencial do carro é o pacote de equipamentos, muitos de série e para as três versões, Allure 1.6, Allure 2.0 Automático e Griffe THP, como: Rodas 17 polegadas, teto panorâmico, central de multimídia de 7 polegadas, ar digital bizone e seis airbags.
O interior do Peugeot 308 2016 é bem acabado, com texturas diferentes, nas laterais, painel e bancos, tem cinto de três pontos no banco traseiro do meio. O painel é bem desenhado, grafado com números ímpares, passa a modernidade que a categoria pede, mas quando analisamos o conjunto, esta característica se perde graças ao volante liso sem nenhum botão. A marca optou por deixar os comandos do sistema de som e controle de velocidade como periféricos idêntico ao de gerações anteriores dos modelos franceses.
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Na questão de tecnologia e conectividade o carro é muito bom, a Peugeot em parceria com a Sony, desenvolveu 2 aplicativos especiais, Peugeot Assistance e o News Reader, um para auxiliar a achar a rede de concessionários e um leitor de notícias, além disso, ainda há uma HD de 16 GB para guardar músicas e outros arquivos, o Mirror Link que permite o espelhamento da tela do celular na central Multimidia
A nova linha será oferecida nas versões: Allure 1.6 16V FlexStart Manual (122 cv se abastecido com etanol) por R$ 69 990, Allure 2.0 16V Automático (151 cv com etanol) por R$ 75 990 e Griffe 1.6 THP Flex Automático (até 173 cv com etanol) a R$ 82 990.
Clientes da marca que forem trocar seus modelos atuais por o novo 308, poderão ganhar 3 mil de bônus para usar como quiser na Rede de concessionárias e mais um Sony Experia de brinde.
Peugeot 308 2016 Allure 1.6 Flex Manual
• Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
• Alarme;
• Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
• Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
• Sensor de estacionamento traseiro;
• Faróis de neblina dianteiros;
• Luzes diurnas (DRL) em LED;
• Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
• Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
• Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade
• Teto panorâmico;
• Direção eletro-hidráulica assistida;
• Ar-condicionado Bi-Zone;
• Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
• Acendimento automático do farol;
• Regulador & Limitador de velocidade;
• Banco do motorista com regulagem de altura manual;
• Couro parcial;
• Apoio de braço no banco do motorista;
• Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
• Regulagem do volante em altura e profundidade;
• Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
• Retrovisores com ajuste elétrico;
• Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT;
• Tela multifunções com computador de bordo;
• Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
• Roda de 17 polegadas em liga leve;
• Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
• Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
• Painel de instrumentos soft (“slush”);
• Volante revestido em couro.
Peugeot 308 2016 Allure 2.0l Automático
Motor 2.0 litros com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 308 Allure manual
Peugeot 308 2016 Griffe THP
Além de todos os equipamentos presentes nas versões Allure, oferece:
• Sensor de estacionamento dianteiro;
• Câmera de ré.
• Bancos em couro perfurado.
• Rodas diamantadas de 17 polegadas.
Galeria Peugeot 308 2016
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