Como podem notar só existe o mesmo nome, o Peugeot 3008 2018 passa de um monovolume familiar para um SUV bem agressivo, com uma frente bem alta e muito espaço interno. E a marca lançou o modelo com todo o glamour e como a joia da marca. O modelo chega pelo preço de R$ 135.990,00.
O Peugeot 3008 2018 recebeu um painel digital de 12,3 polegadas. Este conjunto é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit, já encontrado nos PEUGEOT 2008 e 208, que ganhou o sobrenome 2.0. O novo volante Sportdrive é bem pequeno, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. Inicialmente estranha-se o tamanho do volante, mas depois de alguns minutos, você se pergunta por que os outros carros não são assim, é bem gostoso de dirigir.
A tela sensível ao toque de 8 polegadas é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis teclas bastante elegantes chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
Veja nossa avaliação no vídeo abaixo
Totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor precisa. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o condutor pode compor à “la carte” o que quer ver.
Outro diferencial no interior do carro são os bancos do motorista e passageiro dianteiro – com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar conta com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são:
- Cat Paw (Patas de Gato): sequência do tipo “cat paw” (oito bolsas)
- Onda: onda ascendente (oito bolsas)
- Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas)
- Lombar: massagem lombar (quatro bolsas)
- Ombros: área dos ombros (quatro bolsas)
O teto solar panorâmico – tradicional na maioria da linha Peugeot – mas que, agora, tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma iluminação azul em led.
O design interno do Peugeot 3008 2018 adota várias características de um SUV como frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas, parte inferior das portas), grandes rodas de 19 polegadas com pneus 235/50R19 e altura livre do solo ampliada para 22,6 cm, mas fica devendo a tração integral.
O carro será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma perolizada. São elas: Cinza Artense, Metallic Copper, Preto Perla Nera e Branco Nacré.
A segurança ativa fica por conta dos controles de tração e estabilidade e, claro, dos seis airbags com oito pontos de proteção que equipam o Peugeot 3008 2018 sendo: airbags adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro; airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiro e airbags dianteiros e traseiros para a cabeça tipo cortina.
O sistema multimídia do Peugeot 3008 2018 tem a função Mirror Screen permite a reprodução da tela do smartphone na tela sensível ao toque do veículo para uma melhor utilização dos aplicativos. Ela é compatível com Android Auto e Apple Carplay (a partir do iPhone 5). Sem tirar os olhos da estrada e com toda a segurança, abrem-se novas possibilidades para o condutor: fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto.
O volume do porta-malas também melhorou bastante em comparação com a geração anterior. Com uma capacidade de 520 litros, ele tem um dos chãos de carga mais baixos da categoria. Efeito benéfico da nova plataforma EMP2, aliados a um verdadeiro aperfeiçoamento da proporção peso/dimensões/prestações em todos os níveis, permitem obter um ganho de 100 kg em média em relação à geração precedente. O Peugeot 3008 2018 pesa apenas 1.567 kg.
O motor é o onipresente 1.6 THP de 165 cv a 6.000 rpm, abastecido apenas com gasolina, equipado com turbo. Seu torque de 24,5 kgfm surge em 1.400 rpm. O câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais por meio da alavanca ou dos Paddle Shifters completa o conjunto.
Como anda?
O BlogAuto testou o Peugeot 3008 2018 em um desafiante roteiro saindo do aeroporto do Galeão em sentindo a serrana Petrópolis em uma estrada com muitas curvas, e a escolha não foi à toa, o 3008 se comportou de forma surpreendente com pouquíssimo rolagem de carroceria, permitindo uma tocada bem esportiva e sem sustos. O espaço interno é muito bom, com um porta-malas bem amplo, e o acabamento interno muito requintado, com bancos revestidos em couro e o painel e laterais de porta com acabamento em tecido, algo inusitado e que ficou muito bom.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O Peugeot 3008 2018 tem todas as qualidades para enfrentar de frente seus concorrentes diretos como Volkswagen Tiguan, Jeep Compass, Kia Sportage, Hyundai New Tucson e Audi Q3. O pacote de benefícios que acompanha o carro o torna ainda mais interessante. Tanto que as primeiras 50 unidades foram vendidas em apenas duas horas. E como a previsão para este ano serão de 250 unidades não terão dificuldades para isso.
O novo momento da Peugeot sobre a administração da competente Ana Thereza Borsari foi coroado com o Peugeot 3008, agora ver os resultados desta batalha de reposicionar a marca no Brasil.
Galeria Peugeot 3008
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
3008 Super Suv. Top a melhor que dirigi!!!