Quando pensamos em motores econômicos, sempre lembramos dos 1.0 litro, mas a Peugeot pensou fora da caixinha e trouxe para o novo motor 1.2 litro de três cilindros que obteve o triplo A nas notas do Inmetro. E o modelo escolhido foi o Peugeot 208 2017, que passa entre outras novidades, a contar com a nova motorização.
O BlogAuto já tinha ido a França, conhecer este motor na versão Turbo, no mesmo Peugeot 208, veja matéria aqui. E realmente o motor tem um potencial de economia muito grande.
As três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
A dianteira recebeu um facelift com uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra. Há ainda novos para-choques, grade e área inferior que integra uma moldura para as luzes de neblina.
A lateral do Peugeot 208 2017 apresenta novas rodas de liga leve de 15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da configuração inicial.
Em forma de bumerangue, as novas lanternas com três “garras” em LED garantem um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.
A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções:
· MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio com exibição de capas, foto – AUX, calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao MirrorScreen;
TELEFONE para acessar as funções ligadas ao telefone com reconhecimento de voz;
CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as diferentes funções do veículo;
NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
Outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
Os aeradores do ar-condicionado, maçanetas e manopla do câmbio em tons cinza, preto brilhante e cromado. O volante multifuncional, de série em toda a linha, também foi alvo de cuidado redobrado. Com exceção da versão inicial, a peça apresenta revestimento em couro com cromo-acetinado e sempre com o emblema do Leão cromado ao centro. Com a tela central em LCD, a iluminação dos equipamentos e mostradores é na cor branca, com agulha vermelha na versão inicial.
Com exceção das versões Active e Active Pack, o Peugeot 208 2017 também oferece o teto de vidro panorâmico, de 0,66 m² de área útil, é mais uma exclusividade do modelo no segmento e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto.
O Peugeot 208 2017 renova o prazer e a experiência de dirigir por meio de seus instrumentos, controles e equipamentos. O i-Cockpit rompe com a estrutura tradicional de acolhimento do motorista, com sua ergonomia ímpar que multiplica as sensações de dirigibilidade e agilidade. E um item que ajuda a proporcionar essas sensações é a direção com assistência elétrica variável: precisa e ágil.
O volante possui comandos para controle das funções do rádio e do kit mãos livres com Bluetooth. O painel de instrumentos tecnológico e um pacote completo de equipamentos: ar-condicionado automático digital bizone; sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia; piloto automático / limitador de velocidade; sensores de chuva e de luminosidade; câmera de ré e airbags frontais, laterais e de cortina, sempre dependendo da versão de acabamento.
O Peugeot 208 2017 estreia o Puretech 1.2 litro de três cilindros, que já chega sendo o mais econômico do Brasil e ainda substitui o atual 1.5 l com inúmeras vantagens:
- Arquitetura de 3 cilindros permite dimensões compactas e peso reduzido;
- Redução de perdas mecânicas por atrito:
- Uso de materiais de baixa fricção nos pistões (DLC) e de tecnologias adaptadas, como bomba de óleo controlada ou correia de distribuição banhada em óleo;
- Dimensionamento otimizado de cada componente.
- Tecnologia de combustão adaptada (otimização das propriedades aerodinâmicas da câmara, ajuste variável da admissão e escape, cabeça do cilindro com 4 válvulas por cilindro);
- Injeção de combustível com aquecimento no bico injetor, dispensando a utilização do tanque auxiliar de partida a frio;
- Sistema GSI, que indica ao condutor o melhor momento da mudança de marchas, visando a condição mais econômica de quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos mostrará o melhor momento de o condutor mudar para a marcha superior ou inferior.
O novo motor produz 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (13 kgfm de torque a 2.750 rpm). Na gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 12,2 kgfm de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do veículo.
O BlogAuto avaliou o Peugeot 208 2017, na região de Aquiraz no litoral do Ceará, e a melhora em ruídos e suavidade do funcionamento do motor 1.2 é notável, não ficando devendo em nada ao motor antigo 1.5, mesmo em desempenho, com um comportamento bem de acordo com a proposta do veículo.
A Peugeot optou por não vender versões “peladas” e o pacote inicial atende a maioria das necessidades do segmento. O modelo tem uma boa dirigibilidade, apoiada ainda mais no i-cockpit, que a primeira vista causa estranheza, mas facilmente nos adaptamos e passamos a gostar da tocada daquele volantezinho.
A Peugeot fez uma prova de economia, em um roteiro de 15,4 km, por uma estrada litorânea, desafiando os jornalistas a fazerem com o menor consumo possível, não podendo desligar o veículo. E este que vos escreve conseguiu a marca de 27,8 km/l no percurso, conquistando o melhor resultado do evento. A marca, é claro, foi feita em condições especiais, mas números acima de 20 km/l de gasolina são facilmente conseguidos em trechos de estrada.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O Peugeot 208 2017 está disponível em seis versões de acabamento: Active e Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual; Allure equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure com motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, equipada com motor 1.6 16V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades.
Tabela Peugeot 208 2017
- Active 1.2 Manual – R$ 48.190
- Active Pack 1.2 Manual – R$ 51.690
- Allure 1.2 Manual – R$ 54.990
- Allure 1.6 Automático – R$ 69.090
- Sport 1.6 Manual – R$ 60.890
- Griffe 1.6 Automático – R$ 64.590
- GT 1.6 Turbo Manual – R$ 78,990
A paleta de cores do Peugeot 208 2017 é composta pelas seguintes tonalidades: Branco Blanquise (sólida), Vermelho Aden (sólida), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica), Azul Bourrasque (metálica), Branco Nacré (perolizada) e Dark Carmin (metálica).
Galeria Peugeot 208 2017
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.